Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

selections

São eles o Gestão cultural contemporânea: da ampliação do repertório poético à construção de equipes colaborativas e Gestão e Políticas Culturais. Os dois cursos, com status de pós-graduação, são gratuitos e possuem abordagens bem diferentes entre si

O Itaú Cultural em 2019 segue oferendo dois cursos gratuitos de especialização na área de gestão cultural, cujas inscrições começam nos próximos meses. Um deles é o Gestão cultural contemporânea: da ampliação do repertório poético à construção de equipes colaborativas, promovido pelo Núcleo de Educação e Relacionamento, voltado para gestores culturais que atuam na área. As inscrições acontecem de 12 de março 11 de abril. O outro é o curso de Gestão e Políticas Culturais, elaborado pelo Observatório Itaú Cultural em parceria com Universidade de Girona, na Catalunha (Espanha). As inscrições vão de 5 a 22 de fevereiro.

Gestão cultural contemporânea: da ampliação do repertório poético à construção de equipes colaborativas

Realizada em parceria com o Instituto Singularidades, esta especialização, que terá em 2019 sua segunda edição, parte do princípio de que a compreensão da poética artística é fragmentada. Por poética, compreende-se para além do entendimento do fazer artístico, a vida do sujeito e suas experiencias. O curso, portanto, não se limita ao academicismo e compreende diversos saberes. O objetivo é qualificar gestores culturais ampliando a visão acerca das diversas possibilidades de entendimento da área, trazendo também ênfase na arte brasileira, por meio do estudo comparado de diversas formas de expressão e pensamento artísticos.

Para participar, é necessário possuir curso superior completo e atuar na área de gestão cultural – não necessariamente com vínculo a alguma instituição pública ou privada. No ato da inscrição é necessário anexar um currículo comprovando, no mínimo, três anos de experiência como gestor cultural.

Serão disponibilizadas 35 vagas, sendo 7 destas para ações afirmativas. As aulas, que se iniciam em agosto de 2019 e se encerram em julho de 2020, acontecem uma vez por mês, três ou quatro dias na semana (há 2 módulos com 4 dias de aula) sempre de segunda, terça, quarta das 9h às 18h. O curso é totalmente presencial

Gestão e políticas culturais

Ele é elaborado pelo Observatório Itaú Cultural em parceria com Universidade de Girona, na Catalunha (Espanha), por meio da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Cooperação.. A palavra-chave aqui é política cultural. A perspectiva adotada pelo curso não aborda a produção da cultura em si, mas seus modos de amparo e desfrute. Propõe a ampliação do debate acerca da gestão e das políticas culturais no Brasil, partindo de casos concretos e atuais, que permeiam a questão em diferentes países. Fornece aos profissionais da área uma ocasião de contato com seus pares do Brasil e do exterior e um momento de reflexão sobre as tendências dos estudos teóricos e propostas práticas neste campo. O curso tem como objetivo proporcionar o entendimento da dinâmica cultural contemporânea, a percepção da realidade da gestão da cultura e estimular a capacidade de orientar a ação cultural.

Diferente do primeiro, ele voltado para candidatos que possuam alguma graduação (preferencialmente em humanidades), com experiência profissional comprovada e vínculo atual em alguma instituição cultural. O curso tem cinco encontros presencias, no Itaú Cultural, de setembro de 2019 a junho de 2020, e disciplinas virtuais de formação à distância. Ao todo serão disponibilizadas 35 vagas e 7 reservadas para ações afirmativas.

Este ano acontece a décima primeira edição do curso de Gestão e Políticas Culturais, cuja direção acadêmica é compartilhada pelo professor da USP José Teixeira Coelho Netto e Alfons Martinell Sempere, professor da Universidade de Girona. O cerificado emitido após a entrega do TCC pode ser validado pelo aluno na Espanha. Toda a orientação para tal será fornecida.

Serviço

Curso de especialização em gestão cultural contemporânea: da ampliação do repertório poético à construção de equipes colaborativas

Inscrições abertas de 12 de março a 11 de abril de 2019
Preenchimento de formulário de inscrição pelo site
Período de realização: de agosto de 2019 a julho de 2020
Vagas: 35 (sendo 28 vagas para o público geral e 7 reservadas para ações afirmativas)
Gratuito

Curso de Especialização em Gestão e Políticas Culturais

Inscrições abertas de 5 a 22 de fevereiro de 2019
Preenchimento de formulário de inscrição pelo site
Divulgação dos selecionados: 28 junho de 2019
Período de realização: setembro de 2019 a junho de 2020
Vagas: 42 (sendo 35 vagas para o público geral e 7 reservadas para ações afirmativas)
Gratuito

<br />Foto Christina Rufatto  [Website Itaú Cultural]


Foto Christina Rufatto [Website Itaú Cultural]

Itaú Cultural

inscription dates
from 05/02/2019
to 11/04/2019

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 (próximo à estação Brigadeiro do metr)
São Paulo SP Brasil
Terça a sexta 9h às 20h, sábado domingo feriado 11h às 20h

source
Conteúdo Comunicação
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided