Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

selections

Inquietudes é um programa de residência para artistas, gestores, produtores e empreendedores, composto por imersões, vivências, palestras, laboratórios de cocriação e mentoria para projetos dos setores da arte e cultura e para empreendimentos criativos. A residência em fluxo é um processo de aprofundamento de reflexões e práticas realizado de forma coletiva, no qual os participantes criam novas visões e estratégias para seus projetos e negócios a partir da conexão entre si e da interlocução com profissionais de notável reconhecimento nos campos da arte, gestão cultural, criatividade, comunicação, filosofia, política e ciência.

Inquietudes, com suas jornadas e registros dos percursos e processos organiza metodologias e sistematiza conteúdos para o trabalho de construção do olhar artístico, investigativo e cultural, se inserindo na missão do Instituto Tomie Ohtake de promover espaços de desenvolvimento do potencial crítico, reflexivo e criativo dos públicos participantes nas atividades.

Os conteúdos são organizados em TRÊS PRINCÍPIOS NORTEADORES e em TRÊS DIMENSÕES DE PERCURSOS a partir de um conjunto de atividades-padrão.

O programa é composto por um conjunto de três módulos de quatro dias (quinta a domingo), sendo um módulo por mês.

Laboratórios de Cocriação

Oficinas baseadas em metodologias sociais participativas e práticas de diálogo, onde residentes e orientadores se reúnem para interconectarem as percepções e emoções que surgiram a partir das experiências imersivas e palestras. Como essas vivências afetam cada residente? Que novas inquietudes e insights surgem a partir dessa rica troca? O que muda nos projetos? Os laboratórios são uma oportunidade para polinizar aprendizados e tecer relações nutritivas entre os residentes e seus projetos.

Mentorias

São conversas continuadas e individuais de cada residente com um profissional de grande experiência. Um momento de reflexão sobre a evolução do participante ao longo do processo, onde os orientadores lançam provocações para que convicções e posições sejam repensadas. As mentorias buscam pontos cegos e oportunidades de expansão, auxiliando o residente a encontrar novos percursos e meios para seus projetos.

Manifesto das Inquietudes

O programa propõe a construção participativa de um manifesto das inquietudes com base nos princípios norteadores, reflexões e produções da residência.

Princípios Norteadores

Inquietudes: Questões trazidas pelos residentes a partir de seus percursos e projetos de residência, mobilizando os demais participantes.

Processo: O que acontece ao longo das jornadas, a partir da evolução do projeto registrada pelo residente.

Colheitas: Tudo o que for sistematizado de forma física, digital e/ou performática. Obras, métodos, performances, artefatos, registros, narrativas reflexivas, depoimentos, colheitas de rodas de conversação.

Dimensões de Percursos:

Cosmovisão: Elementos que inspiram uma visão espiritual, transcendente e metafísica da vida, contribuindo para investigações científicas e questionamentos filosóficos sobre quem somos e para onde vamos.

As grandes tendências e descobertas que podem contribuir para a compreensão de questões referentes ao humano e à humanidade.

Ético- política: Visão crítica do espaço/tempo em que vivemos, oferece elementos que ajudam o profissional a se posicionar diante da sociedade. Traz a memória de movimentos do passado que nos ajudam a entender o presente e elementos teórico-práticos que dão sentido de coletividade e alteridade para as ações.

Estética e poética: Dimensão própria da criação artística, onde os elementos têm poder de linguagem, de contribuir com os processos criativos, ao proporem conteúdos e técnicas próprios da criação.

Programação

19/4 Quarta-feira

10h - 18h Encontro inicial para a integração dos residentes e para gerar subsídios iniciais para o laboratório

Módulo I - Abril

20/4 quinta-feira
15h-18h Experiência imersiva proposta pelo filósofo e cientista político Renato Janine Ribeiro
19h-22h Palestra com Renato Janine

21/4 sexta-feira
15h-21h Laboratório de cocriação

22/4 sábado
10h-18h Mentoria individual aos participantes

23/4 domingo
10h-13h Encontro de conclusão do módulo e preparação para o módulo seguinte

Módulo II - Maio 

18/5 quinta-feira
15h-18h Experiência imersiva proposta pela atriz Denise Stoklos
19h-22h Palestra com o músico Benjamim Taubkin

19/5 sexta-feira
15h-21h Laboratório de cocriação

20/5 sábado
10h-18h Mentoria individual aos participantes

21/5 domingo
10h-13h Encontro de conclusão do módulo e preparação para o módulo seguinte

Módulo III - Junho

22/6 quinta-feira
15h-18h Experiência imersiva proposta pelo neurocientista Sidarta Ribeiro
*19h-22h Palestra com o neurocientista Sidarta Ribeiro

23/6 sexta-feira
*15h-21h Laboratório de cocriação

24/6 sábado
10h-18h Mentoria individual aos participantes

25/6 domingo
10h-13h Encontro de conclusão da residência e produção do manifesto das inquietudes

Laboratórios de cocriação e Mentoria individual serão propostos pelos orientadores do programa:

André Martinez expressa suas inquietudes ajudando pessoas, organizações e arranjos a desenvolverem uma consciência criativa ecológica. Produz modelos conceituais e metodologias de desenvolvimento social. Ministra cursos, palestras, oficinas e mentorias. Empreende a Aprax Inovação Viva.

Marta Porto - manifesta suas inquietudes assumindo o lado ativista dos projetos e iniciativas que toca, articulando arte e política, comunicação e novos códigos culturais. Enquanto arquiteta a próxima exposição ou projeto cultural para promover alguma das causas que se engaja, ministra cursos e palestras, dirige uma start up de comunicação e publicidade social e desenvolve consultorias para organizações internacionais em vários pontos do mundo. No dia a dia suas inquietudes estão na troca com os filhos, na cozinha que ama e nos vinhos que bebe com os amigos.

Minom Pinho expressa suas inquietudes realizando incontáveis projetos nas áreas de cinema e artes visuais, propondo plataformas criativas inovadoras, ministrando cursos, palestras, laboratórios e dirigindo a Casa Redonda Cultural.

Inscrições

Programa Completo

Serão abertas 15 vagas para programa completo de residência com participação mediante processo seletivo. Os interessados devem preencher o formulário online.

Inscrições para o programa "Inquietudes"

inscription dates
from 20/03/2017
to 10/04/2017

ITO
Instituto Tomie Ohtake
Av Faria Lima, 201, cep 05426-010, Pinheiros
São Paulo SP Brasil
terça a domingo, das 11h às 20h

source
Instituto Tomie Ohtake
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided