Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

selections

Os quatro primeiros classificados da seleção no doutorado em arquitetura e urbanismo ganham bolsa integral. Inscrição até dia 08 de maio de 2017.

O programa de pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie (Conceito 5 Capes) abriu processo seletivo para os cursos de mestrado e doutorado na área de concentração “Projeto de Arquitetura e Urbanismo”.

Para o mestrado estão em disputa quinze vagas. Para o doutorado, há oito vagas disponíveis, sendo que os quatro primeiros colocados no processo seletivo ganham bolsa integral.

Área de concentração

ŸProjeto de Arquitetura e Urbanismo

O Programa de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (PPGAU-UPM) oferece um espaço de formação e aprimoramento para novos pesquisadores e docentes. Tem como objetivos a reflexão e a produção de conhecimento sobre o Projeto de Arquitetura e Urbanismo, e a formação de recursos humanos para a pesquisa e docência. Eminentemente acadêmico, seu compromisso é o ensino, voltado à pesquisa acadêmica e à profissão, buscando desenvolver no discente e pesquisador a capacidade de reflexão crítica sobre o Projeto de Arquitetura e Urbanismo, em suas diversas escalas - do edifício à cidade.

Linhas de pesquisa

Arquitetura Moderna e Contemporânea, intervenção representação

Conhecimento sobre os referenciais específicos do projeto de arquitetura, sua evolução histórica e interpretações modernas e contemporâneas. Valorização da reflexão, indispensável ao ato de projetar; do repertório arquitetônico e transformações dos processos metodológicos de criação e ensino, e das práticas de ensino de projeto. Estudo crítico das distintas metodologias e estratégias projetuais contemporâneas, face às transformações tecnológicas, técnicas, culturais e sociais.

Urbanismo Moderno e Contemporânea, intervenção representação

Conhecimento do processo de produção do espaço urbano e da cidade, enfocando políticas, projetos e intervenções urbanísticas, modernas e contemporâneas, com ênfase em problemas emergentes e soluções atuais. Valorização dos diálogos contemporâneos que articulam o projeto de urbanismo à sustentabilidade urbana e ambiental, seus distintos agentes, gestão e papel da intervenção urbanística.

Corpo docente

Os professores da pós-graduação da FAU Mackenzie são os seguintes: Abilio Guerra, Ana Gabriela Godinho Lima, Angélica Tanus Benatti Alvim, Candido Malta Campos Neto, Carlos Guilherme Mota, Carlos Leite de Souza, Celia Regina Moretti Meirelles, Charles Vincent, Denise Antonucci, Eunice Helena S. Abascal, Gilda Collet Bruna, Igor Guatelli, José Geraldo Simões Jr., Luiz Guilherme Rivera de Castro, Maria Augusta Justi Pisani, Maria Isabel Villac, Nadia Somekh, Rafael A. Perrone, Roberto Righi, Ruth Verde Zein, Valter Luis Caldana e Wilson Florio.

Cronograma

Período de inscrição: 03/04/2017 a 08/05/2017

Prova de avaliação: 13 de maio de 2017, das 9h às 12h

Exame de proficiência – língua estrangeira: 13 de maio de 2017, das 13h30 às 15h

Convocação para entrevistas: 23/05/2017

Período de entrevistas: 24/05/2017 a 30/05/2017

Resultado final: 09/06/2017

Informações

As inscrições estão abertas até o dia 8 de maio de 2017 e as informações para inscrição e participação no processo de seleção dos novos alunos estão nos links abaixo:

Mestrado
Doutorado

Mestrado e doutorado na FAU Mackenzie

inscription dates
in 08/05/2017

FAU Mackenzie
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie
R. Itambé, 45 Prédio 9 Higienópolis
São Paulo SP Brasil

source
FAU Mackenzie
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided