Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Segundo afirmação do arquiteto Gustavo Penna, em palestra no Congresso Latino-Americano da Construção Metálica, o setor da construção em aço terá grande oportunidade em retrofits de edificações

“A cadeia produtiva do aço, incluindo os arquitetos, precisa inovar, buscando soluções próprias para as necessidades nacionais. É preciso pensar também nas mudanças climáticas que já estão acontecendo”, afirma, exemplificando que o material pode criar varandas, beirais e outras estruturas que favoreçam o sombreamento e a ventilação natural nos edifícios.

Penna também mostrou seus projetos de maior destaque. Entre eles, o do Memorial Congonhas, que prevê melhorias para o Santuário do Bom Jesus dos Matosinhos, em Congonhas do Campo, MG, lar das esculturas dos 12 profetas em pedra-sabão, de Aleijadinho. O projeto para este Patrimônio Cultural da Humanidade surgiu de um concurso da Unesco e prevê um espaço para os romeiros, outro para turistas e um centro de referência para o estudo do barroco, onde as estátuas poderão ser recuperadas dos danos causados pelo vandalismo e pela exposição ao tempo e à poluição.

Um projeto mais recente é a remodelação do estádio do Mineirão, visando a Copa do Mundo de 2014. O escritório de Penna está encarregado de criar melhorias no entorno do estádio, como uma esplanada que facilitará o embarque e o desembarque de visitantes, permitindo que o estádio seja esvaziado em oito minutos. A reforma respeita as características da arquitetura original, valorizará a área da Pampulha e usará tecnologias avançadas, como a estrutura de anéis de aço que suportará a cobertura. “Vamos mostrar o melhor em tecnologia para estádios neste projeto”, conclui o arquiteto.

A tecnologia steel frame foi usada por Penna pela primeira vez no projeto da residência Lagoa Santa, construída em 2003, em Minas Gerais e permitiu a criação de um pé direito duplo na sala. O projeto incentivou a criação de outra casa em steel frame, desta vez com uma curva na cobertura, que será um marco na paisagem.

Inovação no uso do aço foi assunto da palestra do arquiteto Gustavo Penna no Construmetal 2010

source
Alda Ribeiro
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided