Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Iniciativa Solvin 2006

Iniciativa Solvin 2006

Arquitetura sustentável

Abilio Guerra (Org.)
 

Romano Guerra, São Paulo; 1ª edição, 2006
textos José Tabacow, Gilda Collet Bruna e Fernando Chacel. Distribuição gratuita

edition: português
paperback
112 p
24 x 24 x 1,5 cm
600 g
illustrated
fullcolor
photos
drawings
ISBN 978-85-88585-09-x
CDD 720.47 In5

(projeto de arquitetura, tecnologia de arquitetura , meio ambiente, conforto ambiental)

Iniciativa Solvin 2006

about the book

Lançada em março de 2005, a seleção de trabalhos acadêmicos nasceu com o firme propósito de estimular alunos e professores de arquitetura a pensar o hábitat humano sob a ótica da sustentabilidade. Analisar e projetar o edifício a partir de conceitos que contemplem o desenvolvimento sustentável significa respeitar não só aspectos econômicos e ambientais, mas também os sociais – seja na valorização do trabalhador da construção civil, seja no conforto e segurança do ser humano na sua relação com o meio ambiente. Comparada à seleção de trabalhos de 2005, a atual edição obteve um êxito ainda maior. As quase 70 inscrições e os cerca de 60 trabalhos apresentados, cujos 15 melhores compõem a presente publicação, comprovam a grande receptividade da premiação nas 70 escolas de Arquitetura e Urbanismo dos três Estados participantes.

Além dos trabalhos estudantis selecionados, a publicação conta com três artigos de renomados profissionais atuantes na área de sustentabilidade no Brasil. O artigo do paisagista José Tabacow enfoca o próprio conceito de sustentabilidade – surgimento, desenvolvimento, dificuldades de definição, uso inapropriado, etc. Fernando Chacel, renomado paisagista carioca, a partir de experiências específicas, explica as relações entre desenvolvimento sustentável, planejamento paisagístico e ecogênese. A professora Gilda Collet Bruna traça uma longa trajetória de leis ambientais ao longo da história até as leis atuais de proteção ambiental, gestadas a partir da consciência do esgotamento dos recursos naturais e das mazelas humanas infringidas ao planeta Terra.


about the author

Abilio Guerra
Arquiteto pela FAU PUC-Campinas (1982), professor da FAU Mackenzie. Mestre e doutor em História pelo IFCH-Unicamp, editor de vitruvius.

how to quote

GUERRA, Abilio (Org.). Iniciativa Solvin 2006. Arquitetura sustentável. São Paulo, Romano Guerra, 2006.

comments

magazines

newspaper


© 2000–2017 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided