Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

selections

O Curso de Mestrado em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, PGAU-Cidade, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, tem por objetivo assegurar a formação e o aprimoramento em alto nível de professores, de pesquisadores e de profissionais comprometidos com o avanço do conhecimento na área, bem como fomentar o desenvolvimento da pesquisa científica e sua extensão à sociedade. O Programa de Pós-Graduação, em nível de Mestrado, foi criado e reconhecido pela CAPES em agosto de 2005 com área de concentração em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.

Durante o primeiro ano os discentes cumprem os créditos em disciplinas obrigatórias e eletivas, paralelamente ao desenvolvimento da dissertação. Ao completar dezoito meses deverá ser realizado o exame de qualificação da dissertação, cujo prazo de 24 meses inclui a apresentação final e defesa. O curso deve ser realizado preferencialmente em quatro semestres, ou dois anos.

Serão oferecidas vinte vagas para ingresso. A seu critério, a Comissão de Seleção poderá alterar este número, considerando o desempenho dos candidatos, a adequação das propostas às linhas de pesquisa do Programa e a disponibilidade de orientação do corpo docente. Os candidatos selecionados para as vagas serão classificados por ordem de melhor desempenho no processo seletivo. Serão disponibilizadas bolsas de estudo durante o curso, conforme os critérios estabelecidos pelas instituições de fomento.

calendário

Primeira Etapa – inscrições
15/07/11 - Divulgação do Edital
08/08/11 - Início das inscrições
21/11/11 - Término das inscrições
25/11/11 - Inscrições homologadas

Segunda Etapa – processo seletivo
01/12/11 - Prova escrita (eliminatória)
05/12/11 - Divulgação do cronograma de entrevistas

Terceira Etapa - processo seletivo
06/12/11 a 09/12/11 - Período de entrevistas

Quarta Etapa - matrícula
16/12/2011 a 20/12/2011 - Matrícula para o semestre 2012/1

forma e critérios de avaliação

Após a primeira etapa, os candidatos com a inscrição homologada estarão aptos a realizar a prova escrita, que será eliminatória. Após a divulgação dos selecionados, os candidatos serão convocados para a entrevista, conforme cronograma a ser estabelecido. Serão considerados os seguintes elementos para a segunda etapa da seleção:

a) Prova Escrita onde os candidatos deverão discorrer sobre um tema proposto, permitindo a avaliação de suas condições e preparo em relação aos estudos pretendidos. Serão avaliados os conhecimentos na área e potencialidade do candidato para estudos de pós-graduação. A prova poderá ocorrer de forma presencial ou por vídeo-conferência, dependendo do local de residência do candidato e conforme as orientações específicas definidas pela banca.

b) Avaliação do Projeto de Pesquisa. Verificação da pertinência do tema, consistência conceitual e atualidade do projeto de dissertação de Mestrado. Será considerada ainda na análise do projeto a relevância e contribuição para as pesquisas do PGAU - carta de pré-aceite de professor orientador.

c) Avaliação do Currículo, do Histórico Escolar e outros documentos complementares;

Os candidatos considerados aptos no conjunto das avaliações anteriores serão convocados para a terceira etapa:

d) Entrevista onde o candidato deverá responder a questões relativas aos elementos presentes em seu Projeto de Dissertação e Currículo, permitindo a avaliação de suas condições e preparo em relação aos estudos pretendidos. Serão avaliados os conhecimentos na área, adequação do projeto, e potencialidade do candidato para estudos de pós-graduação. Esta poderá ocorrer de forma presencial ou por vídeo-conferência, dependendo do local de residência do candidato e conforme as orientações específicas definidas pela comissão.

Com base nos procedimentos acima, a Comissão a partir da documentação apresentada, da prova escrita e da entrevista considerará como critérios para a seleção final:

- o desempenho acadêmico e profissional do candidato;

- o potencial para a realização de pesquisas e estudos avançados;

- a pertinência e relevância do tema proposto no plano de dissertação à linha de pesquisa pretendida.

local de inscrição e informações complementares

Universidade Federal de Santa Catarina / Centro Tecnológico
Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, PGAU-Cidade - Secretaria / Campus Universitário - Trindade / Florianópolis - SC / CEP 88040900

Fone: +55 (48) 3721-7759 / Fax: +55 (48) 3721-9550

Abre Edital para Seleção do Programa de Pós-Graduação “Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade”, PGAU-Cidade

inscription dates
from 15/08/2011
to 20/12/2011

UFSC
Universidade Federal de Santa Catarina
Campus Universitário Trindade CP 476 CEP 88040-900
Florianópolis Santa Catarina Brasil

source
Gilberto Sarkis Yune
Florianópolis SC Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided