Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Mineiro de nascimento, carioca de adoção, o importante arquiteto e intelectual Jorge Czajkowski falece no Rio de Janeiro no dia 16 de outubro de 2010

O arquiteto Jorge Czajkowski faleceu no Rio de Janeiro no último sábado, no dia 16 de outubro de 2010. Mineiro nascido em Belo Horizonte, em 1948, de origem polonesa, Czajkowski radicou-se ainda jovem no Rio de Janeiro, aonde se graduou arquiteto e urbanista pela UFRJ, em 1972.

Teve destacada atuação acadêmica, fundando e coordenando o Núcleo de Pesquisa e Documentação – NPD (1982-1993), além de criar e editar a Arquitetura Revista (1983 e 1990). Na PUC-Rio, participou também da revista Gávea, da qual foi membro do Conselho Editorial.

Destacou-se também no poder público, com várias participações. Como curador do Centro de Arquitetura e Urbanismo – CAU (1997-2000), foi  responsável por diversas mostras, com destaque para “Jorge Machado Moreira”, apresentada na 3ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (1999) e cujo catálogo é uma das mais importantes publicações sobre a arquitetura moderna brasileira.

O corpo do arquiteto Jorge Czajkowski foi cremado na terça-feira, dia 19 de outubro. A missa de sétimo dia será no dia 22 de outubro, sexta-feira, às 17 horas, na Igreja Paroquiana Polonesa, na rua Marquês de Abrantes, 215.

Jorge Czajkowski no Vitruvius

Sobre o arquiteto Jorge Czajkowski, estão disponíveis as seguintes matérias no portal Vitruvius:

“Jorge Paul Czajkowski, de Roberto Conduru, Drops.

“Guias da arquitetura carioca“, de Roberto Segre, Resenhas Online.

Affonso Eduardo Reidy, de Roberto Segre, Drops.

Jorge Paul Czajkowski (Belo Horizonte, 1948 – Rio de Janeiro, 2010)<br />Foto divulgação

Jorge Paul Czajkowski (Belo Horizonte, 1948 – Rio de Janeiro, 2010)
Foto divulgação

Falece o arquiteto Jorge Czajkowski

source
IAB-RJ / Roberto Conduru / Vitruvius
São Paulo / Rio de Janeiro

share


© 2000–2019 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided