Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Acaba de ser publicado pela Editora Universidade de Brasília um livro elaborado em homenagem ao arquiteto cujo nome se encontra estampado no seu título. João Filgueiras Lima é o nosso tão conhecido Lelé.

O livro foi lançado como celebração ao recém inaugurado Memorial Darcy Ribeiro, o Beijódromo, cujo projeto e construção foram uma promessa feita por Lelé ao amigo Darcy. O Memorial guarda a memória do intelectual, antropólogo,  professor, político, membro da Academia Brasileira de Letras, cidadão marcado pela brasilidade e pela paixão, um dos fundadores e primeiro reitor da Universidade de Brasília.

Quem organiza o livro OLHARES... é a professora Cláudia Estrela Porto, autora do Prefácio e de um dos textos que compõem  a obra. Trata-se de um presente a Lelé, a quem o livro torna presente, em suas 176 páginas, compostas por preciosos textos de André Aranha Corrêa do Lago, Andrey Rosenthal Schlee, Ana Gabriella Lima Guimarães, Ana Luiza Nobre, Cláudia Estrela Porto, Hugo Segawa, Maria Amélia Devite Ferreira D’Azevedo Leite, Maria Elisa Costa e Yopanan Conrado Pereira Rebello. Com palavras cuidadosamente escolhidas, as autoras e os autores desenham o homenageado, traçando uma trama de linhas que se estendem no tempo e no espaço, ligando Lelé a grandes nomes da arquitetura mundial, a obras enraizadas em um forte compromisso social e político expresso em escolas e hospitais, a mestres companheiros, como Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Athos Bulcão. Arquiteto, fabricante, construtor, criador. Criador de prédios, pontes, processos, elementos de construção. Criador de lugares de cura, de lugares de educação, de lugares de beleza, de lugares de fraternidade, de relação. Compromisso com a estética, a ética e a política. Lelé respira o Brasil, vive o Brasil, inspira o mundo. As imagens  do livro nos tiram da magia das palavras e nos levam ao encanto de croquis e de obras que querem nos provar a legitimidade do elogio. Uma dança – palavras, figuras, traços, rostos – encontro do escrito com o figurado, que leva os leitores e as leitoras a nos deliciarmos com o jogo das duas linguagens que se esboçam: os diversos estilos de escritura e as figuras que surgem, no virar das páginas, em sua expressividade máxima, original, assinando simples e definitivamente um nome: Lelé. 

Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino
Diretora da Editora Universidade de Brasília. Professora do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento. Instituto de Psicologia. Universidade de Brasília.

Sumário

Maria Elisa Costa: A tecnologia sob um novo olhar

André Aranha Corrêa do Lago: Um herói desconhecido

Ana Luiza Nobre: João Filgueiras Lima: arquitetura no limite

Yopanan Conrado Pereira Rebello e Maria Amélia Devitte Ferreira D'Azevedo Leite: O mestre-construtor

Hugo Segawa e Ana Gabriella Lima Guimarães: Lelé: o criador, o construtor, o contexto

Cláudia Estrela Porto: As casas dos amigos

Andrey Rosenthal Schlee: O Lelé na UnB (ou o Lelé da UnB)

Olhares: Visões sobre a obra de João Filgueiras Lima

source
Cláudia Estrela Porto, DOCOMOMO
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided