Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

A tese de doutorado do arquiteto Vicente Del Rio, Desenho urbano e revitalização da área portuária do Rio de Janeiro: a contribuição do estudo da percepção ambiental, está disponível on-line

A tese, defendida na FAU-USP em 1991, é um estudo sobre a importância e aplicabilidade dos estudos de percepção ambiental para o desenho urbano e a revitalização da área portuária do Rio de Janeiro, uma área central em deterioração e de potencial de desenvolvimento sub-utilizado. Na Parte I é desenvolvido um embasamento teórico através de discussões sobre as teorias, os conceitos e os metodos de revitalização de centros urbanos, de desenho urbano e seu papel neste processo, e da percepção ambiental e sua aplicabilidade. A Parte II apresenta a evolução, a caracterização urbanistica, e as tendencias de desenvolvimento da área portuária do Rio de Janeiro, tomada como estudo de caso desta tese. A Parte III apresenta uma investigação sobre a percepção publica desta área através de pesquisas em fontes indiretas (literatura, jornais e revistas) e diretas (250 questionários aplicados em campo), além da discussão dos resultados e de sua aplicabilidade para o desenho urbano e a revitalização da área estudada.

Vicente del Rio

Arquiteto-urbanista (FAU-UFRJ, 1978), especialista em planejamento urbano e regional (UERJ, 1979), Mestre em Desenho Urbano (Oxford Polytechnic, 1982) e Doutor em Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP, 1991). Lecionou na FAU-UFRJ de 1979 a 2001, onde foi professor titular. Autor de diversos planos, projetos urbanos, e artigos alem de seis livros de arquitetura e desenho urbano, entre os quais Introdução ao Desenho Urbano no Processo de Planejamento (Pini, 1990) e Contemporary Urbanism in Brazil: Beyond Brasilia (University Press of Florida, 2009). Membro do conselho editorial da Arquitextos (Brasil) e Urban Design International (Inglaterra). Desde 2001 leciona no City and Regional Planning Department, California Polytechnic State University em San Luis Obispo, E.U.A., onde é professor titular.

Desenho urbano e revitalização da área portuária do Rio de Janeiro: a contribuição do estudo da percepção ambiental, está disponível on-line no link http://digitalcommons.calpoly.edu/crp_fac/49.

Tese de doutorado de Vicente Del Rio está disponível na internet

source
Vicente Del Rio
San Luis Obispo EUA

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided