Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

selections

Revista do CIEC (Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade) do IFCH da Unicamp, com dossiê dedicado ao tema "Cidade e Cultura Visual".

A Revista Urbana apresenta, em sua trajetória, uma especial atenção aos documentos visuais. Nos artigos reunidos pela revista, não é raro o uso de fotografias, cartografias, desenhos e outros suportes visuais, num diálogo muito profícuo e latente com as reflexões inerentes à cultura urbana. A própria transformação e o desenvolvimento dos debates acadêmicos expressos ao longo de seus volumes têm trajetória inerente a um diálogo com estes documentos, destacando uma ligação que acompanha a própria constituição dos saberes urbanos. Não por menos, logo em seu segundo volume, a Revista Urbana foi organizada em torno do tema ‘Cidade, Imagem, História e Interdisciplinaridade’, marcando, desde o seu início, a necessidade de se pensar a história urbana a partir de documentos visuais. 

O volume publicado há uma década se insere num contexto muito específico dos estudos urbanos, mas também de um momento próprio da disciplina da história – em seu sentido alargado –, que passou a incorporar os estudos visuais como um de seus problemas de reflexão. A Drª. Josianne Francia Cerasoli, no editorial do volume publicado em 2007, destacou que aquela publicação era fruto de reflexões que se deram em dois Simpósios Temáticos da ANPUH, sendo um deles proveniente do GT ‘Cultura Visual, Imagem e História’. Esta não é uma informação menor, visto que aquele GT nascera no ano de 2003 e, desde então, segue desenvolvendo reflexões pormenorizadas e formando um grande número de pesquisadores dedicados à natureza dos documentos visuais.

Vale destacar que este interesse dos historiadores pelas imagens – com especial atenção à fotografia – tomou corpo em meados dos anos 1980, no Brasil, com notável desenvolvimento a partir dos anos 1990. Trabalhos de destacada amplitude e cuidado metodológico foram publicados nesse período, onde se pode destacar o volume 6 da revista Acervo do Arquivo Nacional e o volume 5 do Boletim do Centro de Memória da Unicamp, ambos publicados em 1993; o número 27 da Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1998 ou o volume 32 dos Anais do Museu Histórico Nacional; além de outras publicações como Retratos quase inocentes, de autoria de Carlos Eugênio de Moura e publicado em 1983, ou a publicação organizada por Annateresa Fabris, Fotografia: Usos e Funções no século XIX, publicado em 1991. Os documentos fotográficos – neste caso – passavam a ser tratados não apenas como iconografia para a história, mas eles mesmos – documentos – passavam a ocupar o lugar central de reflexão dos historiadores.

No que se refere aos debates da cidade, da arquitetura e do patrimônio, o uso de documentos visuais também passou a ser recorrente nos trabalhos acadêmicos. Através desse interesse dos historiadores, colocou-se em debate momentos específicos da trajetória das cidades, especialmente no caso dos grandes centros urbanos que tiveram seus aspectos radicalmente transformados pelo processo de urbanização do século XX. Neste sentido, o trabalho Fotografia e Cidade, das historiadoras Vânia Carneiro e Solange Lima logo se estabeleceu como uma importante referência para qualquer pesquisador dedicado ao tema. O debate em torno dos mapas, proposto por Beatriz Bueno em Desenho e Designio, também marca este momento da produção acadêmica, interessada em pensar a formação das cidades brasileiras a partir dos documentos visuais. Assim, parte de uma historiografia canônica amplamente difundida entre os pesquisadores, passou a ser questionada, instaurando novos nexos e sentidos para a leitura e produção historiográfica. Da mesma maneira, seguiram-se reflexões em torno da arquitetura e do patrimônio histórico, assinalando novas perspectivas de produção acadêmica.

Atualmente, identifica-se uma nova guinada nos trabalhos dos historiadores, colocando novas perguntas e novos problemas para se pensar os documentos visuais.  Já no final do século XX, é possível identificar uma série de trabalhos icônicos que contribuíram de maneira singular para se pensar e produzir história com documentos visuais. De forma pioneira, Michael Baxandall constituiu uma importante contribuição sobre o Renascimento italiano, articulando de forma inovadora imagem e texto. A produção do real através de instrumentos científicos e a constituição de seus suportes visuais, numa relação imbricada com a sociedade, aparece caracterizada de forma cuidadosa no trabalho da pesquisadora Svetlana Alpers. Assinalava-se, assim, o que se denominou por Cultura Visual, um campo de saber interdisciplinar constituído “através das relações de interlocução e produção de sentidos com a história da arte, literatura, filosofia, estudos cinematográficos e de cultura de massa, sociologia, antropologia e arquitetura” (SCHIAVINATTO; COSTA, 2016). No Brasil, este debate é recente e teve início nos trabalhos Fontes visuais, cultura visual, história visual, de Ulpiano Bezerra de Meneses; e em O desafio de fazer história com imagens,  de Paulo Knauss.

É neste contexto que a Revista Urbana abre sua chamada para o Dossiê – Cidade e Cultura Visual. Identificando-se esta nova guinada em torno das noções associadas à Cultura Visual, esta chamada abre espaço para contribuições interdisciplinares que coloquem a cidade, a arquitetura e o patrimônio em destaque, numa clara associação com os documentos visuais. Deste universo, destacam-se fotografias, desenhos, pinturas, mapas, livros, manuais e outros suportes documentais que apresentam relações imbricadas com a constituição de um universo ligado ao urbano. Trata-se, por fim, de constituir um conjunto significativo de trabalhos que indiquem abordagens renovadas sobre os temas ligados às cidades, indicando, também naturezas documentais variadas passíveis de serem debatidas e enfrentadas nas pesquisas acadêmicas ligadas aos temas urbanos.  

Normas de Submissão e Envio de Artigos pelo site.

"Cidade e Cultura Visual"

inscription dates
from 19/01/2017
to 30/03/2017


Urbana - revista eletrônica do CIEC.Unicamp
http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/issue/

source
Eduardo Costa
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided