Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

selections

A chamada, lançada no dia 22 de Janeiro de 2019, selecionará propostas de projetos para participação na XII BIA, que acontecerá na cidade de São Paulo de setembro a dezembro de 2019

Todo dia, o tema da XII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, proposto pelos curadores Vanessa Grossman, Charlotte Malterre-Barthes e Ciro Miguel, busca revelar a arquitetura do dia a dia em suas diferentes escalas. Arquitetos e urbanistas há muito vêm aspirando projetar habitats inteiros, civilizações e, até mesmo, o planeta. Mas, no atual clima de incerteza política, econômica e ambiental, esses profissionais passaram a reconhecer os limites de suas disciplinas. Em reação, trouxeram o foco da arquitetura para a esfera do dia a dia, questionando a finalidade central do projeto em um mundo superprojetado —aí incluídos objetos banais, rotinas diárias, protocolos de manutenção ou até o uso de recursos básicos. Essa linha de investigação, tema da XII Bienal, restabelece a dimensão mais trivial da realidade, o “todo dia”, como um mediador da produção da arquitetura e da cidade em busca de uma nova ética e estética da simplicidade.

Todo dia está estruturada em torno de três eixos temáticos: Relatos do cotidiano, Materiais do dia a dia e Manutenções diárias. Cada eixo trará pesquisas, trabalhos especulativos, instalações e projetos de arquitetura, design, urbanismo e paisagismo. Também serão apresentados outros tipos de intervenção material que problematizem as mediações contemporâneas do plano cotidiano em diferentes escalas: do corpo aos objetos, dos espaços interiores aos limites planetários.

Informações completas sobre o tema da XII Bienal de Arquitetura de São Paulo, assim como sobre a Chamada Aberta Internacional estão disponíveis no site do evento.

As propostas devem ser enviadas digitalmente, por meio dos formulários do hotsite. O processo seletivo será conduzido pelos curadores juntamente com um júri composto por Javier Agustín Rojas (arquiteto, fotógrafo, jornalista de Buenos Aires), Gabriela de Matos Moreira Barbosa (arquiteta e coordenadora do coletivo Arquitetas Negras), Renato Cymbalista (arquiteto e professor da Universidade de São Paulo).

O envio de propostas para a XII Bienal de Arquitetura de São Paul só pode ser realizado através do website .

Sobre os curadores

Vanessa Grossman é arquiteta e historiadora da arquitetura brasileira graduada pela Universidade de São Paulo, com mestrado pela Universidade de Paris 1 Panthéon-Sorbonne. E  doutora pela Universidade de Princeton, e em 2019-2020 ela integrará o Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique-ETHZ como pesquisadora de pós-doutorado.

Charlotte Malterre-Barthes é arquiteta, urbanista e pesquisadora francesa graduada pela ENSA-Marseille, e doutora pelo Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique-ETHZ, no qual ela atua como assistente de ensino e pesquisadora.

Ciro Miguel é arquiteto e fotógrafo brasileiro, graduado pela Universidade de São Paulo com mestrado pela Universidade Columbia. Ele também atua como assistente de ensino e pesquisador no Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique-ETHZ.

Serviço

Data limite para inscrição: 1º de abril de 2019, às 17h (horário de Brasília)

Para acessar o site oficial da chamada aberta, clique aqui.

Mais informações sobre a XII BIA, através do site do IAB/SP ou pelo perfil no Instagram.

<br />Imagem divulgação


Imagem divulgação

XII Bienal Internacional de São Paulo | IAB SP

inscription dates
from 22/01/2019
to 01/04/2019

IAB-SP
Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo
Rua Bento Freitas, 306, 4º andar Vila Buarque
São Paulo SP Brasil

source
IABsp
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided