Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Residências em São Paulo 1947 - 1975

Residências em São Paulo 1947 - 1975

Marlene Milan Acayaba

RG facsimile

Romano Guerra, São Paulo; 1ª edição, 2011
textos de apresentação Cecília Rodrigues dos Santos e Marlene Milan Acayaba

CDD 728.1 A168r

edition: português
hardcover
496 p
27,5 x 21 x 3 cm
1500 g
illustrated
B&W
photos
drawings
ISBN 978-85-885-8532-4

(projeto de arquitetura, habitação)

Residências em São Paulo 1947 - 1975

about the book

Ao saber que o livro Residências em São Paulo seria relançado em breve, Julio Katinsky, professor que orientou este trabalho, cumprimentou-me efusivamente comentando:

“Mário de Andrade disse que, depois de vinte anos, o livro que é reeditado tende a permanecer”.

Editado pela Projeto Editores há 25 anos, o livro está esgotado faz tempo. Sebos especializados oferecem o volume usado por até setecentos reais. No Brasil, quando se trata de arquitetura, é preciso quase uma década para comercializar três mil volumes. E, diante da dificuldade que existe para a reedição, o livro torna-se raro.

Felizmente o Residências foi adotado como livro didático nas escolas de arquitetura. É consultado tanto pelos alunos da graduação quanto pelos alunos da pós-graduação. O contato com casas modernas projetadas por arquitetos reconhecidos acontece já nos primeiros anos, quando o aluno é induzido a estudar minuciosamente alguma dessas obras. E, como lição de casa, executa a primeira maquete. Mais tarde, o livro volta a ser usado como referência bibliográfica em monografias, dissertações e teses. Daí sua procura.

Há uns dez anos, Vicente Wissenbach, responsável pela primeira edição do livro, contou-me que o fotolito fora danificado numa inundação ocorrida no estoque da Projeto Editores. Naquele momento, como não cogitava reeditá-lo, não me importei muito com seu triste fim. Mas, a partir de 2008, ao começar a escrever o meu blog, passei a me comunicar com diversos jovens do país e a receber com frequência comentários do tipo:

“Espero como muitos outros a reedição do seu livro sobre as casas paulistas. Nos dê uma boa notícia”.

“Quando sairá uma reedição do livro sobre as casas? Por favor, no dê a oportunidade de ter esse livro. Ou nos explique o que impede que isto aconteça”.

Desde então, ao saber de todo esse interesse pelo livro, reeditá-lo passou a ser um dos meus objetivos. Mas como enfrentar esse desafio? Os desenhos tinham sido feitos em papel vegetal a nanquim na escala 1:50. Os textos nunca foram digitalizados. Quanto às fotos, não haveria grandes problemas, pois as cópias estavam bem conservadas e bastava digitalizá-las. Percebi que o material guardado durante anos no arquivo já era um objeto do século passado. Refazer quase tudo em outra técnica parecia um grande pesadelo.

Entretanto, depois de sondar muito e cortejar todas as possibilidades, eis que os editores Abilio Guerra e Silvana Romano apareceram com uma solução mágica. Porque não refazer como fac-símile? E, em seguida, lançá-lo como livro eletrônico? Escanear o original e atender os dois tipos de leitores que coexistem hoje: o que gosta de ler o livro e aquele que gosta de ver na tela. E, assim, mais uma vez, a sorte foi lançada. O tempo mostrará como o Residências sobreviverá ao século 21.

(Marlene Milan Acayaba - trecho do texto de apresentação)

about the author

Marlene Milan Acayaba
Arquiteta, mestre e doutora pela FAUUSP. Trabalha desde 1972 com o arquiteto Marcos Acayaba, seu marido, colaborando em diversos projetos. Escreve artigos sobre arquitetura para revistas especializadas e jornais.

how to quote

ACAYABA, Marlene Milan. Residências em São Paulo 1947 - 1975. RG facsimile, volume 1. São Paulo, Romano Guerra, 2011.

comments

Residências em São Paulo 1947 - 1975

resenhas desse livro
por Paulo Yassuhide Fujioka

outros livros

housing

share

magazines

newspaper


© 2000–2017 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided