Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Arquitetura contemporânea e ecoeficiente de Zanettini é tema do livro publicado pela Petrobras

Recentemente lançado no auditório do Centro de Convenções do Projeto de Ampliação do CENPES, o livro Arquiteturas em Contextos de Inovação – Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na Cidade Universitária da UFRJ, organizado pela professora da FAU UFRJ Maria Angela Dias, descreve e analisa os projetos arquitetônicos desenvolvidos para a construção dos dois prédios do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da Petrobras, ambos localizados na Ilha do Fundão, Rio de Janeiro.

Concebidos em diferentes momentos históricos, nos anos 70 pelo arquiteto Sérgio Bernardes e no início dos anos 2000 pelo arquiteto Zanettini, em co-autoria com José Wagner Garcia, os dois projetos constituem um reflexo fiel e a materialização dos conceitos inovadores sempre valorizados pela Petrobras ao longo de sua atuação no cenário nacional e internacional. “Mais do que prédios, esses arquitetos projetaram espaços de criação, ambientes que propiciam e incentivam a inovação”, afirma Carlos Tadeu da Costa Fraga, gerente executivo do CENPES.

Desenvolvido por Zanettini e destinado à experimentação científica e ao desenvolvimento de atividades tecnológicas para evolução da indústria do petróleo, gás e energia, o projeto de ampliação do CENPES é sinônimo de arquitetura limpa, segura e ecoeficiente. Recentemente inaugurado, já representa uma nova etapa da arquitetura contemporânea no país e, assim, se transformou em um dos principais ícones da sustentabilidade no Brasil.

Em uma área construída que totaliza 305.000 mil metros quadrados, o projeto de ampliação do CENPES e a edificação original de Sérgio Bernardes coexistem em calçadas opostas da mesma rua e se completam como ícones representativos da história da Petrobras. Concebida por Zanettini, uma passagem subterrânea interliga as duas construções e valoriza a importância da Ilha do Fundão como pólo desenvolvedor de estudos acadêmicos e pesquisas em alta tecnologia.

Arquiteturas em Contextos de Inovação – Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na Cidade Universitária da UFRJ é um livro voltado para comunidade acadêmica, feito com o objetivo de contribuir para os estudos nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Engenharia, mas que também pode ser lido e compreendido por interessados em geral. Com texto didático e belas imagens, que pretendem aproximar o leitor da realidade das duas edificações, o livro também apresenta os procedimentos do concurso nacional de projetos para a construção da expansão e os projetos finalistas deste concurso.

A primeira edição da publicação, com impressão de 5.000 exemplares, será doada para as bibliotecas dos cursos de Arquitetura de todo Brasil. “Organizar e participar como autora foi sem dúvidas uma experiência enriquecedora seja pelos caminhos percorridos em busca de informações, seja pelo encontro com pessoas que testemunharam o processo de realização das duas edificações” completa Maria Angela Dias, organizadora do livro.

DIAS, Maria Ângela (org.). Arquiteturas em Contextos de Inovação – Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na Cidade Universitária da UFRJ. Rio de Janeiro, Petrobrás, 2010

DIAS, Maria Ângela (org.). Arquiteturas em Contextos de Inovação – Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na Cidade Universitária da UFRJ. Rio de Janeiro, Petrobrás, 2010

Arquiteturas em contextos de inovação

source
Clarissa Turra / Pitanga Comunicação
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided