Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Mostra reúne obras do museu e experiências audiovisuais, propondo reflexões sobre mudanças climáticas e conservação ambiental.

O Inhotim realiza pela primeira vez uma exposição internacional, na sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington (EUA), entre os dias 18 de julho e 13 de outubro. A mostra Inhotim: at the Crossroads of Glocal Change reúne obras da coleção de arte contemporânea do museu e experiências audiovisuais inspiradas nos jardins do Parque. Com trabalhos dos artistas Iran do Espirito Santo, Luiz Zerbini, Olafur Eliasson e Vik Muniz, a exposição propõe uma reflexão sobre os impactos das mudanças climáticas e as ações que podem ser adotadas para reduzir os seus efeitos.

Para a diretora artística adjunta do Inhotim, María Eugenia Salcedo, a Instituição tem o potencial de influenciar a sociedade de forma individual e coletiva, fornecendo um modelo que pode ser reproduzido globalmente. “O Inhotim nos inspira a refletir sobre mudanças e ciclos. É um espaço que muda positivamente o ambiente no qual está inserido e, ao mesmo tempo, é mudado pelo ambiente”, diz a diretora.

A exposição é resultado de uma parceria com o BID, que viu no Inhotim um agente de mudança positiva “glocal” devido à maneira pela qual o Instituto combina arte, natureza e desenvolvimento humano. Cunhado pelo sociólogo Roland Robertson, o termo “glocal” é a junção das palavras global e local e refere-se à interdependência entre os dois contextos. Em seus 140 hectares de visitação, o Inhotim possui um acervo com obras de cerca de 250 artistas, de 30 nacionalidades, além de um Jardim Botânico com mais de 4.500 espécies botânicas de todos os continentes.

“O Inhotim é um exemplo da arte a serviço da Humanidade, tanto por suas ações a nível local de apoio à comunidade onde está localizado, quanto pela influência que pode exercer para o debate global sobre mudança climática”, afirma Trinidad Zaldívar, chefe da Divisão de Cultura, Criatividade e Solidariedade do BID.

Na mostra, as obras abordam elementos da natureza como água, terra e plantas, sempre impactados por ações humanas. Já as experiências audiovisuais apresentam o Inhotim desde uma perspectiva panorâmica aérea, uma visão microscópica e um registro de 360º. Um dos trabalhos apresentados é de autoria do coletivo artístico O Grivo, que produziu composições sonoras a partir de sons captados no Inhotim. Por meio de uma calculadora digital, o público poderá, também, medir suas emissões de carbono.

Artistas participantes e obras

Iran do Espítiro Santo
Copo d’água [Vaso de agua], 2006 – 2007

Luiz Zerbini
Areca, 2016
Braquiária noturna, 2016
Brumadinho, 2016
Cica, 2016
Trepadeira [Enredadera], 2016
Pau Brasil, 2016
Hortelã [Menta], 2016
Palmas, 2016
Bananeira [Banano], 2016
Mostera deliciosa Leaf, 2016

Olafur Eliasson
I believe, 1992 - 2000

Vik Muniz
The Sarzedo drawings – Bomb, 2002
The Sarzedo drawings – Envelope, 2002

Chris Burden
Beam Drop Inhotim, 2008
(exibição de vídeo sobre a instalação da obra)

Intituto Inhotim

Aberto ao público em 2006, o Inhotim já recebeu mais de 2,7 milhões de visitantes, sendo 400 mil de outros países. Localizado em Brumadinho, Minas Gerais, a 60 quilômetros da capital Belo Horizonte, o Instituto é um ambiente criativo que convida seus visitantes a se relacionarem com o mundo de forma mais crítica, consciente e transformadora. Atualmente, o acervo de arte contemporânea possui cerca de 1.300 obras. Destas, 700 estão expostas nas 23 galerias e nos jardins do Instituto. O Jardim Botânico é composto por espécies nativas e raras, com destaque para três famílias: a de palmeiras (Arecaceae); a dos imbés, antúrios e copos-de-leite (Araceae); e a das orquídeas (Orchidaceae).

Iran Do Espirito Santo, Copo dAgua [Arquivo Inhotim]

Iran Do Espirito Santo, Copo dAgua [Arquivo Inhotim]

Luiz Zerbini<br />Pat Kilgore

Luiz Zerbini
Pat Kilgore

Olafur Eliasson, I Believe<br />Arquivo Inhotim

Olafur Eliasson, I Believe
Arquivo Inhotim

Vik Muniz, Envelope<br />Arquivo Inhotim

Vik Muniz, Envelope
Arquivo Inhotim

Inhotim realiza sua primeira exposição internacional na sede do BID, em Washington

source
Inhotim
Brumadinho, MG

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided