Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news


Imagem divulgação

O Portal Projetar.org promove regularmente concursos de ideias para estudantes de arquitetura. São exercícios acadêmicos hipotéticos, que visam estimular a criatividade e promover o aperfeiçoamento dos futuros arquitetos.

Neste ano, comemoram-se cem anos da fundação da Bauhaus, escola alemã que revolucionou o ensino e a produção em arquitetura e design. Neste contexto, o 30º concurso de ideias Projetar.org desafiou acadêmicos de todo o mundo a projetar um campus da Bauhaus ao lado do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde Max Bill idealizou uma das primeiras escolas de design do Brasil, fundamentada nos preceitos da Bauhaus e da sua sucessora alemã, a Escola de Ulm.

O Concurso foi um convite aos acadêmicos e jovens profissionais a refletir sobre a trajetória da arquitetura e do design brasileiro, e também sobre o seu futuro, deixando-se inspirar pelo clima de experimentação que levou a Bauhaus a criar soluções revolucionárias para enfrentar um momento desafiador, no qual o futuro era desconhecido.

Os jurados deste concurso foram Thorsten Nolte (UrbaneGestalt /Atelie 77 – Alemanha/Rio de Janeiro), Igor Campos (Studio MRGB – Brasília) e Renata Bolliger (Índio da Costa A.U.D.T – São Paulo/SP).

Conquistou a primeira colocação o recém-formado Gustavo Bondezan Cardoso da Universidade Estadual de Maringá – UEM, de Maringá/PR. Para o júri, os pontos fortes desta proposta foram a permeabilidade visual e escala humana do edifício.

Projetar.Org, Concurso Bauhaus Brasil, 2019. Primeira colocação: Gustavo Bondezan Cardoso (Universidade Estadual de Maringá – UEM, Maringá PR)
Imagem divulgação [Release Projetar.Org]

A segunda colocação foi concedida a equipe do recém-formado Lucas Zabeu Cunha e aos acadêmicos Amanda Ferreira Paiva Moreira, Luiz Felipe da Costa Sakata, Mariana da Silva Gonçalves e Débora Nojiri de Moraes Arruda da Universidade de São Paulo – USP, de São Paulo/SP. Para o júri, os pontos fortes desta proposta foram a apresentação, a compreensão do tema e o diálogo com o MAM.

Projetar.Org, Concurso Bauhaus Brasil, 2019. Segunda colocação: Lucas Zabeu Cunha, Amanda Ferreira Paiva Moreira, Luiz Felipe da Costa Sakata, Mariana da Silva Gonçalves e Débora Nojiri de Moraes Arruda (Universidade de São Paulo – USP, São Paulo SP)
Imagem divulgação [Release Projetar.Org]

A terceira colocação foi para a equipe formada pelos acadêmicos Ana Luiza Bemquerer, Helio Rodrigues Lima e Bruno Mesquita Monnerat da Universidade Santa Ursula – USU, do Rio de Janeiro/RJ. Para o júri, os pontos fortes desta proposta foram a funcionalidade e a resolução dos espaços.

Projetar.Org, Concurso Bauhaus Brasil, 2019. Terceira colocação: Ana Luiza Bemquerer, Helio Rodrigues Lima e Bruno Mesquita Monnerat (Universidade Santa Ursula – USU, Rio de Janeiro RJ)
Imagem divulgação [Release Projetar.Org]

Na condição de menção honrosa foi indicada a proposta do recém-formado Mário Rubem Costa Santana e do acadêmico Rafael Lamary Silva Santos da Faculdade Independente do Nordeste – Fainor–Vitória da Conquista/BA. Para o júri, os pontos fortes desta proposta foram a apresentação e a solução construtiva.

Projetar.Org, Concurso Bauhaus Brasil, 2019. Menção honrosa: Mário Rubem Costa Santana e do acadêmico Rafael Lamary Silva Santos (Faculdade Independente do Nordeste – Fainor, Vitória da Conquista BA)
Imagem divulgação [Release Projetar.Org]

Uma análise mais aprofundada de cada proposta consta na Ata de julgamento, disponível no Portal Projetar.org, junto com as pranchas na íntegra dos vencedores e de todas as equipes que enviaram propostas para o certame.

O próximo concurso do Portal Projetar.org já tem tema definido: imaginar o Parque Minhocão, em São Paulo/SP. As inscrições serão abertas no dia 13/05 no portal.

Projetar.Org

source
Projetar.Org
Cascavel

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided