Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

selections

Para professor, disciplinas de Paisagismo estão hoje pulverizadas em diferentes carreiras

A Unesp de Registro irá abrir inscrições para uma especialização em Paisagismo no próximo semestre. O diferencial do programa oferecido pela unidade localizada no Vale do Ribeira é preocupação com o meio ambiente e com o resgate da vegetação local nos ambientes urbanos.

A Pós-Graduação Latu Sensu oferecerá 25 vagas com carga horária de aulas presenciais de 384 horas e elaboração de monografia com 100 horas. As aulas serão aos sábados. Mais informações sobre inscrição, valor do investimento e datas do curso podem ser obtidas no site da unidade.

O curso é coordenado pelo professor Marcelo Vieira Ferraz, que leciona nas unidades da Unesp de Registro e Botucatu em nível de graduação e pós. Marcelo tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia, atuando principalmente nos temas de arborização urbana, plantas ornamentais e pós-colheita de flores e folhagens.

Na visão do docente, o Paisagismo está carente de um curso especializado na área, com conteúdos pulverizados entre diversas carreiras de graduação, como Agronomia, Arquitetura ou Biologia. "Existem muitos profissionais formados trabalhando na área, mas poucos são especializados em Paisagismo. É claro que são profissionais competentes, mas atuam no mercado com outros títulos", explica. Outro ponto levantado pelo professor é a conjugação que o curso pretende fazer entre o Paisagismo com a preocupação ambiental.

“A questão estética é fundamental no Paisagismo, porém é importante também se preocupar com o meio-ambiente e a vegetação na área urbana. Nós temos hoje nas cidades uma vegetação urbana exótica, espécies que não pertencem à flora local. Uma das preocupações do curso é resgatar a vegetação urbana do local”, explica Ferraz, lembrando que entre as plantas ornamentais, cerca de 90% são exógenas.

A ideia é que o curso ofereça ao aluno uma visão ampla da macro e da micropaisagem, permitindo que o futuro profissional atue com qualidade tanto no setor público como no privado. Espera-se que, ao término do curso, o egresso seja capaz de executar projetos paisagísticos, fazer orçamentos e ter conhecimentos gerais sobre plantas ornamentais.

<br />Foto divulgação


Foto divulgação

Unesp | Especialização em Paisagismo

inscription dates
from 06/05/2019
to 07/06/2019

Unesp
Universidade Estadual Paulista
Rua Dr Bento Teobaldo Ferraz, 271
01140-070 Barra Funda São Paulo SP Brasil

source
Unesp
Registro

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided