Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Dirigida pela cineasta Isa Grinspum Ferraz, a série reflete sobre aspectos e dimensões do urbanismo no país. Todos os episódios poderão ser assistidos gratuitamente

Produzida a partir do livro de mesmo nome do antropólogo, poeta e ensaísta Antonio Risério, publicado em 2012, a série documental A Cidade no Brasil propõe, de maneira interdisciplinar e intercultural, uma reflexão sobre aspectos e dimensões do fenômeno urbano no país, a partir de depoimentos de especialistas e pensadores. São 10 episódios – oito com duração aproximada de 26 minutos e dois episódios especiais (o primeiro e o último), com 40 minutos cada. Dirigida pela cineasta Isa Grinspum Ferraz, a série tem estreia online no dia 25/3, segunda-feira. Todos os episódios serão disponibilizados, na íntegra, para serem assistidos gratuitamente sob demanda, em alta definição, com legendas em português, inglês e espanhol, no site do SescTV, em sesctv.org.br.

No dia 25/3 será realizado um bate-papo que marca o lançamento da série, no CineSesc, na capital paulista, a partir das 20h30, com a presença da diretora, de Guilherme Wisnik, arquiteto e professor da FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo; e de Fernando Serapião, arquiteto, urbanista e editor da revista Monolito.

A Cidade no Brasil traz um olhar atento sobre as cidades brasileiras, desde a sua criação até a atualidade. “Com a série, pretendemos fazer uma espécie de ‘arqueologia’ da cidade brasileira, buscando ver e pensar nas várias camadas que a cidade de hoje encobre, desde nossas raízes indígenas, lusas e negras até os dias de hoje”, explica Isa Grinspum Ferraz. Ela comenta que as cidades são lugares de invenção, multiplicidade, tolerância e intolerância, de trocas e de expressões de criatividade cultural, além de discriminação, segregação e exploração. “Vamos mergulhar nesse universo com os olhos voltados para o futuro”, completa a diretora.

Antonio Risério chama a atenção para a crise urbana que o Brasil vive hoje, para ele, a maior de toda a história do país. “Daí que seja urgente e necessário conversar sobre o assunto. Até porque, há décadas, nossos governantes não movem uma palha para tentar mudar as coisas. A transformação tem de ser pensada, defendida e liderada por nós”, explica. Risério é um dos entrevistados da série, juntamente com a também antropóloga Manuela Carneiro da Cunha, o cientista Carlos Nobre, os arquitetos e urbanistas Alexandre Delejaicov, Ermínia Maricato, Guilherme Wisnik, Hugo Segawa, Marta Bogéa, Paulo Ormindo e Renato Cymbalista, os produtores culturais Bruno Ramos e Sérgio Vaz, o educador Eduardo Cardoso, a arqueóloga Cristina Barreto, entre outros.

A série é pontuada por imagens de arquivos garimpadas em cinematecas e centros culturais do Brasil, de Portugal e da França, e outras atuais filmadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Ouro Preto, Mariana, Recife, Salvador e Belém. Seu primeiro episódio, A Cidade, conceitua esta área geográfica, discute como agem e se organizam seus habitantes e questiona sobre o processo de urbanização no Brasil. A produção aborda também as especificidades das cidades brasileiras em relação às cidades no mundo, e a diferença entre centro e periferia, que está sendo amenizada por meio das ações de coletivos de artistas e movimentos em prol de uma construção mais social e democrática da cidade.

Com trilha sonora composta pelo DJ Dolores, a série é composta, ainda, pelos episódios Cidade Ameríndia, Metrópole Neoindígena; O Brasil Nasceu Urbano; A Cidade Africana; Cidade de Vidas Embaralhadas; Sertão, Cidade, Segregação; Cidade Natural ou Desperdício?; Cidade e Migração; Vanguarda e Tradição; e Direito à Cidade.

Sobre Isa Grinspum Ferraz

A socióloga e cineasta Isa Grinspum Ferraz começou sua carreira em 1980, na fundação Roberto Marinho. Atuou com Darcy Ribeiro, na década de 1990, escrevendo e dirigindo o programa Escola pela TV, na extinta Rede Manchete. Concebeu e dirigiu a série O Povo Brasileiro, baseada na obra de Darcy Ribeiro, exibida no canal GNT e na TV Cultura; e as séries Intérpretes do Brasil e O Valor do Amanhã, exibidas no programa Fantástico, da TV Globo. Dirigiu ainda a série Galáxias – olhares sobre o Brasil, realizada pelo SescTV e exibida no canal e na TV Escola. Seu primeiro longa-metragem, o documentário Marighella, conta a história de seu tio, o guerrilheiro Carlos Marighella. Isa também é responsável por projeto de museus, como o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

Uma nova plataforma gratuita sob demanda

Além do acesso à programação ao vivo do canal, o novo site do SescTV oferece uma seleção de programas e séries brasileiras que podem assistidas na íntegra, gratuitamente, sem necessidade de cadastro. Basta acessar sesctv.org.br. São shows, documentários, debates e entrevistas, que tratam de temas como arquitetura, literatura, filosofia, teatro, política, sociedade, ética e cotidiano, e podem ser assistidos a qualquer momento e em qualquer lugar, via internet. Dentre os programas estão as séries Arquiteturas e Habitar Habitat, ambas dirigidas por Paulo Markun e Sergio Roizenblit; Estilhaços e HiperReal, dirigidas por Kiko Goifman; Filosofia Pop, dirigida por Esmir Filho e apresentada por Marcia Tiburi; Super Libris, de José Roberto Torero, e Galáxias – Olhares sobre o Brasil, de Isa Grinspum Ferraz.

Sobre o SescTV

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes artistas da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço

Lançamento da série: A cidade no Brasil

Direção: Isa Grinspum Ferraz

Produtora: Texto e Imagem

Realização: SescTV

Episódios: 10

Duração: de 26 a 45 min.

Classificação Indicativa: Livre

Idioma Original: Português

Legendas: Português, Inglês, Espanhol

On Demand

Dia 25 de março de 2019

Episódios

  • A Cidade
  • Cidade Ameríndia, Metrópole Neoindígena
  • O Brasil Nasceu Urbano
  • A Cidade Africana
  • Cidade de Vidas Embaralhadas
  • Sertão, Cidade
  • Cidade Natural ou Desperdício
  • Cidade e Migração
  • Vanguarda e Tradição
  • Direito à Cidade 

No CineSesc

Dia: 25/3, a partir das 20h30

Exibição do 1º episódio, A Cidade, e bate-papo com Isa Grinspum Ferraz, Guilherme Wisnik e Fernando Serapião, arquiteto e urbanista e editor da revista Monolito.

No SescTV

1º episódio: A Cidade

Estreia: 3/4, quarta, às 21h

Classificação indicativa: 12 anos

Reapresentações: 5/4, sexta, às 19h; 6/4, sábado, às 18h; 7/4, domingo, às 14h; 8/4, segunda, às 11h; 9/4, terça, às 19h.

Para sintonizar o SescTV:

Canal 128, da Oi TV Ou consulte sua operadora

Assista também online no SescTV.

<br />Foto Gabriel Barrella


Foto Gabriel Barrella

A Cidade no Brasil

source
Sesc SP
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided