Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

O Portal Projetar.org promove regularmente concursos de ideias para estudantes de arquitetura. São exercícios acadêmicos hipotéticos, que visam estimular a criatividade e promover o aperfeiçoamento dos futuros arquitetos.

O desafio proposto aos alunos no 26º concurso do Portal era a criação dos interiores de uma das suítes do projeto vencedor do Motel Urbano, que foi objeto do 25º concurso. A temática proposta, "Rio 40 graus", deveria ser livremente interpretada pelas equipes para criar um espaço de entretenimento e relaxamento aos usuários. O concurso era aberto tanto a estudantes de arquitetura quanto de design de interiores. O principal desafio proposto às equipes era o de expressar o tema em forma de espaço, de modo que tanto um residente carioca quanto um turista nacional ou internacional pudessem compreendê-lo.

Conquistou a primeira colocação a equipe formada por Juliana Tomazi Consenso, Bruno Gallina, Thaise Zattera Marchesini da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Guilherme Dacas da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), ambas de Caxias do Sul/RS.

Primeira colocação
Imagem divulgação [Projetar.org]

Equipe – 026008

Para a jurada Camila Pezzini, o projeto apresenta um bom conceito, fazendo alusão clara ao Rio, com composição de materiais suave e agradável, propiciando um espaço de relaxamento e contemplação. Para a jurada Clarice Godinho, a proposta consegue se articular com o conceito e tirar partido da mitologia e sua figura representativa, associada a elementos que remetem ao Rio. Clarice ainda destacou na proposta a preocupação com questões sustentáveis de reaproveitamento de água, o conforto térmico e acústico, manutenção do espaço e adequação ao usuário.

Segunda colocação
Imagem divulgação [Projetar.org]

Equipe – 026096

Camila elogiou o conceito e à alusão ao Rio no projeto, e destacou a setorização dos ambientes, interessante e fluída, como um ponto forte da proposta. Para Clarice a proposta é coerente com o conceito e tira partido de elementos baseados na figura do carioca e elementos consagrados da cidade.

O terceiro colocado foi a equipe formada pelos acadêmicos Isadora Martins Costa, Caroline Sousa Silva da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Daniel Vasconcelos Benvindo do Instituto Camillo Filho, ambas instituições de Teresina/PI.

Terceira colocação
Imagem divulgação [Projetar.org]

Equipe – 026102

Para Camila, a proposta evidencia o entorno pelo layout de mobiliário e apresenta bom conceito e relação com o Rio. Clarice destacou que a proposta apresentada é coerente e consegue se articular bem com o conceito de forma sutil, trazendo elementos tipicamente cariocas de uma forma sofisticada.

Na condição de menção honrosa foi indicada a proposta dos acadêmicos Karin Matzkeit De Lepeleire, Giovana Micheloni Varotto, Gabrielle Kretzchmer dos Santos e Alexandros Comunello da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) de Curitiba/PR.

Menção honrosa
Imagem divulgação [Projetar.org]

Equipe – 026004

Camila elogiou a ousadia da equipe, tanto na distribuição do espaço, que valoriza a fantasia, quando no conceito do design, que inova proporcionando o lúdico, ideal para este tipo de espaço. Para Clarice, além do design arrojado, merece destaque a preocupação em tirar partido do entorno, trabalhando alturas dentro do espaço.

O Concurso 027 do Portal Projetar.org já está lançado, e convida acadêmicos a propor uma habitação de interesse social no terreno onde estava localizado o edifício Wilton Paes de Almeida, que desabou depois de pegar fogo no início de maio deste ano. A novidade neste concurso é que além de estudantes de arquitetura e urbanismo, recém-formados (até um ano) também podem se inscrever. As inscrições já estão abertas. Acompanhe através das redes sociais e do portal www.projetar.org

Resultado do 26º concurso de arquitetura projetar.org

source
Projetar.org
Cascavel

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided