Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

selections

O Mestrado em Urbanismo da PUC-Campinas foi estruturado a partir de duas Linhas de Pesquisa, a saber: Gestão Urbana, História do Pensamento Urbanístico

Objetivos

O Curso de Mestrado em Urbanismo do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da PUC-Campinas, considerando sua vocação científica, a necessidade de formação de profissionais capacitados no campo do urbanismo e de docentes para o ensino superior, ainda, a melhoria da qualidade do ensino e das funções sociais da Universidade, assume os seguintes objetivos:

1º - Consolidar um centro de referência no ensino, pesquisa e extensão no campo do urbanismo, funcionando simultaneamente como polo formador de professores universitários e pesquisadores e como fonte permanente de inovação no campo do urbanismo voltado para a gestão urbana e territorial.

2º - Consolidar um centro de ensino e pesquisa especializado em urbanismo, de forma a nuclear claramente áreas de concentração e linhas de pesquisa sobre a temática da teoria, história e crítica da arquitetura e da cidade e sobre a gestão urbana e territorial.

3º - Qualificar os participantes do programa para serem docentes e pesquisadores, tendo como fio condutor a reflexão sobre a prática educativa e investigativa.

4º - Desenvolver os objetivos acima expressos através da consolidação dos Grupos de Pesquisa, cadastrados na Plataforma Lattes do CNPq, que sustentam as Linhas de Pesquisa do Programa.

Histórico

A história da construção da Pós-Graduação em Urbanismo na PUC-Campinas iniciou-se junto à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo quando, no início dos anos 90, com a implantação do Regime de Carreira Docente, os docentes puderam dedicar-se à pesquisa. A construção de projetos e grupos de pesquisa foi se tornando uma realidade e iniciou-se uma fase de incentivo à participação de alunos da graduação nestas pesquisas através:

- do fomento da PUC-Campinas, com recursos dos programas de iniciação científica do CEAP e do CNPq – Programa PIBIC;

- da busca de recursos externos junto ao CNPq e à FAPESP;

- da implantação, em 1992, do PET (Programa Especial de Treinamento) da CAPES.

A implantação pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo dos cursos de especialização Lato Sensu a partir de 1995 também se constituiu em uma iniciativa importante para a construção da nossa pós-graduação. Assim, em 1995, foi criado o curso de especialização “Urbanismo Moderno e Contemporâneo”; em 1996, o de “Gestão do Território”; e, em 1998, o de “Patrimônio Arquitetônico: teoria e projeto”.

Uma base sólida estava criada para o novo passo: a implantação da pós-graduação Stricto Sensu. Neste momento, precisamente em 1997, foi implantado o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, com o oferecimento do “Mestrado em Urbanismo”, quando a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo alcançava já significativos resultados na produção das pesquisas dos corpos docente e discente envolvidos nestas pós-graduações e grupos de pesquisa.

O Mestrado em Urbanismo da PUC-Campinas foi estruturado a partir de duas Linhas de Pesquisa, a saber: Gestão Urbana, História do Pensamento Urbanístico.

As atividades do Programa de Pós-Graduação são coordenadas pelo Coordenador do Programa de Pós-Graduação, sob a supervisão próxima do Conselho de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu. Este conselho é constituído pelo Coordenador do Programa, por dois representantes dos docentes do Programa e por um representante discente do curso.

A PUC-Campinas vem favorecendo a qualificação do seu corpo docente, capacitando-o para a pesquisa. A titulação obtida por inúmeros docentes em outras instituições de ensino superior, sobretudo o grau de doutor, implicou a participação deste corpo docente em grupos de pesquisa destas instituições externas, enquanto obtinham suas qualificações. Hoje, após este processo de formação de pesquisadores, a PUC-Campinas está totalmente capacitada para desenvolver seus próprios centros e laboratórios de pesquisa, pois conta com um efetivo de pesquisadores titulados com excelente capacitação.

A reforma institucional de 2001 que agrupou áreas do conhecimento em centros universitários integrou o Programa de Pós-Graduação em Urbanismo no Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias (Ceatec), possibilitando a aproximação de pesquisadores de outras áreas correlatas, sobretudo dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Geografia, e Química, propiciando a consolidação de grupos de pesquisa que permitem hoje as condições necessárias para uma consolidação deste Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Público Alvo

Destina-se à formação e à capacitação de docentes, pesquisadores e profissionais graduados em Arquitetura e Urbanismo ou nas demais áreas afins à planificação urbana, ambiental e territorial e à análise crítica e histórica da produção arquitetônica e urbanística como: História, Turismo, Jornalismo, Geografia, Engenharia Ambiental, Economia, Ciências Sociais.

<br />Imagem divulgação


Imagem divulgação

20 anos de pós PUC-Campinas

inscription dates
from 01/10/2018
to 31/10/2018

PUC - Campinas
Pontifícia Universidade Católica - Campinas
Parque das Universidades - 13086-900
Campinas/SP Brasil

source
Pontifícia Universidade Católica
Campinas

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided