Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news


O projeto

O livro Desenho como questionamento: distintas dimensões de planos e projetos urbanos é fruto de varias experiências profissionais e acadêmicas pelo Brasil. Findado o processo de escrita nosso desafio agora é fazer com que o livro chegue às bibliotecas das faculdades aqui indicadas por você. Serão encaminhados, gratuitamente, um exemplar impresso para as 10 bibliotecas de faculdade mais indicadas pelos colaboradores. Caso a meta seja atingida plenamente, nos comprometemos a enviar o livro, gratuitamente, para as 50 bibliotecas mais indicadas.

Escrito durante o pós doutoramento realizado no Proarq / FAU UFRJ, o livro discute os diferentes papeis do desenho para o Arquiteto Urbanista, trazendo reflexões a respeito do planejamento urbano, da paisagem, da morfologia urbana, da regularização urbanística, da segregação socioespacial das cidades brasileiras.

Capa do livro Desenho como questionamento: distintas dimensões de planos e projetos urbanos
Imagem divulgação

Apesar de ser escrito por Jonathas Magalhães Pereira da Silva, professor da PUC-Campinas, cabe enfatizar que o conhecimento produzido foi em conjunto com centenas de pessoas que participaram das equipes técnicas dos planos e projetos desenvolvidos em São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Rondônia e Pará e nas pesquisas que tiveram como objeto, além dos já citados, Tocantins, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Segue trecho do prefácio escrito por Luiz Carlos Toledo:

"A entrega total do autor à sua obra, seja ela um plano diretor, um artigo ou uma aula, é uma das características de Jonathas que mais aprecio e que, neste livro, se traduz na beleza dos desenhos - croquis - projeto gráfico e num texto tão enxuto quanto claro.

O leitor mais atento perceberá a delicada articulação entre texto e desenho, que difere, em muito, do caso em que este é apenas uma ilustração. Aqui, o caso é outro, os desenhos e croquis têm potência superior, são eles, muitas vezes, o ponto de partida das reflexões, ideias e conclusões contidas nos textos.

O leitor também perceberá que tanto os textos como os desenhos e croquis são produzidos com uma grande economia de palavras e de traços que revela o domínio do autor nas questões de planejamento, em suas diferentes escalas de atuação e seu talento como desenhista."

Ilustrações do perfil de ocupação de núcleos urbanos isolados, perfil de continuidade de ocupação precária no morro e no plano e perfil de ocupação precária limitada às áreas do morro
Imagem divulgação [Desenho como questionamento: distintas dimensões de planos e projetos urbanos]

Orçamento

O livro já se encontra diagramado restando apenas imprimi-lo e distribuí-lo.

A publicação conta tem 271 páginas por onde se distribuem 179 desenhos coloridos. Será impresso em couche fosco ou similar, 70gr; encadernado com capa triplex ou similar, 210gr

O recurso arrecadado será gasto:

a) na impressão do livro para as 10 (dez) bibliotecas das faculdades mais indicadas;

b) na impressão do livro para aqueles que optarem pela compra antecipada;

c) com os custos de postagens dos livros para as 10 (dez) bibliotecas das faculdade mais indicadas;

d) nos custos de impressão da primeira edição.

obs.: caso a meta de arrecadação seja plenamente alcançada serão enviados para cada uma das 50 (cinquenta) bibliotecas mais indicadas um exemplar impresso.

Para colaborar com a campanha no Catarse, clique aqui.

Desenho como questionamento: distintas dimensões de planos e projetos urbanos

source

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided