Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Em outubro, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro completa 21 anos de atividades e oferece uma série de eventos inéditos com opções para os mais diversos públicos.

Inaugurado em 1989, o CCBB Rio, pioneiro na revitalização do Centro Histórico da Cidade, vive constante processo de renovação, mantendo tradições, preservando seu patrimônio, valorizando o passado, ao mesmo tempo em que olha adiante, procurando abrir espaço para o novo, incentivando ações ousadas e criativas. Um polo multicultural que reúne diversos espaços num só.

Entre os dias 01 a 12 de outubro toda a programação tem entrada franca. E entre os dias 12 e 31 de outubro, o horário de funcionamento será estendido até às 22h.

No dia 12 de outubro, o prédio centenário reúne o ontem e o hoje nas artes visuais. Numa viagem ao passado, a exposição Islã apresenta 1400 anos da história da cultura do mundo islâmico. Por meio de astrolábios, tapeçaria,  mosaicos,  cerâmicas,  pinturas  e  objetos centenários provenientes de acervos da Irã, Síria, Turquia, Tunísia e Argélia.

Num contraponto à visão milenar da arte do Islã, a exposição Miragens traz 58 obras de arte contemporânea, onde a visão de 17 artistas confronta a imagem estereotipada que o Ocidente acabou desenvolvendo sobre o Oriente.

Já a Sala a Contemporânea, seguindo a proposta de apontar novas perspectivas estéticas e conceituais para a arte brasileira, apresenta o trabalho de Matheus Rocha Pitta, que desde 2007, coleta imagens de apreensões realizadas pela polícia, símbolos atuais do controle e da lei.

O disco de vinil, mídia desenvolvida no início da década de 1950 está de volta com uma série de shows que prometem transformar o Foyer do prédio num verdadeiro happy hour. Esse formato inovador surge com a série Vinil é Cultura que promove o encontro de Djs de diferentes tendências, Rock, Disco, Boogie, Soul Music, Hip Hop, Dance, Samba Rock, Psicodelismo, MPB, Eletrônico, House e Drum and Bass.

A comemoração continua e a série Novas Gafieiras promove bailes na rotunda, recordando o som de grandes orquestras, formato tradicional no Rio de Janeiro dos anos 1930.

Além da programação relacionada ao Islã e dos shows de outubro, o CCBB Rio reserva espaços recém-criados e reformados nos últimos anos, como o novo restaurante, a livraria ampliada do térreo e o Arquivo Histórico.

Para os mais detalhistas, o prédio ainda reserva supresas. Ao visitar o CCBB, é possível conferir e admirar a restauração realizada em mais de 200 lustres e também no piso de mármore do térreo.

Mantendo atividades e sem prejudicar a visitação, as reformas são constantes, pois, o prédio inaugurado em 1906 encontra-se completamente modernizado e acessível a idosos e pessoas com necessidades especiais por meio de rampas, elevadores, banheiros adaptados e adequações nos teatros e salas de projeção.

Outra novidade é o Espaço Convivênci@. Criado em 2010, em contraste com a arquitetura neoclássica do prédio, a sala chama a atenção pelo clima contemporâneo, com mobiliário moderno, em cores fortes, iluminação futurista e atendendo pedidos dos frequentadores, conta com serviço de acesso à internet grátis, via conexão Wi-Fi.

Buscando, cada vez mais, interagir com o público, o Twitter do CCBB Rio convida a todos a acompanharem a programação com atualizações diárias. Com mais de 10 mil seguidores, os internautas têm participado replicando postagens e comentando sobre os eventos.

A interatividade não para, e também é possível ver e enviar para amigos, videos no YouTube com trechos sobre as exposições, peças de teatro,  mostras de cinema e espetáculos de dança que estejam sendo ou que já foram realizados nos CCBBs.

Outro presente para o público é a notícia de que a Biblioteca será reformada com a modernização de todos os espaços, novo mobiliário, melhor estrutura para atender o público infantil e criação de espaço dedicado ao material de áudio. Com esse projeto, o CCBB também espera valorizar ainda mais a acessibilidade dos deficientes visuais que se beneficiarão do acervo de CDs e de livros falados.

A reforma da Biblioteca não interrompe o trabalho realizado no CCBB pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Niterói – APAE que atuam na conservação e restauração de acervo bibliográfico. Além de preservar o patrimônio, com essa iniciativa, que também faz 21 anos, o CCBB espera contribuir para a inclusão social e incentivar a participação da pessoa  com deficiência na sociedade.

CCBB Rio de Janeiro completa 21 anos e realiza diversos eventos

source
Imprensa CCBB Rio de Janeiro
Rio de Janeiro RJ Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided