Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

selections

Este evento reunirá professores e investigadores de vários países em torno do tema geral da dimensão coletiva da Arquitetura e do Urbanismo, num contexto cultural e línguistico hoje espalhado por todos os continentes.

A quarta edição do Seminário Internacional da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa foca sua temática na importância da Arquitetura e do Urbanismo como Expressão Cultural, entendendo o fazer arquitetônico e urbano como uma síntese da técnica e manifestação das culturas que, a um só tempo, traz respostas às exigências dessas culturas e contribui para sua renovação. À dimensão cultural e à lingua comum, também se associam investigações sobre a Arquitetura e o Urbanismo em contexto expressivo, bem como os elos entre as realidades arquitetônicas e urbanas e as diversidades no mundo lusófono. Ao explorar esta temática geral, o Seminário celebra nossas raízes comuns e os desdobramentos que nelas ocorreram, ao longo do tempo, nos diferentes países e regiões, nomeadamente os de Língua Portuguesa.

O momento cultural em que vivemos é marcado por uma sobrevalorização da nossa dimensão individual e por um apagamento insistente da nossa dimensão coletiva.

À resistência contemporânea ao reconhecimento de nós próprios, para além da dimensão individual, corresponde também uma resistência ao reconhecimento de outros tempos na construção da contemporaneidade e, mesmo no ocaso do espirito moderno e num momento em que a moral mais difusa levanta inúmeros obstáculos à transformação do mundo pela obra do Homem, a dimensão da novidade continua a fazer esquecer quanto dessa novidade é feita de continuidade e a forma como o nosso tempo, o instante de oportunidade das nossas vidas, não é mais que uma estreita junta entre passado e futuro, havendo a possibilidade de preencher coerentemente esse efêmero hiato.

A ideia de continuidade, no espaço e no tempo, entre a nossa existência individual e a experiência coletiva, está diretamente ligada à ideia de identidade, de patrimônio genético, de um viver comum que, de alguma forma, formatou de maneira identitária um modo de viver, um modo de mudar o Mundo, de o descrever, e esses modos permitem um sentido de território independente do sentido de posse, e estabelecido sobretudo pela ideia de comunidade, de partilha de experiências comuns e da existência de instrumentos para descrever e processar essas experiências.

À ideia de reconhecimento, está ligada a estranha sensação que sentimos, quando damos a volta ao Mundo e num lugar onde nunca tínhamos estado antes, subitamente reconhecermos, numa esquina de uma rua, num fragmento de uma conversa, num cheiro, num olhar ou num gesto, os lugares da nossa infância, os almoços de domingo e as pedras da casa em que nascemos.

Habitamos espaços e paisagens, mas habitamos também a nossa língua, o universo em que se constroem e viajam as nossas ideias e significados, a narrativa das nossas experiências, a comunicação do que aprendemos, a quem queremos ensinar, estabelecendo a construção coerente da Cultura.

Submissão de comunicações

Aceitam-se submissões de comunicações enquadradas no âmbito científico do Seminário e integradas num dos temas específicos.

Só serão aceites Comunicações originais.

A selecção dos trabalhos será feita a partir do envio da comunicação de acordo com o definido nas normas para submissão das comunicações.

A selecção será feita pela Comissão Científica que avaliará os trabalhos em função da relevância e pertinência científica adequada aos temas do Seminário.

Após a divulgação das comunicações aceites os autores deverão enviar o texto final, de acordo com o calendário definido, acompanhado com o comprovativo do pagamento da inscrição de todos os autores, de forma a garantir a inclusão da apresentação do trabalho na programação do evento e a sua publicação.

As comunicações aceites serão sujeitas a apresentação oral ou em discussão em mesa redonda de acordo com a programação do evento.

Temas

1. Condições de uma Cidade com Futuro: Cidades Antigas, Novos Espaços

2. Desafios à Cidade. Facetas de uma urbanização em ritmo acelerado.

3. Paisagens Culturais. A Paisagem Produtiva com Patrimônio

4. Criar com a Natureza, Viver com a Natureza

5. A Cidade Construída e a Cidade Sonhada

6. A Forma da Arquitetura na Cidade Contemporânea

7. Diversidades Urbanas e Arquitetônicas na Lusofonia: traços identitários

8. Turismo: impactos nos territórios e paisagens

9. Tecnologias de Ontem e de Hoje: as vertentes da sustentabilidade

10. O Digital na relação com a realidade

11. Ensinar em Arquitetura e urbanismo: desafios para o futuro

12. Investigar, Divulgar, Publicar

Calendário para apresentação de trabalhos

20 de Dezembro de 2016
Data limite para recepção de resumos (500 palavras) para avaliação.

30 de Janeiro de 2017
Divulgação do parecer da Comissão Cientifica sobre a aceitação das comunicações.

28 de Fevereiro de 2017
Data limite de recepção de trabalhos finais das comunicações para publicação

25 a 28 de Abril de 2017
Realização do IV Seminário Internacional da AEAULP – A LINGUA QUE HABITAMOS

IV Seminário Internacional AEAULP

inscription dates
from 16/11/2016
to 20/12/2016

more
Informações no site

UFMG
Universidade Federal de Minas Gerais
Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha
Belo Horizonte/MG Brasil

source
AEAULP Geral
Belo Horizonte BH

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided