Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, apresentou hoje, dia 12 de novembro de 2018, o resultado da seleção para o Pavilhão do Brasil na Expo Dubai 2020, a ser realizada de 20 de outubro de 2020 a 10 abril de 2021 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

As Exposições Universais ocorrem de 5 em 5 anos e são grandes exposições voltadas ao público final em que a maior atração são os Pavilhões de cada país, com espaço expositivo, atividades culturais e gastronômicas, seminários e eventos de relacionamento.

Em 2020, com o tema Connecting Minds, Creating the Future, a Expo Dubai abordará a Oportunidade, a Mobilidade e a Sustentabilidade. O Pavilhão do Brasil estará localizado na parte que trata este último quesito, foco importante das discussões atuais do país, reafirmando a importância da biodiversidade, da cultura da preservação do meio ambiente, da competitividade baseada na sustentabilidade e no retrato da multiculturalidade brasileira.

Sobre o projeto vencedor

O arquiteto José Paulo Gouvêa é o vencedor do concurso para escolha do projeto do pavilhão do Brasil na Expo Dubai 2020. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) divulgou hoje, 12/11/2018, o resultado do concurso organizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil, seção Distrito Federal (IAB-DF).

Com 4 mil metros quadrados, o pavilhão terá a água como elemento principal. Uma fina lamina d'água, representando os rios brasileiros e por onde os visitantes poderão caminhar, vai ocupar a maior parte do espaço, proporcionando uma experiência que será completada por projeções, sons e aromas. Inspirado no Rio Negro e na natureza da região norte do Brasil, o edifício terá um pavimento que reproduz as casas em palafitas comuns às regiões ribeirinhas. Sob a organização da Apex-Brasil, o prédio terá espaço para palestras e exposição, assim como café, restaurante e loja de souvenires. Durante o dia, será um espaço de sombra e descanso, e à noite, poderá ser visto como um cubo luminoso flutuante.

Lista dos projetos premiados

Primeiro lugar

Equipe José Paulo Neves Gouvêa – São Paulo/SP

Emilia Darricades (colaborador), Raphael Carneiro (colaborador), Seizen Uehara (colaborador), Tomás Quaglia Martínez (colaborador), Victor Oliveira (colaborador), Guilherme Wisnik (curadoria), José Paulo Gouvêa (autor), Marta Moreira (autor), Martin Benavidez (autor), Milton Braga (autor), Ana Carolina Isaía (colaborador), Mateo Arjona (colaborador), Alexandre Benoit (curadoria), Malcolm Dixon (colaborador), Dion Collier (colaborador), Raquel Morais (colaborador), Miguel Maratá (colaborador), Gabriela Trevizan (colaborador).

Expo Dubai 2020 – Concurso para a construção do pavilhão do Brasil na Exposição Universal. Primeira colocação: Equipe José Paulo Neves Gouvêa (São Paulo SP)
Imagem divulgação [Equipe José Paulo Neves Gouvêa]

Segundo lugar

Equipe Fabiano José Arcadio Sobreira – Brasília/DF

Fabiano José Arcadio Sobreira (autor), Paulo Victor Borges Ribeiro (expografia), Filipe de Abreu Bresciani (colaborador), Luana Alves (colaborador), Paulo Henrique de Oliveira (colaborador), Gabriela Figueiredo (colaborador).

Expo Dubai 2020 – Concurso para a construção do pavilhão do Brasil na Exposição Universal. Segunda colocação: Equipe Fabiano José Arcadio Sobreira (Brasília DF)
Imagem divulgação [Equipe Fabiano José Arcadio Sobreira]

Terceiro lugar

Equipe Anna Carolina Manfroi Galinatti – Porto alegre/RS

Mario Guidoux Gonzaga (curadoria), Mathias Pereira Sant'anna (museografia), Ana Cristina Castagna (cenografia), Gabriel Lima Giambastiani (expografia), 0e1 + Masa (autor), Martin Pronczuk (autor), Santiago Saettone (autor), Jeronimo Berrutti (colaborador), Lucia Echavarria (colaborador), Julian Martinez (colaborador).

Expo Dubai 2020 – Concurso para a construção do pavilhão do Brasil na Exposição Universal. Terceira colocação: Equipe Anna Carolina Manfroi Galinatti (Porto alegre RS)
Imagem divulgação [Equipe Anna Carolina Manfroi Galinatti]

Menção honrosa

Equipe André Araújo de Moraes Scarpa – São Paulo/SP

Oyapock Architectes (autor), Raphael Azevedo França - Oyapock Architectes (autor), Rodrigo Tamburus - Oyapock Architectes (autor), Mathieu Garcia - Oyapock Architectes (autor), Florent Descolas - Oyapock Architectes (autor), Adrien Mondine - Oyapock Architectes (autor), Jasmina Girod - Oyapock Architectes (co-autor), Margaux Bosset - Oyapock Architectes (co-autor), Rosário Pinho (autor), André Scarpa (autor), Pamela Gomes (colaborador), Amanda Tamburus (colaborador), Glória Afflalo (cenografia), Andrea Carneiro Jakobsson (curadoria), David Zee (colaborador).

Expo Dubai 2020 – Concurso para a construção do pavilhão do Brasil na Exposição Universal. Menção honrosa: Equipe André Araújo de Moraes Scarpa (São Paulo SP )
Imagem divulgação [Equipe André Araújo de Moraes Scarpa]

O concurso

O concurso teve a participação de 42 escritórios de arquitetura, cujas propostas foram analisadas por uma comissão julgadora coordenada pelo IAB-DF. A comissão foi formada por três jurados brasileiros: os arquitetos Fernando Viegas (SP) e Thiago Andrade (DF), e a artista plástica Maria Luiza Fragoso (RJ); e por dois arquitetos estrangeiros: Inês Lobo (Portugal) e Fernando Diez (Argentina). Dentre os finalistas, o arquiteto Andre Scarpa (SP) recebeu menção honrosa, Anna Carolina Manfroi Galinatti (RS) ficou em terceiro lugar e Fabiano José Arcadio Sobreira em segundo lugar.

Os projetos inscritos no concurso foram elaborados de acordo com as temáticas e os guias técnicos estabelecidos pela organização da Expo 2020, com as normativas legais de construção na cidade de Dubai, e em parceira com profissionais locais. A seleção teve como diretriz a inovação tecnológica com concepção sustentável, evidenciada no processo de construção e desmontagem da estrutura.

O arquiteto José Paulo Gouvêa é doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e, desde 2005, dirige o escritório JPG.ARQ, sediado em São Paulo. Foi primeiro colocado no Concurso Renova-SP da Sehab, São Paulo, 2011 e vencedor do Concurso Nacional para Projeto da nova unidade do SESC em Limeira, São Paulo, 2017. É autor do livro "Itinerarios de Arquitectura IT06: Paulo Mendes da Rocha" Fundación de Arquitectura Contemporânea, Cordoba, Espanha, 2012, e diretor do documentário "PMR 29: 29 minutos com Paulo Mendes da Rocha", São Paulo, 2011, em parceria com outros colegas. Colaborou com Heberle und Meyer - Raumlabor-Berlin, Una Arquitetos, MMBB, Piratininga e Paulo Mendes da Rocha.

Sobre a Expo Dubai 2020

As Exposições Universais ocorrem a cada cinco anos e são grandes eventos onde a maior atração são os pavilhões dos países participantes, que contam com espaço expositivo, atividades culturais e gastronômicas, seminários e eventos de relacionamento. Em 2020, com o tema Connecting Minds, Creating the Future, a Expo Dubai estará organizada em três eixos temáticos: Oportunidade, Mobilidade e Sustentabilidade. O Pavilhão do Brasil fará parte deste último eixo temático, reafirmando a importância da biodiversidade, da cultura da preservação do meio ambiente, da competitividade baseada na sustentabilidade e no retrato da multiculturalidade brasileira.

A Expo Dubai representa um momento singular de promoção da diversidade brasileira e uma oportunidade para a divulgação do país e de seus múltiplos aspectos. O evento tem ligação direta com os esforços da Apex-Brasil na promoção comercial do agronegócio, de tecnologias inovadoras, bem como na construção da imagem de um país atrativo economicamente e um destino natural para investimentos estrangeiros. Também contribuirá para reforçar a diversidade regional, gastronômica e a multiplicidade étnica e imigratória do Brasil.

A Apex-Brasil é a responsável pela construção do pavilhão e pela organização a participação brasileira na Expo Dubai, de 20 de outubro de 2020 e 10 abril de 2021. Em 2015, a Agência organizou a participação brasileira na Expo Milão e, em 2010, na ExpoXangai.

Expo Dubai 2020 | Pavilhão do Brasil na Exposição Universal

source
Apex Brasil
Brasília

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided