Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

selections

O curso “Introdução à Fotogrametria Digital Arquitetônica” é uma atividade de extensão promovida pela Faculdade de Arquitetura da UFBA – FAUFBA, sendo parte integrante de um escopo mais amplo de atividades, denominado do programa permanente para a Documentação do Patrimônio Arquitetônico do Estado da Bahia, com o uso de Tecnologias Digitais, que esta sendo implementado pelo Laboratório de Computação Gráfica Aplicada à Arquitetura e ao Desenho – LCAD.

Esta atividade tem como metas principais a formação de pessoal técnico no uso da fotogrametria de curta distância para a documentação de edificações; a produção de documentos de diversos tipos como ortofotos, desenhos e modelos geométricos, e a difusão da Fotogrametria como uma tecnologia viável para uso no levantamento de imóveis.

O curso pretende discutir o uso da Fotogrametria Digital aplicada à documentação do patrimônio edificado através da utilização do software PhotoModeler, para criação de modelos geométricos tridimensionais, modelos simplificados com aplicação de foto-texturas, fotos retificadas e ortofotos a partir de fotografias.

É importante ressaltar que as vantagens da utilização das técnicas fotogramétricas para documentação de objetos aumentam nos casos de edificações complexas e de grandes dimensões, situação freqüente com relação aos monumentos históricos, onde é difícil e/ou trabalhoso o cadastramento através de métodos tradicionais. Muitas vezes, o estado de deterioração e a presença de pontos inacessíveis dos edifícios antigos tornam-se obstáculos para uma documentação satisfatória.

Será coordenado e ministrado pela arquiteta Natalie Johanna Groetelaars.

Objetivos
O curso é estruturado em trono dos seguintes objetivos:

  • Introduzir conceitos básicos relacionados à Fotogrametria Digital;
  • Apresentar o software PhotoModeler, as etapas de processamento e suas aplicações;
  • Desenvolver aplicações e metodologias de utilização de ferramentas computacionais para levantamento cadastral com fotografias, e
  • Contribuir para a difusão da Fotogrametria Digital para a documentação de formas arquitetônicas e urbanas.

Conteúdo programático
O conteúdo do curso está dividido nos seguintes tópicos:

  • Fundamentos da Fotogrametria;
  • Utilização do PhotoModeler;
  • Estudos de caso e aplicações do PhotoModeler;

Metodologia
O curso será realizado com aulas expositivas e teórico-práticas, auxiliada por recursos visuais. Serão realizados exercícios práticos com uso das ferramentas computacionais para fixação dos conteúdos ministrados, bem como prática de campo para a tomada fotográfica e a coleta de dados. Ao final, será desenvolvido um trabalho prático orientado.

Público alvo
Alunos de graduação ou pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia, além de técnicos e gestores de órgãos oficiais de preservação do patrimônio arquitetônico.

Pré-requisito
O curso tem como pré-requisito o domínio do uso de ferramentas CAD, como o AutoCAD ou ferramentas similares.

Carga horária
A carga horária total será de 40 horas, distribuídas da seguinte forma: 24 (vinte e quatro) horas correspondentes às aulas expositivas ministradas nas terças, quartas e quintas-feiras (durante duas semanas), das 14h às 18h, nos dias 17, 18, 19, 24, 25 e 26/04; 4 (quatro) horas de prática de campo para tomada fotográfica e coleta de dados no dia 21/04, sábado pela manhã, e mais 12 (doze) horas práticas com acompanhamento para o processamento dos dados coletados, em dias e horários a serem combinados na semana de 30/04 a 04/05.

Avaliação
A avaliação da aprendizagem será realizada a partir do desenvolvimento dos exercícios e do desenvolvimento do trabalho prático orientado.

Local de realização
As aulas serão ministradas no Laboratório de Computação Gráfica Aplicada à Arquitetura e ao Desenho – LCAD, da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, localizado na Rua Caetano Moura, 121, Federação – Salvador - BA.

Infra-estrutura
O curso será realizado em uma sala do LCAD equipada com:

  • 5 (cinco) licenças do PhotoModeler Scanner 2011;
  • 15 (quinze) microcomputadores, sendo a maioria deles com a seguinte configuração: processador Core i7, memória RAM 8Gb, monitores wide screen de 17", dotados de sistema operacional Windows 7 Professional;
  • Câmera fotogramétrica digital Nikon D300 com objetivas calibradas, e
  • Projetor de multimídia, quadro branco, pincel e apagador.

Número de vagas
Serão disponibilizadas 20 (vinte) vagas para o público interessado, que possua os pré-requisitos necessários ao desempenho das atividades.

Certificação
Serão conferidos certificados de aproveitamento e freqüência a todos os participantes que cumprirem as exigências do curso com conceito maior ou igual a 7 (sete) e tiverem presença igual ou superior a 75%.

Inscrições
O curso é gratuito e oferece o total 20 de (vinte) vagas. Para participar do mesmo, os interessados deverão comparecer pessoalmente ao LCAD para efetuar suas inscrições com a devida antecedência.

Informações e maiores esclarecimentos poderão ser obtidos através do telefone (71) 3283-5894, ou pessoalmente no LCAD via e-mail com:

Profa. Natalie Johanna Groetelaars
Coordenadora do curso Introdução à Fotogrametria Arquitetônica Digital

Prof. Arivaldo Leão de Amorim
Coordenador do LCAD e do Programa de Documentação

Curso de extensão "Introdução à Fotogrametria Arquitetônica Digital"

inscription dates
in 06/04/2012

UFBA
Universidade Federal da Bahia

source
Natalie Groetelaars - Faculdade de Arquitetura da UFBA
Salvador BA Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided