Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

A ação é resultado da parceria entre a Loga e a EcoUrbis, concessionárias de limpeza urbana de São Paulo. O Movimento atende a meta 24, do Plano de Metas da Prefeitura de São Paulo para 2020

Conscientizar os paulistanos a separarem o lixo domiciliar em dois: comum e reciclável. 

Esse é o objetivo do Movimento Recicla Sampa, baseado em uma plataforma online de amplo conteúdo com vídeos, webdocs, tutoriais, jogos, materiais para impressão, reportagens, notícias da cidade, do Brasil, do mundo e entrevistas para orientar e informar os cidadãos que é preciso aumentar a quantidade de materiais reaproveitáveis e diminuir o volume dos resíduos enviados aos aterros sanitários da capital paulista. A nova ferramenta, lançada em 7 de fevereiro, no Centro Cultural São Paulo, pode ser acessada pelo site.

A ação é resultado da parceria entre a Loga e a EcoUrbis, concessionárias de limpeza urbana de São Paulo, e conta com o apoio institucional da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), responsável pela regulação dos contratos de limpeza. O Movimento atende a meta 24, do Plano de Metas da Prefeitura de São Paulo para 2020, que determina a redução, em quatro anos, de 500 mil toneladas de resíduos enviados aos aterros municipais.

São Paulo produz diariamente 12 mil toneladas de lixo domiciliar, o que significa dizer que, anualmente, a capital é responsável pela geração em média 3,6 milhões de toneladas de resíduos. Os números colocam a cidade no topo do ranking das que mais geram lixo do país. Para se ter uma ideia, a quantidade de lixo produzida poderia cobrir até 53 metros de altura de toda a avenida Paulista, principal via da cidade.

Segundo a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, através de dados colhidos pela gravimetria que analisa a composição do lixo domiciliar da cidade, cerca de 40% dos resíduos coletados poderiam ser reciclados e não o são. Somente algo como 7% do potencial de reciclagem presente nos resíduos domiciliares na cidade são reciclados. No ano de 2018, a coleta seletiva (diferenciada) porta a porta coletou 76,9 mil toneladas na cidade. Em razão disso, a cidade envia diariamente milhares de toneladas de materiais para os aterros sanitários que poderiam ser reciclados. Além das consequências ambientais e do custo elevado de transporte e descarte de todo esse material, a baixa adesão ao serviço prejudica a geração de emprego e renda para famílias dos trabalhadores de reciclagem da cidade, já que toda a renda obtida com a venda dos materiais reciclados coletados vai diretamente para as cooperativas habilitadas.

Por meio da conscientização e disponibilização de informações e serviços aos paulistanos, o Recicla Sampa pretende colaborar com a mudança de hábito das pessoas, especialmente na separação do lixo dentro das residências.

Por meio da conscientização e disponibilização de informações e serviços aos paulistanos, o Recicla Sampa pretende colaborar com a mudança de hábito das pessoas, especialmente na separação do lixo dentro das residências.

Plataforma

No site do Movimento, será possível acessar os horários em que ocorrem as coletas por bairros e regiões da cidade, baixar materiais gráficos e tutoriais de como separar corretamente os resíduos. A população poderá utilizar os conteúdos em casa, em seus locais de trabalho, nos condomínios e em locais públicos. É uma ferramenta colaborativa.

“Enfrentamos o desafio de mobilizar os cidadãos a partir de um senso de urgência já colocado. A megaoperação que envolve o gerenciamento do lixo na capital depende fundamentalmente de um novo comportamento, que começa dentro da casa de cada paulistano”, ressalta Edson Tomaz Filho, presidente da Amlurb.

Os usuários ainda terão acesso a informações sobre o processo de reciclagem, entrevistas com especialistas renomados da área de sustentabilidade e dicas de como reaproveitar materiais. Além disso, os paulistanos poderão localizar os endereços dos pontos de coleta para descarte de itens como: óleo de cozinha, eletrônicos, eletrodomésticos, remédios, entre outros, a localização dos Pontos de Entrega Voluntária de Recicláveis, os Ecopontos espalhados pela cidade e muito mais.

Na página, o usuário encontrará ainda vídeos tutoriais de boas práticas e dicas de reciclagem, além de minidocumentários sobre diferentes assuntos que permeiam o universo da reciclagem, como o funcionamento das centrais mecanizadas de triagem e das cooperativas de catadores, os pátios de compostagem e o impacto do lixo na cidade. A plataforma, que tem como pilar os 5Rs da sustentabilidade – Repensar, Reduzir, Reutilizar, Recusar e Reciclar, será colaborativa e aberta a todos os cidadãos.

Sobre a coleta na cidade: Loga e Ecourbis

A coleta de lixo na cidade de São Paulo é realizada pela Loga, responsável pelas zonas Central, Norte e Oeste, e pela EcoUrbis, que administra as áreas Sul e Leste.
A megaoperação do gerenciamento e logística do lixo na cidade envolve 352 caminhões de coleta domiciliar dos resíduos comuns e 72 dos resíduos recicláveis.

São Paulo é a única cidade da América Latina que conta com as chamadas centrais mecanizadas de triagem, uma pertencente à Loga e outra à EcoUrbis. Ambas têm a capacidade de operar em dois turnos, seis vezes por semana e de processar 250 toneladas de recicláveis por dia.

Os caminhões saem de segunda a sábado das sedes das concessionárias para a realização do serviço com um roteiro pré-determinado, a ser cumprido no caso da coleta dos resíduos recicláveis por uma equipe formada por dois coletores e um motorista por veículo.

Há dois tipos de caminhão envolvidos na operação: o que recolhe o lixo domiciliar,
e consegue compactar até 10 toneladas, e o da coleta dos recicláveis, que transporta até 3 toneladas para não danificar resíduos.

Após serem coletados na porta das residências, em dias e horários específicos, os resíduos são enviados às centrais de triagem, onde são separados por tipo, cor e tamanho, e para as 24 cooperativas habilitadas na capital. Depois do processo de segmentação, os resíduos são enfardados e vendidos, garantindo a renda de cerca de 1.200 famílias.

Sobre a Amlurb

Autarquia vinculada à Secretaria Municipal das Subprefeituras de São Paulo responsável pela gestão dos resíduos sólidos e limpeza urbana da cidade.

Sobre a Ecourbis

Concessionária responsável pela coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos domiciliares, recicláveis e materiais dos serviços de saúde da região sudeste do município. Sua operação contempla 19 das 32 Subprefeituras localizadas nas zonas Sul e Leste. A empresa também opera uma unidade de tratamento de resíduos de saúde e administra uma central mecanizada de triagem.

Sobre a Loga

Concessionária encarregada da coleta, transporte e destinação final de resíduos domiciliares, recicláveis e materiais dos serviços de saúde da região noroeste.
Sua operação abrange 13 Subprefeituras localizadas nas zonas Central, Oeste e Norte. Além de gerenciar uma central de triagem de resíduos recicláveis, a empresa opera uma unidade de tratamento de resíduos de saúde.

<br />Imagem divulgação


Imagem divulgação

Movimento Recicla Sampa

source
Recicla Sampa
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided