Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

O IBAC - Instituto Brasileiro Arte e Cultura em parceria com a Escola da Cidade e a Aliança Francesa promoveram, no dia 24 de novembro, a 2ª edição do Prêmio IBAC, concedido a pessoas e entidades que se destacam pela contribuição à Memória Cultural Brasileira.

Na Edição 2010, receberam o Troféu IBAC os trabalhos das áreas de Arquitetura, Cinema, Dança e Música, referentes ao período de 1º de Janeiro e 31 de Dezembro de 2009.

O objetivo da premiação é contemplar iniciativas de pessoas físicas ou jurídicas, profissionais ou amadoras, cuja atuação seja relevante para a preservação e difusão do Patrimônio Artístico e Cultural Brasileiro.

Premiados

arquitetura
Maria Elisa Costa

cinema
Revista Eletrônica Zingu!

música
Fernando Faro

dança
Luis Arrieta

A noite de premiação aconteceu no auditório da Aliança Francesa e foi conduzida pelo ator Milton Gonçalves e a escritora Mariana Trama.

indicados

Arquitetura

Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb
Pelo projeto para o Centro Universitário Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na USP, que desenvolvem desde 2001.

Glauco Campello
Pela participação, ao longo de sua história, no restauro e revitalização de centros históricos e por sua atuação à frente do Instituto do Patrimônio Cultural e do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Maria Elisa Costa
Pela coordenação do acervo da Casa de Lucio Costa no Rio de Janeiro, que registra a produção de um dos maiores arquitetos e urbanistas brasileiros de todos os tempos.

Cinema

Coleção Aplauso  da Imprensa Oficial do Estado
Pela publicação da biografia de mais de uma centena de personalidades ligadas ao cinema e às artes cênicas.

Coletivo Alumbramento
Pelo incentivo a um novo ciclo de realizações fora do eixo Rio-São Paulo, estimulando a produção de curtas e longas metragens realizada por jovens no Estado do Ceará.

Revista Eletrônica Zingu!
Pela arqueologia do cinema brasileiro não oficial, particularmente na pesquisa realizada sobre obras do Cinema da Boca  e do Cinema Carioca de consumo popular.

Dança

Iracity Cardoso e Inês Bogéa
Pela fundação da São Paulo Companhia de Dança e pela série de DVD’s Figuras da Dança, que registra a história de grandes personalidades da Dança brasileira.

Ivan Grandi
Pela criação da revista Dança Brasil, que atinge todos os segmentos da área, enfocando desde escolas e companhias profissionais, até bailarinos, dançarinos, coreógrafos, eventos e espetáculos de todo o país.

Luis Arrieta
Pelos anos dedicados à pesquisa de obras consagradas do repertório da dança mundial, que constituem um rico acervo histórico pessoal da dança brasileira e internacional.

Música

Antonio Nóbrega
Pelos anos dedicados à pesquisa de manifestações musicais folclóricas brasileiras, muitas vezes integrando-as às linguagens características da música erudita.

Fernando Faro
Pelo programa Ensaio, que consiste na gravação audiovisual de depoimentos de compositores e intérpretes, formando um dos maiores panoramas históricos da Música Popular Brasileira.

Mario Luiz Thompson
Pelo maior acervo particular de fotografias que preservam a trajetória de ícones da nossa música, constituindo o mais amplo registro iconográfico já realizado sobre a história da MPB.

IBAC 2010 premia quatro áreas da Arte e Cultura Brasileira

source
Angela Oskar, IBAC
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2018 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided