Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

selections

Evento promovido pelo PROPAR-UFRGS apresenta o tema "Pedra, barro e metal: norma e licença na arquitetura moderna do cone sul americano – 1930-1970"

Chamada de trabalhos

IV Seminário Docomomo Sul, com o tema Pedra, barro e metal: norma e licença na arquitetura moderna do cone sul americano – 1930-1970, promovido pelo PROPAR-UFRGS (Programa de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), a realizar-se durante os dias 25 a 27 de março de 2013 no auditório da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Porto Alegre. O evento é co-promovido pelo Docomomo Brasil e Docomomo Rio Grande do Sul sediados no programa assim como pelo Docomomo Paraná, o capítulo brasileiro e braços locais da organização internacional empenhada na documentação e conservação do movimento moderno em arquitetura. Tem o apoio da Uniritter, via seu Núcleo de Projetos e Laboratório de Teoria e História da Arquitetura. O seminário se enquadra na série dos seminários Docomomo, já consagrados como o principal evento sobre a arquitetura moderna no país. Desde 1995, já foram realizados 9 Seminários Docomomo Brasil, 3 Seminários Docomomo São Paulo, 4 Seminários Docomomo Norte-Nordeste e 3 Seminários Docomomo Sul, 2 Seminários Docomomo RJ e 1 Docomomo MG. Note- se que, dada a situação de Porto Alegre, o Seminário Docomomo Sul é na verdade um seminário internacional no seu escopo. O material no seu site http://www.ufrgs.br/Docomomo está sendo publicado tanto em português quanto em espanhol e inglês.

O seminário quer recordar a importância técnica, formal e simbólica da pedra, do barro e do metal para a arquitetura moderna em terras sul-americanas, incluindo todo tipo de componentes técnico-construtivos feitos a partir desses materiais (blocos, paralelepípedos, placas, tijolos, perfis, telhas, revestimentos cerâmicos, etc). Visa examinar, revisar e discutir as diversas maneiras como arquitetos e engenheiros da região abaixo do paralelo 22 reagem no período 1930-70 às potencialidades e problemas da pedra, do barro e do metal enquanto estrutura, cobertura, compartimentação, pavimentação, revestimento, mobiliário, como respondem a uma condição orgânica carregada de conotações naturalistas e a uma capacidade de industrialização e/ou mineralização inovadoras, como se enquadram nos discursos e nas práticas do período, em que medida referendam norma ou constituem licença, como se comparam com experiências pregressas e contemporâneas em outros lugares.

Nessa perspectiva, serão bem-vindos trabalhos inéditos de estudiosos brasileiros e estrangeiros tratando da documentação, conservação e análise de edifícios, componentes de edifícios e/ou espaços abertos conformes aos parâmetros geográficos, cronológicos, estilísticos e materiais que o tema propõe. As apresentações de trabalho conformes à chamada, a se desenvolver em sessões paralelas durante dois dias. Como no I Seminário Docomomo SUL que versou sobre Vidro, no II Seminário Docomomo SUL que versou sobre Concreto, e no III Seminário, que versou sobre Madeira, o programa começa com o exame do estado da arte no começo do período de estudo e termina com uma discussão sobre as perspectivas contemporâneas do material.

Programa

DIA 1 – Panoramas

manhã
Sessão de abertura, conferências e mesa redonda – Pedra, barro e metal na arquitetura moderna
Maristella Casciato – Roma
Theo Prudon – Nova York
Mario Mendonça – Salvador

tarde / Sessão de comunicações e avaliação

DIA 2 – Desenvolvimentos

manhã / Sessão de comunicações e avaliação

tarde / Sessão de comunicações e avaliação

DIA 3 – Reflexos

manhã / Sessão de conferências – Pedra, barro e metal na arquitetura atual
Solano Benitez – Assunção
Sebastián Irarrazaval – Santiago
Fernanda Bárbara – São Paulo

tarde / sessões de comunicação e avaliação
Encerramento

Cronograma

A Comissão Científica do IV Seminário Docomomo Sul fará a seleção de trabalhos para apresentação oral com publicação ou simples publicação. A seleção será feita em duas etapas. A primeira seleção se fará através de resumo (máximo de 600 palavras), com iconografia e bibliografia. A segunda etapa da seleção definirá a categoria de apresentação do trabalho e será feita por meio da análise do texto completo. O cronograma segue abaixo:

16/12 – Data limite para envio dos resumos;
07/01 – Informe da seleção dos resumos;
17/02 – Data limite para envio do texto completo;
03/03 – Informe da categorização dos trabalhos;
25/03 – Abertura do evento.

Comissão científica

A Comissão Científica foi estabelecida tendo em vista apoiar o intercâmbio interinstitucional desejado. Seus membros externos devem operar como relatores das sessões de comunicação paralelas nas mesas redondas que abrem as sessões de avaliação do seminário, seguindo o procedimento iniciado com sucesso no I Seminário Docomomo Sul e repetido no VII Seminário Docomomo Brasil e III Projetar. Está composta pelos seguintes professores, personalidades de destaque na área todos com seu currículo na base Lattes.

Horácio Torrent – PUC Cl
Macarena Cortes – PUC Cl
Carlos Martins – USP SC
Renato Anelli – USP SC
Abilio Guerra – UPM
Ruth Verde Zein – UPM
Cecilia Rodrigues dos Santos – UPM
Hugo Segawa – USP
Monica Junqueira de Camargo – USP
Paulo Bruna – USP
Salvador Gnoato – PUC PR
Irã Dudeque – PUC PR
Gustavo Rocha-Peixoto – UFRJ
Lais Bronstein – UFRJ
Andrey Schlee – UnB
Sylvia Ficher – UnB

Conferencistas convidados

Os conferencistas convidados são também personalidades de destaque na área, com experiências e proveniências diversificadas, visando a interação da atividade acadêmica com a prática e representando, nas conferências introdutórias, a articulação de América do Sul, América do Norte e Europa, e nas conferências finais, a articulação entre os países do cone sul.

Maristella Casciato – Roma (a confirmar)
Theo Prudon – Nova York (a confirmar)
Mario Mendonça – Salvador (a confirmar)
Solano Benitez – Assunção (a confirmar)
Sebastián Irarrazaval – Santiago (a confirmar)
Fernanda Bárbara – São Paulo (a confirmar)

Comissão organizadora

A Comissão Organizadora reúne professores do PROPAR e da Uniritter e membros do Docomomo. Está composta pelos seguintes nomes, com currículo na base Lattes:

Carlos Eduardo Comas – UFRGS, Docomomo Rio Grande do Sul, ANPARQ
Marta Peixoto – UFRGS, Uniritter, Docomomo Brasil
Sergio Marques – UFRGS, Uniritter, Docomomo Rio Grande do Sul
Salvador Gnoato – PUC PR, Docomomo Paraná
Irã Dudeque – PUC PR, Docomomo Paraná
Claudia Costa Cabral – UFRGS, Docomomo Brasil
Airton Cattani- UFRGS

Formato

Os trabalhos se apresentarão em formato A4, Programa MSWord (versão 7 ou posterior). Todas as margens deverão ter 2cm; parágrafo justificado, salvo quando indicado centralizado nas páginas iniciais.

A primeira página, de identificação, deve incluir:

– título principal do trabalho, fonte Arial 12 negrito, centralizado.
– nome(s) do(s) autor (es), fonte Arial 11 normal, centralizado.
– formação e filiação institucional, Arial 10 normal, centralizado.
– endereço para correspondência, incluindo telefone, fax e e-mail, Arial 10, centralizado.

A segunda página, com o resumo, deve incluir:
– Título do trabalho, fonte Arial 12 negrito.
– Resumo (máximo de 600 palavras), incluindo bibliografia e máximo de 06 ilustrações em preto e branco – fonte Arial 10 normal, espaçamento simples.
– Abstract (máximo de 600 palavras), incluindo bibliografia e máximo de 06 ilustrações em preto e branco, fonte Arial 10 normal, espaçamento simples.
– Palavras-chave/key words (máximo 3).

A terceira página e páginas subsequentes, correspondendo ao texto completo, com máximo de 6.000 (seis mil) palavras, serão todas numeradas, obedecendo ao seguinte formato:
– Título principal Arial 14 negrito, sub-títulos Arial 12 negrito, corpo texto Arial 11 normal, espaço entre linhas 1,5. Espaço entre parágrafos 6 pts depois, sem afastamento na primeira linha.
– As ilustrações deverão ser salvas em JPG e inseridas no texto próximas ao trecho a que se referem. Para não sobrecarregar o arquivo, figuras, fotos e qualquer arquivo gráfico, devem se inserir no texto em resolução até 96 dpi, máximo 3Mb.
– A numeração das figuras seguida da legenda em corpo 10 normal, deve aparecer logo abaixo das mesmas, centralizado. Separar do texto as tabelas e figuras com 1 linha antes e depois.
– Notas no fim do artigo conforme formatação do Chicago Manual of Style, fonte Arial 8 normal, parágrafo justificado. Citações maiores de 3 linhas em itálico, Arial 11 e recuo esquerdo de 1cm.
– Bibliografia conforme a formatação do Chicago Manual of Style no fim do artigo em uma relação única em ordem alfabética, com entre linhas simples.

Exemplos de notas de rodapé:

Cláudia Loureiro Luiz Amorim, “Por uma arquitetura social: a influência de Richard Neutra em prédios escolares no Brasil,” Vitruvius, 2002. http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq020/arq020_03.asp(Maio 07, 2005)

Joseph Rykwert, “Gêneros das colunas gregas: Origens míticas e históricas,” Desígnio, Setembro 2004, 55-66.

Exemplos de referências bibliográficas:

Rezende, Vera. “Planos e regulação urbanística: a dimensão normativa das intervenções na cidade do Rio de Janeiro.” In Oliveira, Lúcia Lippi (Org.). Cidade: História e desafios, org. Lúcia Lippi, 256-281. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002.

Bastos, Maria Alice Junqueira. Pós-Brasília: Rumos da arquitetura brasileira. São Paulo: Perspectiva/Fapesp, 2003.

Exceto na primeira folha, não deverá haver identificação do(s) autor(es).

Contato

O resumo deve ser enviado por e-mail (com o arquivo em anexo e no corpo do e-mail) para o endereço docomomo@ufrgs.br até o dia 16 de dezembro de 2012. Os trabalhos completos deverão ser enviados por arquivo anexado ao e-mail, duas cópias impressas e mais uma cópia digital em CD até o dia 17 de fevereiro de 2013 (data de postagem) para o e-mail docomomo@ufrgs.br. O material impresso e o CD devem ser enviados para o seguinte endereço:

IV Seminário Docomomo Sul
Comissão Científica
Rua Sarmento Leite 320, sala 201
Porto Alegre – RS – Brasil – 90050-170
telefax: (51) 3308-3485

Exceto pelo envio dos trabalhos impressos, toda a comunicação deve ser feita preferencialmente por e-mail. A seleção final dos trabalhos, conforme as categorias comunicação oral com publicação integral, publicação integral ou publicação do resumo será divulgada até o dia 03 de março de 2013. O site do seminário é http://www.ufrgs.br/propar/ivDocomomosul/.

IV Seminário Docomomo Sul

inscription dates
in 16/12/2012

PROPAR-UFRGS
Programa de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Rua Sarmento Leite 320 sala 201
90050-170 Porto Alegre RS Brasil

source
PROPAR-UFRGS
Porto Alegre RS Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided