Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Garantir a preservação do patrimônio cultural e ambiental da Chácara da Fonte na Vila Pirajussara, Butantã é a reivindicação dos moradores da região e membros da Associação Cultural Morro do Querosene, que estarão presentes na audiência pública.

Audiência pública que aconteceu nesta quarta-feira (08/06) na Câmara Municipal. A área de cerca de 40mil m2 possui resquícios de Mata Atlântica e três nascentes, uma delas é considerada limpa pela Sabesp.

Membros da Associação Morro do Querosene reclamam do desperdício da água da nascente. “Numa gruta de pedra, a água jorra pura e cristalina numa estranha banheira de azulejos de onde corre pelo mato até escoar pelo bueiro da rua, misturar-se às águas sujas e ser jogada no Rio Pinheiros. Este é o tratamento dado à água da Fonte, nascente do Rio Pirajussara Mirim, último afluente do Rio Pirajussara”, afirma Dinho Nascimento.

Localizado na Avenida Corifeu de Azevedo Marques esquina com a Rua Santanésia, a Chácara da Fonte, antiga Estrada de Ytu, é rica historicamente, a fonte era utilizada como ponto de encontro por estar à beira do Peabiru, trajeto utilizado pelos portugueses, espanhóis, bandeirantes, jesuítas, tropeiros.

“O tombamento da área é uma forma de também atender a necessidade da comunidade que reivindica por um espaço apropriado para as manifestações culturais como as três festas tradicionais e ricas realizadas por ano para comemorar o nascimento, batizado e morte do boi”, afirma o autor do projeto de lei e membro da Comissão de Política Urbana, vereador Chico Macena.

Tombamento da Chácara da Fonte no Morro do Querosene

source
Diane Costa
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided