Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

selections

A Bolsa Iberê Camargo é um programa de residência internacional destinado a artistas brasileiros, que proporciona aos selecionados uma imersão em sua produção e o aperfeiçoamento de suas habilidades, a partir da realização de um projeto em um importante centro de arte no exterior.

Criada em 2001 com o objetivo de fomentar a produção artística contemporânea do Brasil, a iniciativa já selecionou, até o momento, 16 artistas para participar dos programas de intercâmbio. Além deles, a cada edição, um dos inscritos é escolhido para integrar do programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura – projeto que possibilita aos seus participantes trabalhar uma semana com a prensa que pertenceu a Iberê Camargo, com o objetivo de produzir obras inéditas. Finalmente, a cada ano, outros dez inscritos recebem destaque na Revista Lugares do site da Fundação, em reportagens que apresentam seus trabalhos ao público.

Ao longo de sua primeira década de existência, a Bolsa se estabeleceu no cenário nacional como uma das mais importantes iniciativas do gênero, estabelecendo um fluxo cultural e uma importante rede de trocas e experiências entre a produção artística nacional e a internacional. Os vencedores de 2001 a 2004 participaram de temporadas de estudo nos Estados Unidos, na França e na Inglaterra. A partir de 2005, a Bolsa começou a selecionar dois artistas por ano. Desde então, houve programas de residências em Portugal, França, Estados Unidos, México, Uruguai e Argentina.

Entre 2010 e 2011, foi realizada na sede da Fundação a exposição Convivências: Dez anos da Bolsa Iberê Camargo, que reuniu trabalhos dos 14 selecionados pela iniciativa ao longo de sua primeira década de existência.

Confira a lista de todos os artistas que já foram selecionados pela Bolsa.

Abertas as isnscrições para Bolsa Iberê Camargo

inscription dates
in 16/10/2011

Fundação Iberê Camargo
Av. Padre Cacique, 2000
Porto Alegre RS Brasil

source
Fundação Iberê Camargo
Porto Alegre RS Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided