Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Desenhando a cidade do século XX

Desenhando a cidade do século XX

Maria Lúcia Caira Gitahy (Org.)
 

RiMa, São Carlos; 1ª edição, 2005

edition: português
paperback
148 p
17 x 24 x 0,5 cm
450 g
ISBN 85-7656-011-9

(aspectos sociais do planejamento)

Desenhando a cidade do século XX

about the book

Desenhando a Cidade do Século XX parte de quadros mais gerais e avança pelas transformações vivenciadas pelas cidades paulistas ao longo de diversos momentos históricos do século XX. Um ângulo muito particular subjaz a todos os seis capítulos: busca-se fazer uma leitura dos processos e das relações sociais que constituem a cidade do século XX a partir de sua espacialização. Esta última é entendida da forma mais ampla possível, compreendendo desde o traçado das intervenções construtivas no território e na paisagem, passando pela constituição do urbano, do urbanismo, da paisagem urbana e mesmo pelas representações sociais da cidade na música popular, a fim de chegar à arquitetura, à construção e ao objeto projetado. A problematização da interação, sempre complexa e rica, do clássico par urbanização e industrialização apóia essa leitura.

about the author

Maria Lúcia Caira Gitahy
Formada em Ciências Sociais, com Mestrado em História (UNICAMP)e Doutorado em História Social na University of Colorado (1991), é professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, e Livre Docência em 2002.

how to quote

GITAHY, Maria Lúcia Caira (Org.). Desenhando a cidade do século XX. São Carlos, RiMa, 2005.

comments

magazines

newspaper


© 2000–2017 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided