Seu navegador está desatualizado.

Para experimentar uma navegação mais interessante, recomendamos que você o atualize clicando em um dos links ao lado.
Todos são gratuitos e fáceis de instalar.

 
  • em vitruvius
    • em revistas
    • em jornal
  • \/
  •  

pesquisa

revistas

jornal

notícias

O projeto “Bixiga a Pé!” quer promover a conexão afetiva e estimular o caminhar pelo bairro

O Bixiga, um dos bairros mais tradicionais de São Paulo, ganhou grande importância história e turística ao longo dos anos, graças às suas cantinas, festas de rua e à sua intensa movimentação cultural. De olho em tantas atrações, a ONG SampaPé! está lançando o “Bixiga a Pé!”: um crowdfunding com o objetivo de  transformar as histórias, patrimônio e belezas do Bixiga em um mapa para percorrer o bairro a pé.

A campanha ficará no ar do dia 4 de abril até 23 de maio e o valor mínimo de colaboração é de  R$30. Um exemplar do mapa, produtos do SampaPé e ilustrações exclusivas do bairro estão entre as recompensas para os que apoiarem.

“O objetivo do projeto é estimular o caminhar desacelerado e atencioso, para que todo mundo possa experimentar a cidade com os próprios pés”, explica Letícia Sabino, diretora do SampaPé. “Queremos exaltar o Bixiga e suas histórias, dar mais autonomia e informação para quem caminha e conectar os pontos e pérolas do bairro”. Além da divulgação do mapa, o projeto “Bixiga a Pé!” quer implantar sinalização no bairro com placas que contam as histórias dos lugares e indicam os caminhos e conexões com outros pontos interessantes da região.

O Bixiga foi o bairro onde o SampaPé! deu o pontapé inicial em agosto de 2012 e é um dos bairros mais caminháveis, históricos, diversos e emblemáticos de São Paulo - bairro negro, italiano, imigrante, de inspirações do Adoniran, do samba, reduto nordestino e descolado. Apesar de sua localização privilegiada, o bairro ainda não entra na maior parte das rotas turísticas por São Paulo e muitos visitantes desconhecem as atrações e possibilidades de deslocamento a pé e por transporte público no bairro.

Sobre o Sampapé!

O SampaPé! é uma organização sem fins lucrativos (ONG) fundada em 2012 que tem como fim melhorar a experiência de caminhar nas cidades. Para isso realiza projetos que de forma lúdica sensibilizem os cidadãos e decisores da cidade, mostrando novas formas de viver na cidade. Foram os idealizadores e mobilizadores da Paulista Aberta e promovem passeios a pé todos os meses em diferentes regiões da cidade.

Mapa idealizado pela ONG indica os principais pontos do bairro<br />Imagem divulgação  [SampaPé]

Mapa idealizado pela ONG indica os principais pontos do bairro
Imagem divulgação [SampaPé]

ONG lança crowdfunding para publicar mapa cultural e exaltar a história do Bixiga

fonte
Nara Rosetto
São Paulo SP

compartilhe


© 2000–2018 Vitruvius
Todos os direitos reservados

As informações são sempre responsabilidade da fonte citada