Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

A antiga ETFSP, carinhosamente chamada como “A Federal”, surgiu em 1909 como Escola de Aprendizes e Artífices, com cursos de Marcenaria e Mecânica, posteriormente expandindo-se com a criação dos cursos de Edificações e de Elétrica, sempre em nível técnico. A forte presença da prática laboratorial nos cursos da ETFSP a consagrou como uma instituição de primeiro nível em todas as áreas que atuava. Esta consagração levaria às propostas posteriores de implantação de cursos superiores mais vinculados à prática profissional.

A partir dos anos 2000 tem início gradativamente a implantação de cursos tecnológicos, e com a criação do IFSP em 2008 vem a implantação de cursos superiores numa proposta de desenvolvimento tecnológico nacional, contribuindo com a ampliação da formação de quadros qualificados de maneira integrada à produção de ciência e tecnologia.

No Departamento de Construção Civil atualmente existem 1) o curso Técnico em Edificações, com turmas vespertinas e turmas noturnas; 2) o curso superiorem Engenharia Civil, criado em 2008; e 3) o curso superior em Arquitetura e Urbanismo, criado em 2014.

Foto aérea do Campus São Paulo ainda em construção, em 1989
Foto divulgação [IFSP]


O Curso de Arquitetura e Urbanismo

Implantado em 2014, o Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do IFSP está sediado no Departamento de Construção Civil do Campus São Paulo, à Rua Pedro Vicente, 625, próximo ao Metrô Armênia.

Tem por proposta um ensino próximo da prática profissional e comprometido com a transformação social, explorando a tradição do ensino técnico herdada da ETFSP com a forte presença dos laboratórios no processo de aprendizagem, assim como tirando partido de sua localização central na cidade.

Através do tripé Ensino-Pesquisa-Extensão tem-se buscado concretizar esta proposta. Ações voltadas para questões atuais da nossa cidade e especialmente do entorno do campus, desenvolvendo reflexões e propostas, tem sido levadas adiante, tais como:

– Disciplina de Materiais e Técnicas Alternativas: resgate de técnicas de construção vernaculares, articulando com técnicas industrializadas e reciclagem de materiais;

– Disciplina de Técnicas Retrospectivas: Propostas para a Vila Maria Zélia

Visita dos alunos à Vila Maria Zélia, atividade da disciplina de Técnicas Retrospectivas
Foto divulgação [IFSP]

– Disciplinas de Urbanismo: Propostas para o Pari/Canindé, propostas para o Centro Histórico de São Paulo e Propostas para a área da Luz

– Disciplina de Paisagismo: Propostas para a praça Kantuta (na frente do campus)

– Projetos de Extensão: “Assessoria Técnica para projetos de Arquitetura destinados a entidades, fundações, associações e organizações não governamentais” trabalha com estudos e propostas de melhorias para creches, CEIs, albergues, casas transitórias e núcleos sócio-educativos existentes no entorno do campus; já a “Assessoria Técnica para Projeto Habitacional junto a Movimentos Organizados por Moradia de Baixa Renda” elabora estudos e propostas para associações de moradores e movimentos por moradia baseados no entorno do campus.

– Visitas técnicas: visitas técnicas regulares a obras em andamento ou a exploração de importantes obras existentes em nossa cidade acontecem em todos os anos, como por exemplo as visitas ao centro da cidade, as explorações no bairro do Pari, visitas a regiões com concentração de edifícios relevantes; fora da cidade de São Paulo, são feitas também importantes visitas técnicas. No segundo ano, os alunos visitam o Rio de Janeiro, estudando principalmente arquitetura e paisagismo. No terceiro ano, visitam cidades históricas de Goiás e Brasília, estudando principalmente arquitetura colonial e moderna; no quarto ano, vão a Curitiba e estudam principalmente urbanismo e sustentabilidade urbana.

Visita técnica a Brasília, 2017
Foto divulgação [IFSP]

– Concursos e premiações: o forte empenho de alunos e professores tem permitido alcançar algumas premiações de destaque: nossos alunos e respectivos orientadores foram agraciados com o primeiro prêmio no Concurso Ousadia do IBRACON em 2015 com o Projeto de Portal para a Cidade de Bonito-MS, e recentemente com o 1o lugar geral do XXI Congresso Brasileiro de Arborização Urbana com o trabalho "Arborização urbana: uma experiência didática", além de participações de destaque em outros concursos, como Kayra Looro e CBCA.

Projeto vencedor do Concurso Ousadia 2015, elaborado pelos alunos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil do IFSP
Imagem divulgação [IFSP]

Projeto finalista do CBCA 2016, elaborado por alunos de Arquitetura e Urbanismo do IFSP
Imagem divulgação [IFSP]

– Publicações: os alunos, através do Centro Acadêmico Vitruvius, organizaram a publicação Piloti, que já está no terceiro número e reúne textos de alunos e professores.

Outra característica do curso de Arquitetura e Urbanismo do IFSP é a promoção da articulação entre os campos de conhecimento, seja entre as disciplinas do curso de Arquitetura e Urbanismo, seja desenvolvendo ações conjuntas com o curso de Engenharia Civil, assim como tem se buscado a crescente integração com o curso Técnico em Edificações.

A integração interdisciplinar ocorre através da conexão entre os objetos de estudo de diferentes disciplinas de um determinado semestre, fortalecendo no aluno a percepção dos impactos em diferentes escalas ou diferentes disciplinas de cada decisão tomada.

As ações conjuntas com o curso de Engenharia Civil ocorrem em projetos de iniciação científica, projetos de extensão e concursos já citados anteriormente. As ações de extensão tem sido o espaço principal desta interação, como pode ser visto no projeto de reurbanização da Vila Santo Antônio do Pari e nas propostas para a Reurbanização da Praça Kantuta.

Professores, alunos e funcionários, em uma grande obra coletiva, estão construindo o perfil de um novo curso público de arquitetura e urbanismo, e cada ação procura colaborar no sentido de formar profissionais responsáveis e competentes que possam promover a melhoria da realidade nacional nas próximas décadas.

Notícias sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo do IFSP

source
IFSP
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided