Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

A competição contou com 55 projetos entregues poracadêmicos de 36 instituições de ensino de todo o país, provenientes de cursos de design, arquitetura e publicidade e propaganda.

O Portal Projetar.org promove regularmente concursos de ideias para estudantes. São exercícios acadêmicos hipotéticos, que visam estimular a criatividade e promover o aperfeiçoamento dos futuros profissionais.O 3º concurso de design Projetar.org, promovido em parceria com a Zupi, foi encerrado no dia 05 de março.

No portal Projetar.org estão disponíveis na íntegra as propostas de todos os grupos que enviaram seus projetos.

O concurso desafiou estudantes adesenvolver uma identidade visual institucional para o Museu da Criatividade, que foi objeto do 23º concurso de arquitetura Projetar.org. O desafio do concurso foi criar uma identidade visual que tornasse o Museu da Criatividade reconhecível junto a seu público, cumprindo as funções principais de identificar e singularizar a instituição. Era esperado que a identidade criada estabelecesse um diálogo com o projeto arquitetônico do museu, explorando a dimensão de comunicação que arquitetura e design compartilham.

Em relação aos projetos premiados, o primeiro colocado foi a equipe de Tomás Stephan (acadêmico de Design) e Gabriela Gennari (acadêmica de Arquitetura) da Universidade de São Paulo - USP - São Paulo/SP. Segundo o jurado Fabio Prata, ao explorar variações da letra C a equipe criou uma marca dinâmica, que comenta de forma simples o tema do museu - a criatividade, demonstrando potencial para desdobramentosda identidade em outras peças gráficas. De acordo com o Thiago Matsunaga, a proposta é interessante e funcional. "Eu a vejo funcionando no mundo real", afirma o jurado. Para os jurados Carlos Junior e Fabiana Arashiro, a equipe apresentou uma forma harmônica utilizando-se de um conceito coerente, com simplicidade e atenção aos detalhes.

A segunda colocação foi conquistada pelos estudantes de arquitetura Barbara de Holanda Maia Teixera e Natan Soares Ferreira da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Campinas/SP.Os jurados Carlos Junior e Fabiana Arashiro, e também Thiago Matsunaga, destacaram a originalidade do conceito proposto, que se diferenciou de todas as demais equipes. De acordo com Fabio Prata, ao explorar nas iniciais da marca o efeito da luz produzido pela fachada, o grupo comenta de forma sutil o tema tratado e propõe uma solução durável e flexível, com uso inteligente da tipografia.

A terceira colocação foi concedida à equipe dos acadêmicos de arquitetura Luiza Schenkmann Arnt e Mauricio Schneider Schavinskida Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Porto Alegre/RS. Os jurados Carlos Junior e Fabiana Arashiro destacaram que o processo criativo de estruturação da arquitetura foi usado como base para a criação da identidade. De acordo com Fabio Prata, apesar de não ter explorado de forma direta o tema da criatividade ou a arquitetura do edifício, o grupo escolheu de forma inteligente seguir um caminho tipográfico no projeto, comentando de forma sutil o tema tratado. "As aplicações foram desenvolvidas com objetividade e coerência, resultando em peças gráficas fortes e elegantes", comenta. Thiago Matsunaga elogiou a ideia do ambigrama, com uma composição tipográfica que explora e leva o expectador quase ao limite da leitura.

Menção honrosa foi concedida também à proposta dos acadêmicos de design Pedro Antônio de Lima Damas e Larissa Gonçalves Sampaio do Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH - Belo Horizonte/MG.

O tema do próximo concurso de arquitetura do Portal Projetar.org será lançado no dia 12 de março. O próximo concurso de design está previsto para ser lançado no mês de maio.

 

 

1º colocado, aplicação do logo

1º colocado, aplicação do logo

1º colocado, logo

1º colocado, logo

Conheça as equipes premiadas no 3º concurso de design Projetar.org

source
Projetar.org
São Paulo SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided