Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

selections

Universidade Federal do Espírito Santo divulga os requisitos e normas para inscrição no processo seletivo

A inscrição para a seleção poderá ser realizada pessoalmente ou mediante termo particular de procuração com firma reconhecida. As inscrições podem ser também realizadas por remessa pelos Correios desde que a data da postagem esteja no período de inscrição acima determinado e que o envio seja por meio de Sedex. Em caso de postagem, o/a candidato/a deverá necessariamente informar ao Ppgau pelo endereço eletrônico supramencionado.

Área de concentração

O Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, em sua área de concentração, Cidade e impactos no território, orienta-se à abordagem do território, da metrópole, da cidade e da edificação, recortada por 02 (duas) linhas de pesquisa: 1) Intervenção urbana e arquitetura da cidade: teoria e projeto e 2) Processos urbanos e gestão da cidade: teoria e história.

Vagas

10 (dez) vagas para alunos regulares, cujo preenchimento fica dependente do resultado das provas de seleção, não havendo, no entanto, obrigação do Ppgau em preencher todas as vagas.

O total acima não inclui alunos regularmente matriculados em outro programa de pós-graduação de instituição federal de ensino superior interessados em obtenção de crédito em disciplinas do Ppgau. Para a inscrição/seleção destes alunos, não se aplica o disposto neste Edital da mesma maneira que para os candidatos a alunos especiais ao programa, cuja aceitação é regulamentada pelo Regimento Interno do Ppgau.

Orientadores

Nesta seleção, o quantitativo de vagas por docente se dará conforme relação a seguir: até 02 (duas) vagas para as professoras Clara Luiza Miranda, Eneida Maria Souza Mendonça e Renata Hermanny de Almeida; até 03 (três) vagas para os professores Martha Machado Campos e Milton Esteves Junior; e até 04 (quatro) vagas para os professores Cristina Engel de Alvarez, José Francisco Bernardino Freitas e Nelson Pôrto Ribeiro.

O/a candidato/a deve indicar o nome do/a Professor/a Orientador/a pretendido/a no formulário de inscrição (primeira e segunda opção). Recomenda-se, anteriormente às inscrições, que o candidato estabeleça contato com os professores responsáveis pelas pesquisas de seu interesse para verificação de compatibilidade entre estas pesquisas e o seu plano de pesquisa. Caso seja necessário, o Colegiado Acadêmico se reserva o direito de propor ao/à candidato/a outro/a orientador/a em função da disponibilidade de vagas conforme previsto acima. Vale a ressalva de que o número total de vagas a ser preenchido é 10 (dez), não havendo, no entanto, obrigação do Ppgau em preencher todas as vagas.

Documentos Necessários para a Inscrição

O/a candidato/a ao Curso de Mestrado deve apresentar, no período fixado pelo calendário, os seguintes documentos: a) formulário de inscrição devidamente preenchido; b) 01 (uma) foto 3x4; c) carta de intenção do/a candidato/a dirigida à Coordenação do Programa de Pós-Graduação, na qual deve manifestar sua motivação para realizar estudos de pós-graduação e para sua escolha deste programa; d) fotocópia autenticada do CPF; e) fotocópia autenticada do documento de identidade civil - RG; f) fotocópia do título de eleitor com comprovante de votação na última eleição ou comprovação quitação com a Justiça Eleitoral; g) fotocópia do certificado de quitação com o serviço militar para os candidatos do sexo masculino; h) histórico escolar do curso de graduação; i) currículo no formato Lattes CNPq (http://www.cnpq.br/) e respectiva documentação comprobatória; j) proposta de plano de pesquisa em 03 (três) vias; k) fotocópia autenticada do diploma de curso de graduação ou declaração de colação de grau de curso reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação/MEC (caso ainda não possua o diploma).

Excepcionalmente, caso o candidato não detenha certificação de colação de grau quando do ato de inscrição, a mesma obrigatoriamente terá de ser apresentada quando do ato de matrícula sem a qual perderá o direito à matricula.

O/a candidato/a estrangeiro/a deve apresentar visto temporário vigente, visto permanente ou declaração da Polícia Federal, atestando situação regular no país. Em caso de renovação de matrícula, aplicam-se as mesmas regras.

O/a candidato/a que necessite de cuidados especiais deverá declarar sua condição na ficha de inscrição indicando o apoio necessário durante o processo de seleção.

Plano de pesquisa

O plano de trabalho para pesquisa deve ser apresentado em 03 (três) vias no ato da inscrição, e deve observar o seguinte modelo: entre 05 (cinco) e 08 (oito) páginas digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, em papel A4 branco com margens de 2,50 cm à esquerda, e 2,0 cm à direita, acima e abaixo. Neste devem constar os seguintes itens: título, nome do/a candidato/a, nome do orientador/a pretendido/a, linha de pesquisa do Ppgau, tema a ser desenvolvido e suas limitações, justificativa da escolha e da importância do tema, objetivos, metodologia da pesquisa, bibliografia preliminar, data, local e assinatura do/a candidato/a. Observar que a proposta de pesquisa incluída no plano de trabalho do/a candidato/a deve necessariamente estar inscrita no universo da área de concentração, linhas de pesquisa e elenco de disciplinas oferecidas pelo programa, da mesma maneira que no conjunto de pesquisas realizadas e de interesse dos/as professores/as orientadores/as do Ppgau. Proposições para pesquisa fora deste contexto não serão consideradas. Para informações acerca dos interesses dos docentes do PPGAU, favor consultar o currículo do/a docente na Plataforma Lattes (http://www.cnpq.br/).

Bolsa de Estudos

Para o presente Edital, não há garantia de concessão de bolsas de estudo.

Regulamento da seleção

A seleção se rege pelo presente Edital e pelo Regimento do Ppgau.

Serão admitidos à inscrição no Curso de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, os portadores de diploma de graduação em Arquitetura e Urbanismo, obtido em curso necessariamente autorizado e reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação – CNE – ou portadores de diploma de outro curso de nível superior também reconhecido pelo CNE, cujo currículo seja considerado adequado pelo Colegiado Acadêmico do Curso.

Pode também, a critério do Colegiado Acadêmico do Curso, serem admitidos/as candidatos/as portadores/as de diploma de graduação obtido em instituição estrangeira desde que acompanhados de tradução por tradutor juramentado.

O processo de seleção constará de: a) prova discursiva escrita de conhecimento específico redigida segundo proposta apresentada aos/as candidatos/as por membros da Comissão de Seleção no início da sessão prevista para sua realização; b) teste escrito de proficiência de 01 (uma) língua estrangeira por indicação do/a candidato/a, com opções constituídas de inglês, espanhol e francês; c) avaliação do plano de pesquisa, de autoria do/a candidato/a, versando sobre um tema pertinente à área de concentração do curso, escolhido para desenvolvimento da dissertação, com defesa oral por parte do/a candidato/a; e, d) avaliação do currículo tendo por base a tabela de pontuação ao final deste edital. A avaliação do currículo do candidato/a somente será procedida em caso de empate entre candidatos/as, conforme indicado mais adiante neste Edital.

Nas provas eliminatórias e classificatórias a nota mínima obtida para classificação é 06 (seis) pontos em um intervalo de 0 (zero) a 10 (dez) pontos. A prova discursiva terá uma duração de 04 (quatro) horas, a prova de idioma estrangeiro, a duração de 03 (três) horas e, a argüição acerca do plano de pesquisa a duração de 20 minutos.

A classificação dos/as candidatos/as seguirá a ordem decrescente da média aritmética obtida com a nota da prova discursiva e a nota da análise e defesa do plano de pesquisa que terão ambas, o mesmo peso na composição dessa média. No caso de empate, será considerada a pontuação obtida na análise dos currículos dos/as candidatos/as.

Primeira Fase - avaliaçâo escrita. A avaliação escrita é composta de duas etapas, ambas eliminatórias, sendo que apenas a prova discursiva é classificatória.

Etapa 1 - prova discursiva de conhecimento específico. Esse exame discursivo versará sobre temática inerente às duas linhas de pesquisa do Programa e terá como referência a listagem bibliográfica incluída ao final deste Edital.

Etapa 2 - prova de idioma estrangeiro. O exame de línguas consistirá na interpretação de texto na área de concentração do curso.

Em ambas as provas da avaliação escrita desta primeira fase, não é permitida a consulta a nenhum material bibliográfico, à exceção de dicionário do/a próprio/a candidato/a nos primeiros 30 minutos da prova de língua de sua opção. As provas devem ser respondidas com caneta de tinta azul ou preta. A despeito de ambas as provas serem eliminatórias, a segunda prova será realizada no dia seguinte à primeira, mesmo sem o resultado da avaliação dessa primeira. Este procedimento é adotado, como forma de facilitar os/as candidatos/as originários/as de outras localidades.

Segunda Fase - avaliação do plano de pesquisa e currículo: Nesta fase, eliminatória e classificatória a Comissão de Seleção procederá à argüição de cada um/a dos/as candidatos/as aprovados/as na fase anterior, por cerca de 20 minutos, sobre um ou mais pontos de seu plano de pesquisa, sua experiência, e sua disponibilidade para dedicar-se ao Mestrado. A Comissão levará em consideração, além do desempenho acadêmico e profissional do/a candidato/a, a avaliação da potencialidade do mesmo para a realização de pesquisas e estudos avançados e a pertinência do tema proposto às linhas de pesquisa e à capacidade de orientação do curso, como anteriormente observado no item Plano de Pesquisa.

A avaliação do currículo do/a candidato/a será procedida tendo por base a tabela de pontuação incluída ao final deste Edital e será realizada apenas para os/as candidatos/as aprovados/as em ambas as fases. Esta avaliação do currículo será efetuada apenas em caso de desempate na média final entre os candidatos/as que obtiverem pontuação igual ou superior a 6,0 (seis).

Resultado Final: Os/as candidatos/as selecionados, observado o número de vagas, serão indicados em lista por ordem alfabética, pela Comissão de Seleção, ao Colegiado Acadêmico do Curso observando-se o quantitativo de orientando/a por orientador/a conforme acima. Havendo mais candidatos/as aptos/as do que os/as selecionados/as, a Comissão de Seleção poderá indicar suplentes, em ordem classificatória, que serão chamados/as, em caso de não se efetuarem todas as matrículas previstas pelo número de vagas, observadas as disponibilidades de orientação dos docentes. A lista dos/as candidatos/as selecionados/as será entregue ao Coordenador do Ppgau para divulgação no dia estabelecido no calendário apresentado neste Edital.

Os/as candidatos/as não selecionados poderão retirar seus documentos na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – Ppgau – somente após a publicação dos resultados e terão para tanto, o prazo de 30 (trinta) dias, findo o qual, os documentos serão incinerados.

Programa das provas escritas

O programa das provas escritas abrange questões referentes às 02 (duas) linhas de pesquisa supramencionadas, a saber: Intervenção urbana e arquitetura da cidade: teoria e projeto e Processos urbanos e gestão da cidade: teoria e história.

A primeira trata da fundamentação da arquitetura do espaço construído, considerando a relação entre o edifício e a cidade; o exame histórico e teórico de operações projetuais em estruturas urbanas consolidadas ou em expansão; a construção, consagração e transformação da relação entre conservação e urbanização; a investigação histórica e a proposição, de métodos e técnicas construtivas para intervenção e projeto no edifício (pré-existente e novo), na cidade e na paisagem; os processos construtivos de intervenção e projeto com enfoque econômico, social e ambientalmente sustentável, tanto para o edifício como para a cidade.

A segunda aborda processos de estruturação e transformação do território, das paisagens e das cidades, suas concepções e idealizações; investigação dos impactos da urbanização sobre o território, meio ambiente e patrimônio arquitetônico e urbanístico; estudo dos planos urbanos e suas relações com o contexto histórico, geográfico e social e a agenda político-econômica; a produção, o planejamento, o projeto e gestão da cidade e do território contemporâneo e a articulação global-local.

A prova discursiva de conhecimento específico será composta por um conjunto de questões envolvendo ambas as linhas de pesquisa e respectivos focos temáticos. Todos/as os/as candidatos/as inscritos/as farão a mesma prova. A listagem bibliográfica para a prova discursiva é apresentada ao final deste Edital.

A prova de língua estrangeira será composta de um conjunto de questões baseadas em até 02 (dois) textos afins a estas linhas de pesquisa e todos/as os/as candidatos/as inscritos/as que optaram por uma determinada língua farão a mesma prova. Os textos das provas de língua estrangeira podem ou não ser extraídos da bibliografia indicada para a prova discursiva.

Local e Calendário da Seleção e Resultados

Local de todas as provas: As provas da primeira e da segunda fase serão realizadas na sala 30 (trinta) ou na sala 13 (treze) do Cemuni I conforme endereço já especificado acima.

Divulgação do resultado dos pedidos de inscrição: 07 de novembro de 2012 a partir das 16h na Secretaria do Ppgau.

Primeira fase

Etapa 1: Prova discursiva escrita sem consulta a nenhum material: 12 de novembro de 2012 das 08h às 12h.

Etapa 2: Exame de idioma estrangeiro (espanhol, francês ou inglês) sem consulta a nenhum material, exceto o previsto no item regulamento da seleção deste edital: 13 de novembro de 2012 das 08h às 11h.

O resultado das duas etapas será afixado na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – Ppgau – no dia 20 de novembro de 2012 a partir das 16h. Somente os/as candidatos/as considerados/as aptos/as participarão da 2ª fase conforme calendário de avaliação oral também divulgado nesta data.

Segunda fase

Argüição oral por cerca de 20 minutos sobre o plano de pesquisa do/a candidato/a, sem consulta a nenhum material, nos dias 22, 23 e 26 de novembro de 2012, segundo calendário a ser divulgado na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – Ppgau – no dia 20 de novembro de 2011 a partir das 16h.

Observações: 1 – Os/as candidatos/as deverão comparecer a todas as provas portando o original de documento de identidade ou cópia autenticada do mesmo e caneta de tinta azul ou preta. 2 - O resultado final será afixado na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – Ppgau – no dia 30 de novembro de 2012.

Bibliografia para a Prova Discursiva

FRANCO, Maria de Assumção Ribeiro. Planejamento ambiental para a cidade sustentável. 2a. ed. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2001.

CHOAY, Françoise. Alegoria do patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade: Editora UNESP, 2001.

LAMAS, José M. Ressano Garcia. Morfologia urbana e desenho da cidade. Fundação Calouste Gulbenkian e Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, s/d.

NESBITT, Kate. Uma nova agenda para a arquitetura: antologia teórica 1965-1995. São Paulo : Cosac Naif, 2008. (Introdução. Capítulo VII e Capítulo IX).

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. (19° edição) Rio de Janeiro : Record, 2010.

MARICATO, Ermínia. Brasil, cidades. Alternativas para a crise urbana. Petrópolis: Vozes, 2001.

VARGAS, Heliana Comin e CASTILHO Ana Luisa Howard (Org.). Intervenções em centros urbanos: objetivos, estratégias, resultados. São Paulo: Manoli, 2006.

Resumo Do Cronograma

Período de Inscrições
de 1º de agosto a 1ºde novembro de 2012 (das 8h às 12h)

Homologação das inscrições e divulgação
7 de novembro de 2012 a partir das 16h

ProvaDiscursiva
12 de novembro de 2012 das 08h às 12h

Prova de língua estrangeira
13 de novembro de 2012 das 08h às 11h

Divulgação dos/as candidatos/as aprovados/as na primeira fase e respectiva listagem de horários para as análises e defesas individuais do plano de pesquisa
20 de novembro de 2012 a partir das 16h

Análise e defesa do plano de pesquisa
22, 23 e 26 de novembro de 2012

Homologação dos resultados pelo Colegiado Acadêmico do Programa
29 de novembro de 2012

Divulgação do resultado final
30 de novembro de 2012 a partir das 16h

Matrícula dos/as candidatos/as aprovados/as
Fevereiro de 2013

Ppgau - nível mestrado

inscription dates
from 01/08/2012
to 26/10/2012

Universidade Federal do Espírito Santo
Vitória ES Brasil

source
Ufes - assessoria de imprensa
Vitória, ES

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided