Seu navegador está desatualizado.

Para experimentar uma navegação mais interessante, recomendamos que você o atualize clicando em um dos links ao lado.
Todos são gratuitos e fáceis de instalar.

 
  • em vitruvius
    • em revistas
    • em jornal
  • \/
  •  

pesquisa

revistas

jornal

notícias

Alexandre Wollner, 1928-2018
Foto divulgação [website ADG]

O designer gráfico Alexandre Wollner faleceu nesta sexta-feira, dia 4 de maio de 2018, em São Paulo. Com 89 anos de idade, ele estava internado no Hospital São Paulo desde o dia 1ode maio em decorrência de um derrame vascular.

Wollner foi aluno da primeira turma do Instituto de Arte Contemporânea do Masp, criado por Pietro Maria Bardi em 1951. Estudou na pioneira Escola de Ulm, que serviu de modelo para as escolas de design no Brasil. Entusiasmado com os planos do então presidente Juscelino Kubitschek, voltou ao Brasil determinado a criar uma nova consciência industrial, alavancada pelo design.

No começo de sua carreira, Wollner ligou-se ao grupo concretista Ruptura e foi premiado na Bienal de São Paulo. Foi fundador do primeiro escritório de design no Brasil, o Forminform, em 1958, e da Escola Superior de Desenho Industrial – ESDI, no Rio de Janeiro, na qual foi professor por muitos anos.

Logomarcas de empresas idealizadas por Alexandre Wollner
Imagem divulgação

É autor dos programas de identidade visual de muitas empresas, entre elas Klabin, Eucatex,  Banco Itaú, Metal Leve, Equipesca, Papaiz, Ultragaz e muitas outras. É autor da famosa marca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Teve várias exposições individuais no Brasil e em outros países. Seu livro, Design Visual 50 anos, é referência indispensável na biblioteca de todo designer brasileiro. Premiado no Brasil e no exterior, é convidado para palestras em muitas cidades do mundo. Sua obra é referência para gerações de estudantes e professores de design gráfico.

Alexandre Wollner

fonte
Portal Vitruvius / Folha de S.Paulo / website ADG
São Paulo SP Brasil

compartilhe


© 2000–2018 Vitruvius
Todos os direitos reservados

As informações são sempre responsabilidade da fonte citada