Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

selections

Está aberta até 01 de maio a chamada de trabalhos para o 5º Seminário Docomomo SP, que acontece nos dias 16 e 17 de outubro no campus da Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM.

Docomomo é o acrônimo que identifica a organização não-governamental “Comitê internacional para a Documentação e Preservação de Edifícios, Sítios e Bairros do Movimento Moderno”. Fundada em 1988 na Holanda, com representação em mais de quarenta países, é uma instituição sem fins lucrativos. O Docomomo Internacional está sediado atualmente em Lisboa, Portugal, atuando também como organismo assessor do World Heritage Center da Unesco.

Os objetivos do Docomomo são a documentação e a preservação das criações do Movimento Moderno na arquitetura, urbanismo e manifestações afins, sendo internacionalmente reconhecido como uma das mais importantes organizações mundiais ligadas às causas preservacionistas.

No Brasil o Docomomo tem âmbito nacional e também conta com núcleos regionais. O Docomomo Brasil vem realizando seminários científicos bianuais desde 1995. Os resultados estão disponibilizados na rede mundial e constituem um importante acervo sobre a identificação e a preservação do patrimônio moderno.

Devido à amplitude e variedade regional do país, a importância do legado brasileiro de arquitetura moderna e a intensidade das atividades acadêmicas de pesquisa sobre temas relacionados ao patrimônio arquitetônico moderno, os Núcleos Regionais Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Norte-Nordeste também organizam regularmente Seminários Docomomo.

O Núcleo Docomomo SP foi o primeiro a se estabelecer após a criação do Docomomo Brasil e, desde então, vem organizando eventos, debates, encontros, seminários e workshops. Neste ano de 2017 o Núcleo volta a propor um evento de caráter científico. Conheça a chamada de trabalhos com revisão por pares e participe enviando seu artigo nos prazos indicados no cronograma.

O V Seminário Docomomo SP 2017 acontecerá dias 16 e 17 de outubro no campus da Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM. Conta com o apoio institucional do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e apoio financeiro do Fundo Mackpesquisa da UPM. A organização do evento contará também com parceiros da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (São Paulo), o do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (São Carlos), ambos da Universidade de São Paulo, e da Universidade São Judas Tadeu.

O V Seminário Docomomo SP 2017 tem o apoio do Docomomo Brasil, do Docomomo Internacional e de outras associações profissionais e de pesquisa como a Anparq – Associação Nacional de Pesquisadores em Arquitetura e Urbanismo, o Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi e o Museu da Casa Brasileira, além do portal Vitruvius. O programa do V Seminário Docomomo SP 2017 incluirá também conferências e mesas redondas, com a participação de especialistas convidados, brasileiros e internacionais.

Informações

Mais informações podem ser obtidas em https://nucleodocomomosp.wixsite.com/5seminariodocomomosp

Chamada de trabalhos para o 5º Seminário Docomomo SP

inscription dates
in 01/05/2017

more
https://nucleodocomomosp.wixsite.com/5seminariodocomomosp

source
Docomomo SP - Ruth Verde Zein
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided