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Associação lança cartilha com orientações para o uso adequado do sistema

Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) acaba de concluir estudo sobre pavimento permeável – tipo de piso que permite a infiltração de água para o solo – e lança cartilha com orientações para profissionais sobre “Melhores Práticas – Pavimento Intertravado Permeável”. O manual serve de referência para a normatização deste tipo de pavimento. A técnica, usada há mais de trinta anos em países como Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos, é uma das ferramentas que pode ajudar no combate às enchentes nos centros urbanos.

A temporada de chuvas no Brasil já começou e, de acordo com levantamento realizado pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), nos 11 primeiros dias do ano choveu cerca de 222 mm na capital paulista – 40% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. O índice supera o registrado em igual período nos últimos nove anos. O órgão registrava 157,3 mm de chuva no dia 11 de janeiro de 2010. A 19 dias do fim do mês, o volume já chega a 93% do esperado para janeiro.

“A urbanização das cidades acarreta impermeabilização das superfícies. Ou seja, as ruas pavimentadas, o crescente número de construções e a redução de áreas verdes dificultam a drenagem da água através do solo e o retorno ao lençol freático. Isso provoca alterações nos leitos dos rios e dos canais, aumentando o volume das águas e a frequência das enchentes”, explica Mariana Marchioni, engenheira responsável pelo projeto na ABCP.

Segundo Mariana, o problema é agravado pelo efeito das “ilhas de calor” (aumento de temperatura em áreas densamente povoadas), intensificando a precipitação. Além dos impactos decorrentes diretamente do escoamento da água, o acúmulo de detritos diversos nas superfícies das ruas, calçadas, estacionamentos e garagens acaba sendo levado para os rios e canais durantes as enxurradas.

Uma das alternativas para reduzir esses impactos é a utilização de pavimentos permeáveis, que podem ser utilizados como via para pedestres, estacionamentos e para tráfego de veículos. Esse sistema permite a infiltração da água, colaborando com a diminuição das superfícies impermeabilizadas na cidade. Os pavimentos reduzem o escoamento superficial em até 100%, dependendo da intensidade da chuva, e retardam a chegada da água ao subleito, reduzindo a erosão.

A camada de base granular do piso ainda funciona como um filtro para a água da chuva, reduzindo a sua contaminação. Podem ser utilizados em pátios residenciais, comerciais e industriais, estacionamentos, calçadas e vias de tráfego leve. Os pavimentos permeáveis são definidos como aqueles que possuem espaços livres na sua estrutura por onde a água e o ar podem atravessar. A camada de revestimento dos pavimentos permeáveis nos sistemas à base de cimento pode ser executada utilizando-se concreto poroso moldado in loco ou peças pré-moldadas de concreto.

Outra vantagem dos pavimentos permeáveis é que eles promovem um retardo da chegada da água do terreno ao sistema de drenagem da cidade, fator que já é levado em conta em projetos de grande porte, como shopping centers e supermercados.

Esse sistema já é comercializado em São Paulo. O pavimento intertravado permeável, por exemplo, pode utilizar peças convencionais. Portanto, todo fabricante que atenda às normas brasileiras está apto a fornecer o produto. Algumas indústrias de intertravados e placas de concreto também já fabricam a peça porosa. 

serviço

O Manual está disponível no site do projeto Soluções para Cidades para download na área de mobilidade.

Pavimento permeável [Divulgação]

Pavimento permeável [Divulgação]

ABCP recomenda uso de pavimento que reduz enchentes

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Lide Soluções Integradas em Comunicação
São Paulo SP Brasil

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