Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Feita por arquitetos para arquitetos, com a promessa de suprir a lacuna entre os estagiários, arquitetos, as empresas e os escritórios.

A Beoog não é um site de empregos comum, onde os candidatos procuram por empregos e empresas procuram por candidatos. Funciona como um site de casamento, utilizamos o conceito “match”, algo como o “jeito” do candidato combina com o “jeito” da vaga ou do lugar onde trabalha e vice-versa, ou seja, o sistema é intuitivo para economizar seu tempo, de modo a tornar essa tarefa muito simples e rápida. Menos tempo com infindáveis envios e análise de currículos e inúmeras entrevistas possibilita mais tempo dedicado a carreira e ao trabalho.

Levamos anos até conformar um algoritmo minimamente maleável e escalável que permita que os aspectos que realmente importam sejam levados em consideração nas buscas, e melhor, que cada escritório em sua realidade, possa realizar ajustes nas buscas de acordo as suas necessidades.

Nenhum candidato deveria perder dias e dias enviando dezenas de currículos sem resposta, por outro lado não queremos que as empresas recebam centenas de currículos que não conseguirão avaliar. Nosso desejo é fazer uma vaga ser preenchida em minutos, desse modo, virtualmente não há vagas abertas, por isso não há vagas para se candidatar.

No momento certo! Com o portfólio online, todos os trabalhos ficam disponíveis e atualizados para visualização. Além disso, as habilidades, conhecimentos e experiências são exibidos para as empresas no momento em que elas decidem procurar um profissional. Desse modo, a única coisa com a qual o contratante precisa se preocupar é com o potencial criativo, as habilidades subjetivas e a pessoa por trás de tudo. Coisa que nenhuma máquina pode fazer!

Nós jamais cobraremos dos escritórios e das empresas para realizar as buscas por profissionais na Beoog!

Almejamos, com isso, tornar a ferramenta a referência na busca por profissionais exclusivamente de arquitetura, com isso o seu potencial efetivo é de ter o máximo de escritórios e empresas possíveis empenhados em utilizar a ferramenta, virtualmente atingindo o potencial máximo de exposição dos portfólios, formando a maior vitrine de profissionais disponíveis em arquitetura. Cada portfólio disponível para o maior número possível de contratantes.

Como surgimos?

Nossa história começou em 2007, ano em que nós, arquitetos do ODVO Arquietura e Urbanismo, decidimos desenvolver uma plataforma de auxílio na atividade profissional do arquiteto com foco no cotidiano, naquelas mais prosaicas tarefas do dia-a-dia do trabalho de arquitetura.

Levamos 10 anos para chegar até aqui, para finalmente apresentar uma ferramenta que, ainda em seu início, acreditamos fazer diferença no relacionamento entre profissionais de arquitetura.

Queríamos nós mesmos, arquitetos, dispor em um único lugar na web para uma rápida consulta, referências técnicas, dicas profissionais, elementos de desenhos detalhados, detalhes técnicos de fornecedores e um compartilhamento de projetos executivos, além, claro, de um bom lugar para buscar parceiros e profissionais. Sem dizer das questões jurídicas, financeiras e contábeis, tão distantes do nosso cotidiano.

Em 2008 concluímos parcialmente o projeto, quando nos demos conta do tamanho e complexidade que esse nosso intento demandaria. As dificuldades financeiras se tornaram óbvias e, assim elaboramos um plano para colocá-lo em prática, que partiu de uma necessidade premente na qual nos deparávamos na época: a contratação de profissionais para trabalhar conosco, em nosso escritório de arquitetura.

Por vezes buscávamos por parceiros temporários, para trabalhos específicos, para os quais a necessidade fundamental era a técnica já muito bem desenvolvida. Por vezes procurávamos parceiros para uma longa convivência. Nesses casos, buscávamos por potencial, mais até do que o conhecimento prévio.

Entendemos que colaboramos mutuamente em um trabalho criativo como o nosso, portanto a arquitetura exige um esforço conjunto e persistente.

Percebemos rapidamente que as ferramentas de recrutamento disponíveis pouco nos ajudaram na busca e seleção de colaboradores, principalmente com esse nosso viés. Éramos e ainda somos um escritório pequeno, e receber centenas de currículos para uma seleção de uma vaga foi um trabalho exaustivo. Não era fácil determinar as disponibilidades de horário, de localidade e aferir as habilidades técnicas dos candidatos através dos currículos. Precisávamos agendar dezenas de entrevistas a fim de conhecer o portfólio e a pessoa por trás daqueles documentos. E continuar trabalhando em nossos apertadíssimos prazos!

Ainda hoje, recebo mais de 30 currículos por dia, os quais respondo a todos e guardo os currículos, portfólios e contatos para uma eventual necessidade. No entanto, sempre que volto a consultar essa “base” a tarefa se torna cada vez mais impossível, pois mesmo que classificados adequadamente, são mais de 3.000 candidatos sobre os quais não sei mais sobre a disponibilidade, tempo de formação e qualificação, afinal o tempo passa, os estudantes se formam, os profissionais se atualizam, enfim, tocam a vida. Então, tenho milhares de currículos desatualizados.

Se por um lado a minha tarefa de seleção é difícil, mais ainda é daquele que busca por uma posição no mercado de trabalho de arquitetura, seja como estagiário, emprego fixo, temporário ou freelance. Acertar o momento de necessidade de um escritório ou empresa é como acertar na loteria.

Por conta dessa dificuldade é que tanto contamos, quando precisamos, com indicações de amigos, parceiros e professores nas recomendações de profissionais. E ainda assim não é fácil alinhar o que entendemos que procuramos e como essas recomendações correspondem a essa busca.

E com tudo isso, continuar produzindo… Assim, o embrião da Beoog se formava.

O que queremos daqui para frente… Nosso sonho inicial que surgiu lá em 2007, aos poucos vai virar realidade.

[Omar Dalank]

Futura estrutura da plataforma

Blog profissional

Para abordar tudo o que é de interesse à atividade profissional cotidiana em arquitetura.

Programa de incentivos

De nada adiantaria somente indicar caminhos sem proporcionar melhores oportunidades de aprimoramento, para tanto, sempre que possível, queremos firmar parcerias para fornecer descontos em cursos e, até mesmo, fornecer cursos e conteúdos gratuítos.

Perfil comportamental

Para melhorar a parceria entre o colaborador e seu trabalho, entendendo que cada pessoa tem um jeito e preferências diferentes. Estar satisfeito com a atividade profissional, dentro das tantas possibilidades presentes na arquitetura, é fundamental para o desenvolvimento do potencial criativo de cada profissional.

Estatísticas aprimoradas

Para informar mais e entender melhor o mercado de arquitetura. Queremos a médio prazo conformar uma fotografia realista, em tempo real, das nuances, expectativas e necessidades das mais diversas áreas de atuação do arquiteto.

Avaliação por feedback

Para melhorar a confiabilidade nos dados das empresas e candidatos, elaborar sistemas de retorno a respeito das empresas e candidatos, de modo a atribuir confiabilidade às informações tanto dos portfólios a serem disponibilizados na plataforma quanto das empresas que dela se utilizarem em suas buscas.

Machine learning

Menina dos olhos de todos nós por aqui, a longo prazo, com o aprimoramento do algoritmo, o big data e as estatísticas aprimoradas, poderemos orientar com muita clareza os caminhos profissionais de arquitetura. Queremos fazer o processamento dos dados trabalhar a nosso favor.

Como dito, entendemos que colaboramos mutuamente em um trabalho criativo, a arquitetura exige um esforço conjunto e persistente. Desse modo, queremos não perpetuar a relação de trabalho através da hierarquia pela autoridade, mas de posicionamento por experiência, conhecimento e aprendizado mútuo, valorizando o ser humano por trás das tarefas profissionais e cotidianas que conformam a nossa tão querida profissão.

Conheça mais sobre o Beoog aqui.

Lançamento da Plataforma Beoog

source
Omar Dalank
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided