Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

O Portal Projetar.org promove regularmente concursos de ideias para estudantes de arquitetura. São exercícios acadêmicos hipotéticos, que visam estimular a criatividade e promover o aperfeiçoamento dos futuros arquitetos.

O desafio proposto aos alunos no 28º concurso do Portal foi criar um monumento dedicado à memória das mulheres, localizado no eixo monumental em Brasília/DF.

O exercício acadêmico proposto neste concurso visou promover a reflexão e o debate entre os futuros arquitetos e arquitetas sobre o poder da igualdade entre cidadãos e cidadãs como estopim para o real desenvolvimento de qualquer nação. Esta discussão perpassa, inclusive, a própria arquitetura enquanto profissão, e neste sentido, o concurso contou com o apoio do coletivo Arquitetas Invisíveis e do projeto ELAS da FAU UnB na elaboração do edital.

Neste concurso, além de estudantes de arquitetura e urbanismo, recém-formados (até um ano) também puderam integrar as equipes participantes.

Conquistou a primeira colocação o aluno Dante Akira Uwai da Universidade de Brasília - UNB - Brasília/DF.

Concurso Projetar.Org n. 028, Monumento a Memoria Feminina. Primeira colocação - Dante Akira Uwai, Universidade de Brasília - UNB, Brasília DF.
Imagem divulgação

  

Em relação ao projeto vencedor, a jurada Aline Cruz elogiou o aproveitamento do terreno, o dimensionamento dos espaços internos e externos, o equilíbrio entre cheios e vazios, além da transição entre os diferentes fluxos do projeto. Para Aline, o projeto trabalha a noção de monumento sem descuidar da espacialidade e sua capacidade de apropriação pelo usuário. Já a jurada Nanda Eskes elogiou a relação do projeto com o entorno, criando um centro cívico que se abre para a cidade e se protege ao mesmo tempo. Tais Cristina elogiou na proposta a compreensão do que seria a implantação de um novo símbolo no eixo monumental de Brasília. Destacou, ainda, a hierarquização dos espaços da proposta com a criação de praças de diferentes escalas, tirando proveito da topografia do lote e propiciando diversidade de atividades.

A segunda colocação foi concedida à equipe composta pelos acadêmicos Heinrich Froese Neto, Ana Carolina Naomi Yokota, Beatriz Dutra Alves e Erik Hiroshi Kusakariba da Universidade Federal do Paraná - UFPR - Curitiba/PR.

Concurso Projetar.Org n. 028, Monumento a Memoria Feminina. Segunda colocação - Heinrich Froese Neto, Ana Carolina Naomi Yokota, Beatriz Dutra Alves e Erik Hiroshi Kusakariba, Universidade Federal do Paraná - UFPR, Curitiba PR.
Imagem divulgação

Para Aline, a proposta demonstra bom entendimento sobre a monumentalidade do espaço externo e maior introspecção no espaço interno, equilibrando bem a ideia de um espaço monumental, porém feminino, com solução formal elegante e com boa capacidade de apropriação. Já Nanda Eskes destacou que a proposta é rica em sua linguagem e distribui o programa internamente, centrado em um pátio. Tais considerou o conceito adotado muito interessante, gerando um edifício que contrasta pela forma dos demais ali existentes. Elogiou, ainda, a nova topografia criada e o jardim interno acolhedor, muito adequado ao projeto.

O terceiro colocado foi a equipe formada pelos acadêmicos Ana Luisa Magalhães Moura, Camilla Mafra Rodrigues e Julia Katz Dorella Linhares, da Universidade Fumec - FUMEC - Belo Horizonte/MG.

Concurso Projetar.Org n. 028, Monumento a Memoria Feminina. Terceira colocação - Ana Luisa Magalhães Moura, Camilla Mafra Rodrigues e Julia Katz Dorella Linhares, Universidade Fumec, Belo Horizonte MG.
Imagem divulgação

Aline elogiou o conceito da proposta, que apresenta excelente estudo compositivo e aproveitamento do terreno, além de espacialidades proporcionais entre si e que estabelecem bom diálogo com o entorno monumental. Para Nanda, a proposta demonstra rica inserção urbana com a criação de diferentes momentos no projeto. Já Tais destacou na proposta a ideia de utilizar a árvore como representação do feminino, além de bom aproveitamento das condições do lote para criar uma nova topografia que "oculta" o programa e evidencia o elemento simbólico.

Na condição de menção honrosa foi indicada a proposta dos acadêmicos Rodolfo Araújo Cavalcanti de Lira, Paulo Gonçalo da Silva Neto, Letícia Allye Luna Nogueira da Faculdade Santa Maria - Cajazeiras /PB.

Concurso Projetar.Org n. 028, Monumento a Memoria Feminina. Menção honrosa - Rodolfo Araújo Cavalcanti de Lira, Paulo Gonçalo da Silva Neto e Letícia Allye Luna Nogueira, Faculdade Santa Maria, Cajazeiras PB.
Imagem divulgação

Aline considerou a proposta bastante madura, com boa lógica funcional e formal e soluções plásticas elegantes. Para Nanda e Taís, o edifício é bem composto e desenvolvido.

Ainda como menção honrosa a equipe formada pelas alunas Débora Caroline Boniatti Silva, Monique Rodrigues Carrazzoni, Camila de Oliveira Porto e Mariana Branco Froner da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Porto Alegre/RS.

Concurso Projetar.Org n. 028, Monumento a Memoria Feminina. Menção honrosa - Débora Caroline Boniatti Silva, Monique Rodrigues Carrazzoni, Camila de Oliveira Porto e Mariana Branco Froner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre RS
Imagem divulgação

  

Para Aline, a proposta trabalha a ideia do monumento de forma mais sutil, sem apelar para a grande escala, trazendo uma singeleza nos tratamentos dos espaços que rompe com a lógica monumental do entorno, com ambientes funcionais e bem setorizados. Já Nanda considerou um projeto com poucos meios com uma proposta sensível sobre a costura urbana e o diálogo. Tais julgou ser um projeto singelo que propicia uma circulação interessante com um jardim interno acolhedor.

O Concurso 029 do Portal Projetar.org propõe o exercício acadêmico de imaginar um espaço destinado à sobrevida do Museu Nacional enquanto seu lar definitivo estiver em recuperação. As inscrições já estão abertas no portal.

Projetar.Org

source
Projetar.Org
Cascavel

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided