Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

O Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB em deliberação de seu Conselho Superior no dia 20/01/18, decidiu ajuizar Ação de Declaração de Inconstitucionalidade contra parte da Lei n. 13.465, de 2017 (conversão da MP 759/2016).

A decisão foi tomada após a realização de um longo debate sobre o tema, envolvendo especialistas de diversas áreas do conhecimento, o IAB.

O IAB entende que o modelo de regularização fundiária urbana previsto na referida Lei viola frontalmente a Constituição Federal de 1988 ao ignorar que a organização do espaço urbano é e deve ser mediada pelo planejamento das cidades e orientada ao bem-estar dos habitantes. Esse mecanismo não deve dissociar o processo de titulação de propriedade ao de urbanização das áreas de maior vulnerabilidade urbana, social e ambiental, o que demanda, na maioria dos casos, o desenvolvimento de projetos urbanísticos.  

Os representantes do instituto entendem que há ofensa à Constituição Brasileira, pois a Lei 13.465 despreza o papel predominante dos Municípios e respectivos Planos Diretor na formulação e execução da política urbana. 

O presidente da Direção Nacional do IAB Nivaldo Andrade destaca também a inconstitucionalidade do denominado instituto da Legitimação Fundiária. “A lei visa permitir obliquamente a usucapião de imóvel público e facilitar, de modo desproporcional, a regularização urbana não voltado ao interesse público e coletivo”, explica.

Por fim, o IAB questiona diretamente a constitucionalidade do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis, cujo propósito é atribuir a uma entidade privada a competência do Poder Judiciário de legislar, fiscalizar e regular o funcionamento dos serviços notariais e de registros, colocando em risco a segurança de dados de brasileiras e brasileiros.

Importante ressaltar que o IAB tem como missão a construção de uma política urbana democrática, inclusiva, planejada e sustentável, assim como a prática da arquitetura e do urbanismo como meio para enfrentamento das desigualdades e garantia de um ambiente urbano seguro, adequado e moderno.

IAB protocola no STF ação sobre inconstitucionalidade das novas regras de regularização fundiária no Brasil

source
IAB BR
Brasília DF

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided