Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

selections

Em iniciativa inédita, Fundação promove convocatória pública para workshop conduzido por equipe curatorial liderada por Luis Pérez-Oramas, renomados designers, pela Coordenação de Design e pelo Educativo da Bienal

A partir do dia 1º de agosto, a Bienal de São Paulo, em parceria com o Senac-SP, selecionará propostas de trabalho para integrarem uma iniciativa inédita da fundação: desenvolver e definir a identidade visual da 30ª Bienal em workshop exclusivo que acontecerá entre 03 e 07 de outubro no Centro Universitário do Senac, em São Paulo. Os interessados podem se inscrever a partir de 1 de agosto pelo site.

A seleção dos participantes do workshop será feita através da avaliação de propostas de trabalho, abertas a qualquer pessoa maior de idade e residente em território brasileiro. As propostas deverão apresentar um caminho para o desenvolvimento da identidade da Bienal no workshop, incluindo imagens de referência, um texto conceitual, uma proposta de desenvolvimento e um currículo resumido.

A identidade da 30ª Bienal será desenvolvida com os 12 participantes selecionados que irão debater suas propostas durante cinco dias. A oficina será conduzida pela Coordenação de Design da Bienal, pelos designers brasileiros Daniel Trech, Elaine Ramos e Jair de Souza, que já elaboraram projetos para exposições da Bienal, e por um convidado internacional representado pela dupla de designers holandeses Mevis & van Deursen. As propostas serão posteriormente desenvolvidas para atender às necessidades de comunicação da Bienal que abrangem a divulgação impressa, espacial, publicitária e online.

A avaliação será feita pela equipe curatorial da 30ª Bienal, liderada pelo venezuelano Luis Pérez-Oramas e composta pelos curadores associados André Severo, Tobi Maier e Isabela Villanueva, Coordenação de Design da Bienal, Curadoria do Educativo da Bienal e designers convidados.

A Iminência das Poéticas

A idéia do workshop baseia-se na linha curatorial adotada para a 30ª Bienal, intitulada A Iminência das Poéticas. “A convocatória para a produção da identidade visual da Bienal parte da ideia que uma Bienal centrada na iminência das poéticas implica que a identidade visual também é uma plataforma poética”, afirma Luiz Péres-Oramas, curador da 30ª Bienal. Dentro o contexto da Iminência, a ideia da próxima exposição é de que, tudo o que já foi produzido na história da arte está na iminência de ressurgir em novos trabalhos e interpretações. E isso não é feito somente por artistas ou curadores, mas por todos que com elas entram em contato. Desse modo, os curadores conceberam uma forma de desenvolver a própria identidade visual da Bienal que tira partido desse diálogo entre o que já está dado e o que está por ser inventado: um workshop no qual designers que já fizeram projetos para outras bienais, acompanhados por curadores e designers da Bienal, trabalhem com pessoas que proponham novos caminhos para pensar essa identidade.

serviço

Lançamento de edital nacional dia 1º de agosto pelo site

mais informações

Fundação Bienal abre edital nacional para workshop em torno da identidade da 30ª Bienal

inscription dates
from 03/10/2011
to 07/10/2011

Pavilhão da Bienal
Parque Ibirapuera Portão 03 (Av. Pedro Álvares Cabral)
São Paulo SP Brasil

source
Paula Angelo - A4 Comunicação

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided