Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

O júri, composto pelos arquitetos Carla Juaçaba, Gustavo Penna, Nabil Bonduki e Priscyla Gomes, selecionou os 10 finalistas entre os 186 projetos inscritos, provenientes de 12 Estados brasileiros e o Distrito Federal.

No dia 10 de agosto, na abertura da exposição dos 10 finalistas, em cartaz até 17 de setembro, foram anunciados os três vencedores do 4º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel.

Vencedores

A arquiteta Adriana Benguela (Rosenbaum + Aleph Zero) foi a grande vencedora pelo projeto Moradas Infantis (Formoso do Araguaia, TO, 2015). Como prêmio, Benguela recebe viagem para Xangai, China.

Marcos Paulo Caldeira (MM18) foi o segundo colocado, com o Mirante 9 de Julho (São Paulo, SP, 2015) e foi contemplado com viagem para Helsinque, Finlândia.

Com o projeto Subsolanus (Cidade do México DF, México, 2015), Enk te Winkel (Vão) ficou com a terceira colocação e o seu destino será a capital de Cuba, Havana.  

Os três vencedores também viajam para Amsterdã, capital da Holanda, onde visitam a sede da AkzoNobel, além de receberem troféu e destaque no catálogo da exposição.

Júri

O júri, composto pelos arquitetos Carla Juaçaba, Gustavo Penna, Nabil Bonduki e Priscyla Gomes, selecionou os 10 finalistas entre os 186 projetos inscritos, provenientes de 12 Estados brasileiros e o Distrito Federal.  Em 2017, registrou-se um aumento de 56% no volume de inscrições em relação à edição anterior.

Finalistas

Os dez projetos selecionados como finalistas, que serão reunidos também em publicação e participam da exposição na sede do Instituto Tomie Ohtake de 10 de agosto a 17 de setembro de 2017 são:

- Casa 4x30, São Paulo – SP – arquiteta responsável Clara Reynaldo – CR2 Arquitetura + FGMF Arquitetos;

- Casa Torreão, Brasília – DF – arquiteto responsável Matheus Seco – Bloco Arquitetos;

- Ciclovia Avenida Paulista, São Paulo – SP – arquiteto responsável Gianpaolo Santoro Granato – Studio GGA;

- Cobertura Mercado Público de Florianópolis, Florianópolis – SC – arquiteto responsável Gustavo Utrabo – Aleph Zero;

- Instituto Brincante, São Paulo –SP – arquiteto responsável Dante Furlan – Bernardes Arquitetura; 

- Mirante 9 de Julho, São Paulo – SP – arquiteto responsável Marcos Paulo Caldeira – MM18;

- Moradas Infantis, Formoso do Araguaia – TO – arquiteta responsável Adriana Benguela – Rosenbaum + Aleph Zero;

- Parque da Gare, Passo Fundo – RS – arquiteto responsável Pedro Paes Lira – Idom; 

- Subsolanus, Cidade do México DF – México – arquiteto responsável Enk te Winkel – Vão;

- Vazio, São Paulo – SP – arquiteto responsável Marina Acayaba – AR arquitetos;

Aulas públicas

As aulas públicas fazem parte da programação do 4º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel. Arquitetos renomados são convidados a apresentar obras de destaque, de sua autoria, na periferia de São Paulo. Serão dois encontros:

19 agosto  - sábado - das 9h às 14h
Polo educativo-cultural e Redondinhos, Heliópolis
Arquiteto convidado: Ruy Ohtake

26 agosto  - sábado - das 9h às 14h

Casa Vila Matilde (projeto vencedor da terceira edição do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel)
Arquiteto convidado: Pedro Tuma

Cine fachada

Assim como na edição anterior, a programação paralela ao prêmio organizado pelo Instituto Tomie Ohtake e AkzoNobel apresenta o Cine Fachada, uma mostra de filmes que ampliam o debate sobre a arquitetura e o urbanismo. As exibições serão realizadas na fachada do edifício que abriga o Instituto Tomie Ohtake, nos dias 01/09 (Bye, Bye Brasil - Cacá Diegues, 1979, 105 min – classificação indicativa: 16 anos), 02/09 (O Invasor - Beto Brant, 2002, 97 min – classificação indicativa: 18 anos) e 03/09 (Branco sai, preto fica - Adirley Queirós, 2014, 93 min – classificação indicativa: 12 anos), das 19h30 às 21h30.

Sobre o Prêmio de Arquitetura

O Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel é destinado exclusivamente a arquitetos brasileiros ou estrangeiros que vivam no Brasil há pelo menos dois anos, com até 45 anos de idade, e projetos construídos durante os últimos dez anos. Arquitetos, escritórios de arquitetura ou coletivos de arquitetos podem se inscrever com mais de um projeto, o que contribui para demonstrar um panorama da arquitetura brasileira nos seus mais variados contextos.

A premiação é resultado de uma parceria entre o Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel, multinacional holandesa que atua nos segmentos de tintas, revestimentos e especialidades químicas e se insere nas perspectivas do Instituto, enquanto instituição cultural, ao promover iniciativas no campo da arquitetura, do urbanismo e do design, visando incentivar a reflexão nessas áreas e despertar ambientes energizantes e cidades mais humanas e agradáveis de se viver.

Sobre o Júri

Carla Juaçaba

Desde 2000, desenvolve sua prática independente de arquitetura e pesquisa no Rio de Janeiro. Seu escritório inclui projetos públicos e privados, com foco em habitação e programas culturais. Entre as residências estão: Casa Atelier 2001, Casa Rio Bonito 2005, Casa Varanda 2007, Casa Mínima 2008, Casa Santa Teresa 2016; Casa Linear 2016; e Casa Posse 2016. Em 2012, concebeu e construiu o pavilhão efêmero Humanidade 2012 para o Rio+20, em parceria com a cenógrafa e diretora Bia Lessa e integrou o júri da BIAU Bienal Ibero Americana, em Madrid. Venceu a primeira edição do Prêmio Internacional de arquitetura para mulheres ArcVision (2013). Em 2014, participou da Bienal de Veneza no Pavilhão Brasileiro. Concebeu a expografia da mostra Tarsila e as mulheres modernas do Rio, no museu do MAR-RJ (2015). É professora convidada no City College of New York (CCNY), tendo lecionado também na PUC-RJ.

Gustavo Penna

Arquiteto e urbanista, é diretor da Gustavo Penna Arquiteto & Associados. Foi professor da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFMG (1977-2009), assessor do Ministério da Cultura para espaços culturais, assessor de projetos especiais do governo de Minas Gerais e secretário de planejamento do município de Contagem. É duas vezes finalista do World Architecture Festival, com as obras Memorial da Imigração Japonesa e Casa Manacás. Estão entre seus projetos, a Escola Guignard, considerada uma das 30 obras arquitetônicas mais relevantes do país, os edifícios da Band em Belo Horizonte e São Paulo, o Monumento à Liberdade de Imprensa (Brasília) e o novo Mineirão.

Nabil Bonduki

Arquiteto e urbanista, foi secretário municipal de Cultura de São Paulo, relator da revisão do Plano Diretor de São Paulo e vereador. É professor da FAU/USP e especialista em planejamento urbano. Publicou mais de uma centena de artigos em revistas especializadas, periódicos e anais de congressos. É autor de seis livros e co-autor de outros 18. Dentre seus trabalhos publicados se destaca "Origens da habitação social no Brasil" (1ª edição, 1998, atualmente na 4ª edição), que recebeu o Prêmio Brasileiro de Planejamento Urbano e Regional - Categoria Livro (1998) e o Prêmio Anual do IAB - Categoria Obra Escrita (1999). Foi curador de várias exposições de habitação e urbanismo, entre as quais as apresentadas na 2ª, 3ª e 4ª edições da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.

Priscyla Gomes

Arquiteta formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo na qual concluiu seu Mestrado em Teoria e História das Artes. Atualmente é curadora associada do Instituto Tomie Ohtake, tendo feito a curadoria de exposições como É como dançar sobre arquitetura (2017), Coisas sem nomes (2015), E se quebrarem as lentes empoeiradas? (2015), Medos modernos (2014), entre outras. Integra a equipe de curadoria da 5a edição do Arte/Cidade: Linha Metálica, junto a Nelson Brissac. Desde 2015, coordena o Filming Architecture, workshop acadêmico itinerante sobre a relação entre cinema e arquitetura.

Sobre a AkzoNobel

A AkzoNobel cria todos os dias produtos essenciais para tornar a vida das pessoas mais agradável e inspiradora. Como uma companhia global líder em tintas e revestimentos e uma das principais produtoras de especialidades químicas, fornecemos ingredientes essenciais, proteção essencial e cor essencial para indústrias e consumidores em todo o mundo. Respaldados por um legado de pioneirismo, nossos produtos inovadores e tecnologias sustentáveis são concebidos para atender às crescentes demandas do nosso planeta em rápida transformação, tornando a vida mais fácil. Com sede em Amsterdã, na Holanda, empregamos aproximadamente 46.000 pessoas em cerca de 80 países e nosso portfólio inclui marcas conhecidas como Coral, Sikkens, International, Interpon e Eka. Consistentemente classificada como uma das empresas líderes em sustentabilidade, estamos comprometidos em energizar cidades e comunidades, criando um mundo protegido e colorido onde podemos melhorar a vida das pessoas por meio do que fazemos.

Exposição: Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel

até 17 de setembro de 2017

de terça a domingo, das 11h às 20h – grátis

Moradas Infantis, 1º lugar<br />Arquiteta Adriana Benguela (Rosenbaum + Aleph Zero)

Moradas Infantis, 1º lugar
Arquiteta Adriana Benguela (Rosenbaum + Aleph Zero)

Mirante 9 de Julho, 2º lugar<br />Marcos Paulo Caldeira (MM18)

Mirante 9 de Julho, 2º lugar
Marcos Paulo Caldeira (MM18)

Subsolanus, 3º lugar<br />Enk te Winkel (Vão)

Subsolanus, 3º lugar
Enk te Winkel (Vão)

Vencedores do 4º Prêmio de Arquitetura Instituro Tomie Ohtake Akzonobel

source
Martim Pelisson / Pool de Comunicação
São Paulo SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided