Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

O Concurso do Cartaz para a 32ª edição do Prêmio Design MCB recebeu neste ano 424 inscrições, com participantes de 15 estados

Teve como vencedor a peça do designer Celso Hartkopf Lopes Filho, de Recife (PE), que demonstra uma forte identidade cultural, representada em composição cromática, por meio da gestualidade e do e uso de objetos de caráter popular.   

O cartaz que será a inspiração de toda a identidade visual da edição de 2018 foi escolhido pela comissão julgadora coordenada pelo fotógrafo e designer Gal Oppido e composta por Flávia Nalon e Chico Homem de Melo, com vasta experiência em projetos gráficos, e pelos artistas urbanos Luís Bueno e Gabriel Ribeiro. Para a seleção, o júri considerou a criatividade e a expressão do cartaz enquanto artifício de divulgação, não somente enquanto peça.

Para Gal, o cartaz vencedor demonstra, por meio da computação gráfica, uma cena cotidiana do Brasil, onde gesto e objeto são revelados. “Na imagem é possível ver as cores primárias dentro de uma construção pop pós-impressionista gerada a partir da repetição de módulos cromáticos, que resultam uma peça com alto rendimento visual”, comenta o coordenador da comissão.

Além do vencedor, que receberá como prêmio o valor bruto de R$ 3 mil e terá um contrato de mais R$ 3 mil para a criação de outras peças gráficas da edição, o júri selecionou mais 10 cartazes de destaque e outros 90 trabalhos que farão parte da mostra do Concurso do Cartaz, a ser aberta no dia 10 de novembro, junto com a exposição do 32º Prêmio Design MCB.

10 cartazes de destaque

Autores: Ronaldo Arthur Vidal, Lais Ikoma e Marcelo Siqueira | São Paulo – SP

Autor: Rodrigo Fiorin Pinheiro | Porto Alegre – RS
Instituição de ensino: ESPM-Sul | Orientador: Rogerio de Abreu Dorneles

Autor: Leonardo Tavares | Londrina – PR
Instituição de ensino: Unifil

Autores: Maurício Firmino da Silva Junior e Marcelo José Tavares Silva | São Paulo - SP

Autora: Gabriela Pagliusi Gennari | São Paulo – SP
Instituição de ensino: Universidade de São Paulo

Autores: Lucas Parra, Marina de Aquino, Andrea Freitas e Maurício Ackermann | São Paulo – SP
Escritório: CASA DE 28

Autor: Caio Camarinha | São Paulo – SP

Autores: Heitor Calado Simonetti e Fábio Santos Silva | Rio Claro - SP
Instituição de ensino: Universidade Metodista de Piracicaba | Orientador: Tomas Sniker

Autor: Rafael Amato Bruno de Lima | Contagem – MG

Autor: Felipe da Cunha Ribeiro | Belo Horizonte – MG
Instituição de ensino: Universidade do Estado de Minas Gerais | Orientador: Igor Rios

Mostra Concurso do Cartaz com votação popular 

Com abertura em 10 de novembro, junto pela primeira vez com a exposição de produtos e trabalhos escritos do Prêmio Design MCB, a Mostra do Concurso do Cartaz exibirá o vencedor, os dez destaques e mais 90 trabalhos selecionados pelo júri. Os visitantes poderão escolher sua peça favorita em uma votação popular, feita presencialmente na exposição, implantada desde a 30ª edição, em 2016, que visa estimular a participação do público no debate sobre a produção atual em design gráfico e a revalorização do cartaz enquanto peça gráfica central em campanhas de divulgação.

Sobre o Prêmio Design MCB

O Prêmio Design MCB é realizado desde 1986 pelo Museu da Casa Brasileira. A premiação - a mais tradicional do segmento no país - revela talentos e consagra profissionais e empresas. O Prêmio é dividido em dois momentos principais: o Concurso do Cartaz e, em seguida, a premiação dos produtos e trabalhos escritos. Entre junho e agosto, o MCB recebe criações (protótipos ou em produção) nas categorias: Construção, Transporte, Eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Têxteis, Utensílios e Trabalhos Escritos. Os trabalhos são analisados por duas comissões julgadoras independentes, uma para as categorias de produto e outra para trabalhos teóricos. Por fim, são escolhidos os premiados, divididos entre 1º, 2º e 3º lugares e menções honrosas, além dos selecionados que também compõem a exposição. Como resultado do Prêmio Design MCB, o Museu realiza uma mostra com os vencedores e selecionados de cada categoria da edição, que fica em cartaz por cerca de dois meses.

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Cartaz vencedor, Autor Celso Hartkopf Lopes Filho, Recife (PE)

Cartaz vencedor, Autor Celso Hartkopf Lopes Filho, Recife (PE)

32º Prêmio Design MCB divulga vencedor e destaques do Concurso do Cartaz 2018

source
Museu da Casa Brasileira
São Paulo SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided