Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Jardim Japonês, do brasileiro Sarkis Kaloustian, é o primeiro livro em língua portuguesa sobre a história, os tipos e as técnicas dos milenares jardins japoneses de Kyoto.

O arquiteto, paisagista e professor universitário Sarkis Sergio Kaloustian lançou o livro Jardim Japonês, a magia dos jardins de Kyoto (editora K, 223 páginas, R$159,00), em novembro de 2010. Primeira obra do gênero no Brasil, mostra a história, os tipos e as técnicas milenares dos jardins japoneses. Resultado de quatro anos de pesquisas em Kyoto, o oferece ricas lições de paisagismo, arte e arquitetura. “As infinitas horas em que passei observando cada jardim de Kyoto apresentados aqui no livro, e muitos outros espalhados pelo Japão, deixaram uma marca que mudou para sempre a minha visão de mundo”, afirma o autor, que pretende criar projetos de paisagismo inspirado nos jardins japoneses no Brasil.

sobre o livro

Embora seja extremamente útil para os profissionais do ramo, o livro, que foi escrito em linguagem objetiva e conta com 460 fotos, pode ser facilmente entendida por leigos e admiradores da cultura japonesa.

Diz o trecho do livro: “Para a maioria das pessoas, a ideia ou a imagem de jardim japonês remete a uma paisagem em miniatura com pouca ou nenhuma vegetação e algumas pedras sobre uma base de areia ou cascalho. Esses jardins não impressionam pela magnificência ou tamanho, e sim, procuram mais o silêncio, a pureza da forma, a delicadeza e a perfeição cuidadosa nos detalhes. O importante não é o visto, mas sim, o imaginado.

Os estilos do jardim japonês mostram diferenças radicais quanto à sua concepção espacial e aos materiais usados em sua construção. Eles quase sempre são naturais ou simbólicos em relação à natureza, contrapondo-se ao estilo geométrico e artificial dos jardins europeus. De início, é preciso separar esses estilos para então descobrir a beleza preciosa e sutil contida em seus mínimos detalhes. A aparente simplicidade dos jardins japoneses contém infinitas variações geniais do uso dos terrenos, dos materiais e das formas em que a natureza e o clima exprimem sua sutil beleza. Coube aos mestres paisagistas o trabalho de síntese que permite uma experiência fundamental de contemplação e comunhão com a natureza”.

sobre o autor

Arquiteto, paisagista e professor universitário, Sarkis Sergio Kaloustian é um apaixonado pelos jardins japoneses – e pelo Japão. Casado com uma japonesa, fluente no idioma dos samurais, morou quatro anos em Kyoto, onde pesquisou arquitetura contemporânea, a arquitetura tradicional dos templos, e os jardins japoneses. Foi bolsista do governo japonês e é mestre em arquitetura pela Universidade de Kyoto. Ministra palestras, dá cursos e faz projetos de jardim japonês.

Jardim Japonês, a magia dos jardins de Kyoto (editora K, 223 páginas

Jardim Japonês, a magia dos jardins de Kyoto (editora K, 223 páginas

Jardim em Kyoto, Japão<br />Foto divulgação

Jardim em Kyoto, Japão
Foto divulgação

Jardim em Kyoto, Japão<br />Foto divulgação

Jardim em Kyoto, Japão
Foto divulgação

Jardim Japonês

source
Kaminari Comunicação
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided