Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Intelectual e político italiano, professor do Istituto di Architettura di Venezia, Massimo Cacciari percorre a história da cidade através da sua essência e lança uma reflexão filosófica e estética provocadora.

Grécia e Roma dão início a este percurso, oferecendo dois modelos antagónicos de cidade: a pólis grega, de natureza étnica e, por definição, endogâmica e estanque; e o modelo legalista da civitas romana, uma cidade cuja essência programática a leva a abrirse e a crescer inexoravelmente. Herdeira do modelo romano, a cidade moderna europeia debate−se entre a sua condição de cidade−lugar para morar, de espaço de acolhimento e encontro de uma comunidade, e a sua condição de máquina, de cenário de intercâmbio e espaço de negotium. Mais tarde, na metrópole contemporânea, a produção e o mercado marcam o desenvolvimento da cidade e restringem definitivamente as marcas da história através da delimitação dos centros históricos.

Hoje habitamos a pós−metrópole, a cidade−território. E, embora os nossos corpos continuem a reclamar a necessidade de lugares, a pós−metrópole impõe uma geografia que se desprendeu de parâmetros espaciais para impor os temporais, onde os edifícios se transformam em acontecimentos e as distâncias em tempo.

Texto da introdução

Este breve texto nasceu de um seminário realizado no Centro Sant’Apollinare de Fiesole. A gravação das conferências de Massimo Cacciari foi transcrita e editada, após trabalho atento e demorado, por Tonino Nasuto, e de seguida revista pelo responsável do Centro. O texto conserva intencionalmente um certo estilo 'falado', exibindo, contudo, algumas dificuldades resultantes da complexidade do tema, que por vezes parece entrar em contradição. Deve, por isso, ter-se presente o que o autor dizia no início da sua exposição: 'Desde as suas origens a cidade é 'investida' por uma ordem dupla de 'desejos': desejamos a cidade como 'seio', como 'mãe' e, em simultâneo, como 'máquina', como 'instrumento'; queremo-la 'éthos', no sentido original de morada e residência e, ao mesmo tempo, queremo−la um meio complexo de funções; pedimos-lhe segurança e 'paz' e, concomitantemente, pretendemos dela grande eficiência, eficácia e mobilidade. A cidade vive sujeita a questões contraditórias. Querer ultrapassar esta contraditoriedade é má utopia. É necessário, ao invés, dar-lhe forma. A cidade, na sua história, é a perene experiência de dar forma à contradição, ao conflito.'

[Apresentação, por Armido Rizzi]

sobre o autor

Massimo Cacciari (n. Veneza, 1944) tem desenvolvido uma actividade ampla e diversa nos âmbitos da filosofia, da cultura e da política. Com formação em filosofia, professor de Estética na Universidade de Veneza e presidente da Câmara Municipal da mesma cidade em duas ocasiões, ao longo de toda a sua trajectória vital e profissional tem sabido combinar a política com uma estreita relação com o mundo académico e cultural. Entre as suas obras destacam−se Pensiero negativo e razionalizzazione (1977), Dallo Steinhof (1980), L'angelo necessario (1986) ou Della cosa ultima (2004).

índice de conteúdos

Apresentação

Capítulo 1. Pólis e civitas: a raiz étnica e o conceito dinâmico de cidade

Capítulo 2. A cidade europeia: entre lugar para morar e espaço de negotium

Capítulo 3. O advento da metrópole

Capítulo 4. A cidade−território (ou a pós−metrópole)

O corpo e o lugar

Espaços fechados e espaços abertos

O território indefinido

Espaço e tempo

Um indicador: a polivalência dos edifícios

Capítulo 5. A perspectiva gnóstica: o habitar humano entre a terra e o céu

Capítulo 6. Para acabar em… beleza

CACCIARI, Massimo. A cidade. Barcelona, Gustavo Gili, 2010, 80 p., 24x15cm, brochura, português. ISBN: 978−84−252−2370−9 [preço: 18.87€]

CACCIARI, Massimo. A cidade. Barcelona, Gustavo Gili, 2010, 80 p., 24x15cm, brochura, português. ISBN: 978−84−252−2370−9 [preço: 18.87€]

Massimo Cacciari lança livro sobre a cidade

source
Editorial Gustavo Gili
Barcelona Espanha

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided