Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

OSCAR NIEMEYER: DE VIDRO E CONCRETO

O brasileiro Oscar Niemeyer é justamente reconhecido como um dos grandes arquitetos da história – o sentimento é quase unânime. Entretanto, há controvérsias sobre aspectos específicos de sua obra. Este livro considera um deles: relações entre o espaço interno dos seus trabalhos e o espaço externo às edificações, natural ou construído. Varia a natureza da “pele” dos edifícios, facultando mais ou menos possibilidades de passagem entre dentro e fora (abertura x fechamento), mais ou menos visibilidade entre interior e exterior (transparência x opacidade). Há certa tendência no tempo: projetos mais antigos são mais abertos e mais transparentes; mais recentes, são mais fechados e mais opacos. Quais as implicações disto? Quais as sensações das pessoas ao usufruírem as alternativas? Como avaliar a transformação?


Em 'De vidro e concreto', Frederico de Holanda se debruça sobre o espaço das arquiteturas de Niemeyer. O autor nos apresenta uma análise acerca da relação entre espaço interior e espaço exterior – melhor, uma crítica acerca do gesto manipulador do envelope arquitetônico. Longe de querer abarcar a grandeza e complexidade de uma obra em pleno desenvolvimento, o estudo crítico é precioso por revelar a sabedoria do arquiteto ao lidar com a função precípua da arquitetura – constituir ambientes para o usufruto do homem. Revela, também, que obras recentes são menos eficientes na promoção de uma intensa e permanente mistura de corpos e desejos no contexto das cidades contemporâneas.

Trecho do prefácio de Luiz Amorim.

Editora FRBH

ISBN-13: 9788564222007
Livro em português
Brochura
1ª Edição - 2011

Lançamento de livro 'Oscar Niemeyer: de vidro e concreto'

source
Vinicius Netto
Rio de Janeiro Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided