Seu navegador está desatualizado.

Para experimentar uma navegação mais interessante, recomendamos que você o atualize clicando em um dos links ao lado.
Todos são gratuitos e fáceis de instalar.

 
  • em vitruvius
    • em revistas
    • em jornal
  • \/
  •  

pesquisa

guia de livros

Os fantasmas de Serralves

Os fantasmas de Serralves

André Carinha Tavares

Equações de arquitectura

Dafne Editora, Porto Portugal; 1ª edição, 2007
CDD 724.981 T231f
Incluindo fragmentos de uma biografia inacabada por José Salgado

edição em português
brochura
328 p
15 x 22,5 x 2,1 cm
600 g
ilustrado
colorido
fotos
desenhos
ISBN 978-989-95159-5-6

sobre o livro

Carlos Alberto Cabral foi um industrial têxtil que construiu a Casa e Jardins de Serralves à maneira das villas da aristocracia francesa. Com a agilidade de Marques da Silva, o seu arquitecto, conseguiu articular contributos de outros três arquitectos de destaque em Paris: Jacques-Émile Ruhlmann, Charles Siclis e Jacques Gréber.

Exemplar notável das práticas de construção de luxo entre as exposições de Paris de 1925 e 1937, Serralves sintetiza uma ambição de liderança social e espiritual que acompanhou o debate das vanguardas europeias. Durante muitos anos o seu encanto residiu na inacessibilidade de um conjunto privado e misterioso, habitado pelos fantasmas de meninos, lindas senhoras ou industriais ricos e cosmopolitas.

Este livro analisa a biografia dos arquitectos franceses e acompanha em detalhe as peripécias, indecisões, avanços e recuos da obra de construção da casa para que seja possível, descomplexadamente, gozar o sol da primavera e da leitura nos jardins públicos de Serralves.

sobre o autor

André Carinha Tavares
Arquiteto formado pela FAUP (2000). Como estudante de graduação e pós-graduação frequentou, na Suíça, a École Polytechnique Fedérale de Lausanne (1998/1999) e a Accademia di Achitettura di Mendrisio (2003/2004).

como citar

TAVARES, André Carinha. Os fantasmas de Serralves. Equações de arquitectura, volume v.39. Porto Portugal, Dafne Editora, 2007.

comentários

revistas

jornal


© 2000–2019 Vitruvius
Todos os direitos reservados

As informações são sempre responsabilidade da fonte citada