Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

A 5ª IABR inicia-se em abril de 2012, em três cidades: Roterdã, São Paulo e Istambul.

Em apenas algumas décadas 80% da humanidade viverá em cidades, nas quais mais de 90% das nossas riquezas são geradas, ocupando menos de 3% da superfície da Terra. As cidades são eficientes, trazem inovação e oferecem a melhor resposta para a superpopulação, sendo também a resposta mais verde em um planeta onde a crise e as mudanças climáticas estão nos forçando a encontrar soluções rigorosas. Mas, para que isso aconteça, as cidades devem ser mais bem geridas, concebidas, organizadas e melhor planejadas do que são hoje. Só assim elas poderão nos salvar de nós mesmos.

Com Making City, a IABR se empenhará de maneira ativa em fazer cidade sob a forma de projetos concretos em Roterdã, São Paulo e Istambul. Para isso, uma equipe internacional de curadores está engajada em um programa de dois anos de pesquisa nessas cidades. Seu principal objetivo é redefinir o papel e a relação entre projeto, planejamento e política, contribuindo assim para uma toolbox, um conjunto de ferramentas e métodos mais eficaz para a construção da cidade. Nesse processo, as alianças novas e abertas entre urbanistas, cientistas, empresas, empreendedores e administradores locais são as forças motrizes que culminarão em apresentações, exposições, palestras e debates nas três cidades, permitindo que todos os parceiros possam discutir os projetos desenvolvidos.

Programa

A 5ª IABR se realizará em três locais diferentes: Roterdã, São Paulo e Istambul. O Netherlands Architecture Institute – NAI (Instituto Holandês de Arquitetura) é o local para a exposição principal. Além disso, as três cidades irão sediar diferentes exposições, palestras, debates e filmes. A colaboração bem sucedida, desde 2009, entre a IABR e a empresa de radiodifusão VPRO, Urban Century, continuará em 2012. A 5ª IABR irá promover também o lançamento de uma série de publicações. Na preparação para a Bienal serão realizados encontros urbanos ao longo de 2011 e 2012, nos três locais onde acontecerá a exposição. Os encontros irão oferecer workshops, master classes, palestras e debates.

Equipe internacional de curadores para a IABR

A equipe internacional de curadores da 5ª IABR é constituída por Henk Ovink (Diretor de Spatial Planning, Holanda, Ministry of VROM), Joachim Declerck (Architecture Workroom, Bruxelas, Bélgica), Elma van Boxel e Kristian Koreman (ZUS, Roterdã, Holanda), Fernando de Mello Franco, Marta Moreira e Milton Braga (MMBB, São Paulo, Brasil), Asu Aksoy e Ihsan Bilgin (Bilgi University, Istambul, Turquia), e é presidida por George Brugmans (Diretor da IABR).

A equipe de curadores está trabalhando em estreita colaboração com escritórios de projetos, universidades, departamentos de planejamento urbano e câmaras municipais nas três cidades. Os três parceiros mais importantes são Berlage Institute, IHS/Erasmus University Rotterdam e Delft University of Technology, na Holanda; Secretaria Municipal de Habitação, PUC e USP em São Paulo; e distrito de Arnavutköy e Bilgi University, em Istambul.

A trilogia

A quinta edição da IABR é a terceira e última de uma trilogia de bienais, que analisam a cidade do futuro:

2007: Poder – construindo a cidade contemporânea estudou as forças por trás da construção da cidade contemporânea e indagou quais delas os arquitetos poderiam desenvolver [curador: Berlage Institute, Vedran Mimica].

2009: Cidade Aberta – desenhando a coexistência centrou-se na sustentabilidade social da cidade e questionou como os arquitetos poderiam fazer contribuições concretas [curador: Kees Christiaanse, ETH Zurique / KCAP Roterdã].

2012: Making City examinará a relação entre planejamento, concepção e política e vai testar, na prática, estratégias ativas em que os arquitetos e planejadores urbanos podem contribuir para condições urbanas específicas ao se envolverem ativamente em construir a cidade, em Roterdã, Istambul e São Paulo.

Edições anteriores

Além das edições da trilogia, a IABR contou com duas outras edições:

2003: Mobilidade: quarto com vista [curador: Francine Houben, Mecanoo architects].

2005: A Enchente [curador: Adriaan Geuze, West 8 Urban Design & Landscape Architecture].

Sobre a IABR

A Bienal Internacional de Arquitetura de Roterdã (IABR), foi criada na convicção de que a arquitetura é de interesse público e que seu principal desafio é a criação de condições de vida dignas no cotidiano de bilhões de pessoas. Concebida como uma bienal de investigação, cada edição da IABR é baseada em uma agenda social urgente, procurando unir os campos da arquitetura, paisagismo e urbanismo de investigação, projeto, diálogo público e a apresentação.

Com a quinta Bienal, a IABR dá mais um passo. Ao conectar a pesquisa e a apresentação aos desafios concretos do projeto urbano, ela se confronta com a realidade e amplia sua base social. Em estreita colaboração com funcionários dos governos, universidades e designers locais, ela visa melhorar a qualidade dos projetos locais que serão implementados.

A IABR é estruturalmente apoiada pelo Ministério da Educação, Cultura e Ciência, pela cidade de Roterdã e pelo Ministério da Infraestrutura e Meio Ambiente.

Informações

Para mais informações, entre em contato com Rinske Brand, IABR Communications em: pers@iabr.nl, 010-218 85 03 ou 06-21 27 46 61.

chamada de projetos

A 5ª Bienal Internacional de Arquitetura de Roterdã divulga convocatória para a apresentação de projetos que promovam respostas inovadoras para os atuais e emergenciais desafios urbanos. Os governos municipais, estaduais e nacionais, organizações culturais, pesquisadores, designers e outros interessados estão convidados a apresentar projetos que repensem a interação existente entre política, planejamento e projeto urbano.

Mais informações na seção Seleção, do portal Vitruvius.

Making City / Fazendo Cidade

source
5ª IABR
Roterdã Holanda

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided