Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Quem assume as vice-presidências são: Lucas Franco, Isabel Tostes, Nadir Moreira e Edivaldo Souza.

O arquiteto e urbanista Jeferson Roselo Mota Salazar foi eleito pelos conselheiros estaduais nesta terça-feira, 9 de janeiro para presidir o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) na gestão 2018-2020. O Conselheiro obteve 13 dos 25 votos dos conselheiros presentes na primeira reunião plenária de 2018. 
O presidente do CAU/RJ tem como função, prioritária, decidir sobre assuntos institucionais e administrativos e zelar pelo cumprimento das disposições legais vigentes e das decisões tomadas em plenário.  O exercício da atividade é voluntário.
Para Salazar, existe um conjunto de desafios a ser enfrentado pelo Conselho e pela profissão, entre eles: a promoção da assistência técnica pública e gratuita aos serviços técnicos de arquitetura, a luta pela igualdade de gênero na profissão, o combate ao exercício ilegal da profissão e à reserva técnica, assim como a interiorização da autarquia no Estado e a valorização profissional.
“A arquitetura e urbanismo deve ser acessível a toda sociedade. Além de garantir o direito à cidade, nossa profissão é capaz de influenciar em políticas como a de saúde. Ambientes bem construídos, com iluminação e ventilação adequadas, reduz a incidência de várias doenças. A Rocinha, por exemplo, registra números impressionantes de casos de tuberculose. Agora, no Vidigal, Zona Sul do Rio, vive-se um surto de hepatite A”, afirmou o novo presidente do CAU/RJ.
A promoção da igualdade de gênero na Arquitetura e Urbanismo será uma das pautas prioritárias no próximo triênio do Conselho. “As mulheres respondem por 62,5% dos profissionais da arquitetura no país. No entanto, o trabalho por elas desempenhado fica, muitas vezes, em segundo plano. Precisamos mudar esse cenário e batalhar também pela equiparação salarial das arquitetas. O trabalho da mulher tem o mesmo valor ao do homem”, defendeu Salazar. Ainda segundo o arquiteto, o Conselho deve ser mais incisivo contra o exercício ilegal da profissão e a reserva técnica. “São práticas que desprestigiam a profissão”, disse.
O presidente do CAU/RJ para a gestão 2018-2020 aposta também na construção de políticas públicas e na aproximação do Conselho com os arquitetos, principalmente daqueles que atuam no interior do Estado, para promover a valorização profissional. “Precisamos mostrar que arquitetura e urbanismo realiza serviços essenciais e indispensáveis à sociedade. Para isso, é fundamental estabelecer aliança estratégica no campo das políticas públicas, com ampla participação de setores da sociedade civil, em especial com os movimentos que atuam em defesa do direito à cidade em todas as suas dimensões, na qual a participação democrática e a sustentabilidade são elementos-chave.”
Jeferson Roselo Mota Salazar foi presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanista no Estado do Rio de Janeiro (Sarj) e da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA); coordenador do Colégio Brasileiro de Arquitetos e do Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas do CAU/BR; conselheiro e diretor do Crea-RJ.
Graduado pela Faculdade de Arquitetura de Barra do Piraí, o maranhense de 59 anos é mestre em Ciências em Arquitetura pelo PROARQ da FAU/UFRJ e Engenheiro de Segurança do Trabalho pela EE/UFRJ. É arquiteto e urbanista do quadro permanente da UFRJ, onde coordenou o setor de produção do Grupo Executivo de Manutenção e Desenvolvimento e o Serviço de Manutenção Técnica 2; foi pesquisador e coordenador do Laboratório de Ensaios de Materiais de Construção da FAU/UFRJ; e foi membro titular do Conselho Universitário.
Salazar também atua como assessor da Universidade da Cidadania, órgão do FCC/UFRJ e como conselheiro titular do Conselho Nacional das Cidades. Foi ainda consultor técnico e professor da cadeira de Patologia das Construções, do curso de especialização em Arquitetura Ambiental da Universidade Gama Filho.

Plenária elege Jeferson Salazar para presidir o CAU/RJ no triênio 2018-2020

source
Nicolas Braga
Rio de Janeiro, RJ

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided