Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

O concurso 022 do Portal Projetar.org propôs aos acadêmicos o desafio de projetar um abrigo para parada de ônibus em concreto.

O Portal Projetar.org promove regularmente concursos de ideias para estudantes de arquitetura. São exercícios acadêmicos hipotéticos, que visam estimular a criatividade e promover o aperfeiçoamento dos futuros arquitetos.

Realizado em parceria com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e Concrete Show South America, reconhecido como um dos mais importantes pontos de encontro da construção civil na América do Sul, o 22º concurso Projetar.org também marca o 4º prêmio Soluções para Cidades e 1º concurso Concrete Show.

Neste concurso especial, o julgamento das propostas aconteceu presencialmente, no último dia 03/08 na sede da ABCP. O júri, composto pelos os arquitetos Ruy Ohtake, Yuri Vital, Guilherme Takeda, Simone Gatti e o Caio Smolarek Dias indicou 6 finalistas, que terão suas pranchas expostas no estande da ABCP durante o 11º Concrete Show South America, que acontece nos dias 23, 24 e 25/08, no São Paulo Expo, em São Paulo, SP.

Durante a sessão de avaliação das propostas, algumas impressões foram destacadas pelos jurados. Caio Smolarek Dias apontou a flexibilidade como um ponto forte dos participantes: "é visível a preocupação das equipes para que as propostas pudessem ser instaladas em diferentes cenários urbanos, sejam eles pequenas cidades ou grandes centros". Guilherme Takeda elogiou o alto nível das propostas enviadas: "As equipes demonstram estar prontas para o mercado de trabalho". Simone Gatti destacou que os estudantes procuraram pensar o objeto não somente como elemento construído, mas também consideraram a sua inserção urbana e a sua funcionalidade, ou seja, buscaram efetivamente resolver as necessidades do programa. Yuri Vital também exaltou o compromisso das propostas com o contexto urbano, resolvendo tecnicamente a função de uma parada de ônibus e mantendo a tradição da arquitetura brasileira.

Os finalistas (em ordem numérica de inscrição) são:

Equipe 022038 formada por Raquel Moraes Faria e Diego Henrique Pires da Silva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS de Porto Alegre/RS.

Equipe 022160 formada por Carine Mariê Merizio, Gustavo de Oliveira Minatti, Ariele Mahara Marchi Freitas, Rayssa Grignani, Daniela Veneri do Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE de Brusque/SC.

Equipe 022180 formada por Matheus Duarte Pardal e Igor Augusto Coimbra de Almeida da Universidade Católica de Santos - UNISANTOS de Santos/SP.

Equipe 022248 formada por Vinicius Muller do Valle e Ana Montrucchio Ilkiu da Universidade Positivo - UP de Curitiba/PR.

Equipe 022379 formada por Leonardo Fernandes de Campos da Universidade Positivo - UP de Curitiba/PR.

Equipe 022392 formada por Karine Pazemeckas de Faria, Vinicius VulpiniZanluti, Gustavo de Almeida Beccari da Universidade Federal do Paraná - UFPR de Curitiba/PR.

Os resultados serão divulgados presencialmente durante o Seminário Soluções para Cidades, que acontece no dia 24/08, como parte da programação do Concrete Show, e simultaneamente pelo Portal Projetar.org. A programação completa do Seminário, que é gratuito para estudantes de arquitetura, está disponível no link.

Equipe 022038

Equipe 022038

Equipe 022180

Equipe 022180

Equipe 022248

Equipe 022248

Equipe 022248

Equipe 022248

Equipe 022379

Equipe 022379

Equipe 022392

Equipe 022392

Conheça as propostas finalistas do concurso para de ônibus da Projetar.org

source
Projetar.org
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided